segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

POR MARI MONTEIRO


Calendário Escolar do ano de 2014 deve sofrer mudanças em alguns estados do Brasil. Devido a Copa do Mundo de 2014, o início das aulas nas escolas públicas dos Estados de São Paulo, Paraná, Amazonas e Minas Gerais devem ser antecipadas.

período letivo escolar que normalmente se inicia dia 01 de fevereiro, deve ser antecipado para o dia  27 de janeiro em 2014, no estado de São Paulo. A mudança será feita com o intuito de não prejudicar os mais de 4,3 milhões alunos durante o período de jogos da Copa do Mundo no Brasil.

As férias escolares do próximo ano também devem ser antecipadas para o dia 12 de junho, dia exato em que se inicia a Copa de 2014 e, termina dia 15 de julho. O fim do período letivo está previsto dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com o cronograma da Copa, ficou definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino. É importante que os pais tenham a oportunidade de se organizar com antecedência para esse novo calendário”, afirmou o secretário de educação, professor Herman Voorwald. (In. http://boletimescolar.com.br/calendario-escolar-copa-mundo-2014.html acesso em 04/11/2014)


Interessante tomar para nós, educadores, esta fala do Sr. Secretário da Educação do estado de São paulo.  Ou seja, desde o inicio do ano letivo de 2014, por ocasião do Planejamento anual, elaborar projetos que levem em conta não somente a "alteração pela alteração"; mas, sim a questão da importância do patriotismo e da cidadania que NÃO devem fazer parte do cotidiano brasileiro apenas em ano de copa do mundo.


Nesse sentido, questões como: Cidadania; Orgulho de ser brasileiro; O Hino Nacional Brasileiro (em toda sua essência) e a postura política, social e educacional do sujeito devem ser amplamente abordadas.  Quando falamos em conduta, nos referimos; sobretudo, ao fato de que o brasileiro terá a oportunidade de modificar a imagem que temos lá fora: baderneiros, mulheres semi-nuas no carnaval, cidadãos mal educados etc. Será o momento ideal para mostrar a todos uma postura civilizada e educada. Com relação ao patriotismo, aproveitar a oportunidade para chamar a atenção para a valorização do nosso país em detrimento aos demais. Explico; sempre que compramos uma camiseta, por exemplo, quase como via de regra , escolhemos aquelas com frases em Língua Inglesa. E, com isso, nossas crianças crescem fazendo o mesmo... 

E esta é só  a ponta do iceberg da DESVALORIZAÇÃO DA  CULTURA NACIONAL... Daí vem o cinema, a música, as opções de viagens, o preconceito com própria raça, o preconceito linguístico etc... Enfim, é só uma sugestão...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

111 ANOS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

POR MARI MONTEIRO


De certo que o poeta bem sabia o que estava dizendo.  Os dias são lindos quando proclamados como tal. Acreditar que a beleza existe em cada dia de uma forma diferente é o ponto de partida para o reconhecimento e para a valorização das coisas simples. 

Outra coisa que Drummond dizia  era que" se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor.O melhor vai se instalar em nossa vida.Porque sou do tamanho daquilo que vejo,e não do tamanho da minha altura."  Não há dúvida de que ele escrevia sobre o AMOR, sobre a PERSEVERANÇA,  a FELICIDADE e sobre uma vontade desenfreada de VIVER INTENSAMENTE.


Em 1921 começou a publicar artigos no Diário de Minas. Em 1922 ganha um prêmio de 50 mil réis, no Concurso da Novela Mineira, com o conto "Joaquim do Telhado". de Morais. Funda "A Revista", veículo do Modernismo Mineiro.Drummond leciona português e Geografia em Itabira, mas a vida no interior não lhe agrada. Volta para Belo Horizonte, emprega-se como redator no Diário de Minas. Em 1928 publica "No Meio do Caminho", na Revista de Antropofagia de São Paulo, provocando um escândalo, com a crítica da imprensa. Diziam que aquilo não era poesia e sim uma provocação, pela repetição do poema. Como também pelo uso de "tinha uma pedra" em lugar de "havia uma pedra". Ainda nesse ano, ingressa no serviço público. Foi auxiliar de gabinete da Secretaria do Interior de Minas.


Em 1934 muda-se para o Rio de Janeiro, vai trabalhar com o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema. Em 1940 publica "Sentimento do Mundo" influenciado pela Segunda Guerra Mundial. Em 1942 publica seu primeiro livro de prosa, "Confissões de Minas". Entre os anos de 1945 e 1962, foi funcionário do Serviço Histórico e Artístico Nacional.

Em 1946, foi premiado pela Sociedade Felipe de Oliveira, pelo conjunto da obra. O modernismo exerceu grande influência em Carlos Drummond de Andrade. O seu estilo poético era permeado por traços de ironia, observações do cotidiano, de pessimismo diante da vida, e de humor. Drummond fazia verdadeiros "retratos existenciais", e os transformava em poemas com incrível maestria.


A poesia de Carlos Drummond de Andrade era facilmente entendida e captada pelo grande público, o que o tornou poeta popular, o que não quer dizer que seus poemas fossem superficiais. 
Em 1950, viaja para a Argentina, para o nascimento de seu primeiro neto, filho de Julieta, sua única filha. Nesse mesmo ano estréia como ficcionista. Em 1962 se aposenta do serviço público mas sua produção poética não para. Os anos 60 e 70 são produtivos. 



Escreve também crônicas para jornais do Rio de Janeiro. Em 1967, para comemorar os 40 anos do poema "No Meio do Caminho" Drummond reuniu extenso material publicado sobre ele, no volume "Uma Pedra no Meio do Caminho - Biografia de Um Poema". Em 1987 escreve seu último poema "Elegia de Um Tucano Morto".
E, agora, presentemos a você, leitor, com uma das muitas obras primas de Drummond... 

"Desejo a você... 

Fruto do mato
 Cheiro de jardim 
Namoro no portão 
Domingo sem chuva 
Segunda sem mau humor 
Sábado com seu amor 
Ouvir uma palavra amável
 Ter uma surpresa agradável
 Noite de lua Cheia 
Rever uma velha amizade 
Ter fé em Deus 
Não ter que ouvir a palavra não 
Nem nunca, nem jamais e adeus. 
Rir como criança
 Ouvir canto de passarinho 
Escrever um poema de Amor que nunca será rasgado 
Formar um par ideal 
Tomar banho de cachoeira 
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada 
Pôr-do-Sol na roça, uma festa, um violão, uma seresta 
Recordar um amor antigo 
Ter um ombro sempre amigo 
Bater palmas de alegria Uma tarde amena 
Calçar um velho chinelo 
Sentar numa velha poltrona 
Tocar violão para alguém 
Ouvir a chuva no telhado 
Vinho branco 
Bolero de Ravel... E muito carinho meu".