quarta-feira, 23 de outubro de 2013

28 de Outubro : DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Postado e editado por Mari Monteiro



No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.


As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.


Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.


Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.



Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganha para prestar serviços a toda comunidade.
Por Jussara de Barros In. http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-servidor-publico.htm (acesso em 23/10/2013)


Nós, da E.E. Carlos Drummond de Andrade, temos como princípio fazer o máximo possível para atender de forma satisfatória toda nossa clientela. Isso porque entendemos que é DEVER de todo aquele que presta serviço público atender (e ATENDER COM QUALIDADE) ao público que dele necessita. Mesmo porque, como a própria denominação do cargo expressa: SOMOS SERVIDORES PÚBLICOS e, como tal, somos pagos por isso e temos a OBRIGAÇÃO de bem servir a todos. 
Assim, parabenizamos e agradecemos a todos os servidores públicos DESTA INSTITUIÇÃO  e de TODAS AS OUTRAS pelos serviços prestados, com comprometimento, ÉTICA e seriedade. 

Diante disso, seguem os registros da confraternização dos professores e a gestão da EJA Carlos Drummond. Percebam o quanto o papo estava bom e a alegria estava visível em todos os rostos. Isso, basicamente, porque se trata de uma equipe que trabalha de forma UNIDA e COMPETENTE.


Esperando pelos colegas...


E começam a chegar...
Gestora Helena, Prof. Reginaldo e Prof. Hélio
Gente feliz!!!
Conversa boa!
Lindas!
De quem será essa "mãozinha"???
No flagra:Prof. Saulo comendo tuuuudo!!! hahhaha
Suzaninha... Comeu tudo sozinha!!!???? rsrrsrs

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alunos do Ensino Médio participam da "Feira de Profissões"

Os alunos da E.J.A. - Ensino Médio, foram convidados a participarem da "Feira de Profissões" na E.E. Afonso Pachotte no dia 21/10/2013.
Os alunos tiveram oportunidades de conhecer diversos cursos técnicos e de graduação com diversas instituições que se promoviam no evento.












segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"PROJETO CONHECENDO O ZÔO"

POR MARI MONTEIRO



Durante o mês de outubro, a E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE promoveu diversas excursões para o Jardim Zoológico de São Paulo.  As turmas foram divididas e acompanhadas pelos respectivos professores e por um grupo de pais voluntários.


Tais eventos foram amplamente trabalhados pelos professores e equipe gestora antes (enquanto sensibilização) e depois do passeio (enquanto atividades diversificadas).  










Além das inúmeras reuniões de pais a fim de colocá-los a par dos principais procedimentos, houve encontros entre os alunos e o Professor Saulo, na sala de leitura.


 Nestes encontros, todos os alunos dos períodos da manhã e da tarde tiveram a oportunidade de assistir dois vídeos muito interessantes com o objetivo de sensibilizá-los para aproveitar ao máximo o passeio.  Após cada vídeo, o Professor Saulo promoveu uma conversa sobre as questões mais interessantes abordadas nos vídeos.




Tais procedimentos estimularam não apenas a adesão ao passeio como também a curiosidade acerca da vida animal e da biodiversidade que existe no Zoológico de São Paulo.



Ao retornar do passeio, todas as turmas realizaram atividades diversificadas sobre o passeio. Além disso, de acordo com os depoimentos dos alunos, o passeio foi muito INSTRUTIVO e DIVERTIDO.


Os alunos tiveram a oportunidade de observar os mais diversos tipos de aves.





Enfim, foi mais um momento em que aprendizado e lazer puderam ser associados com o êxito esperado.
O encantamento dos alunos com animais, antes, vistos apenas pela TV foi nítido e gratificante.
A curiosidade esteve presente durante todo o passeio.
Os animais menos conhecidos foram os mais apreciados por todos.
Por vezes, alguns rostinhos de medo se mesclavam á curiosidade.
Cores e formas inesquecíveis!
ANO QUE VEM TEM MAIS!!!