quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA: ORIENTAÇÃO SEXUAL

POR MARI MONTEIRO
No dia 29 de outubro, a Equipe gestora da E. E. Carlos Drummond de Andrade participou da palestra intitulada: “EDUCAÇÃO SEXUAL EM 8 LIÇÕES – COMO ORIENTAR DA INFÂNCIA À  ADOLESCÊNCIA – UM GUIA PARA PROFESSORES”, título que, a propósito dá nome ao  mais recente livro da conceituada sexóloga LAURA MULLER.





A palestra aconteceu, sob uma perspectiva pedagógica; contudo, altamente descontraída  e INTERATIVA. O Espaço Sociocultural – Teatro CIEE ficou repleto de um público que sabe da importância da orientação sexual promovida no espaço escolar. 





UM POUCO SOBRE A CARREIRA DE LAURA MULLER: Laura Müller começou sua carreira como jornalista, escrevendo nos jornais Folha de São Paulo e Folha da Tarde. De lá, foi para a revista Claudia, onde atuou como editora de sexo e comportamento, o que a levou aos estudos de sexualidade e a fez concluir uma pós-graduação em Educação Sexual.

Atualmente, tem um quadro no programa Altas Horas, de Serginho Groisman (TV Globo), no qual esclarece dúvidas sobre sexo, e escreve as colunas “Sexo sem segredo” e “Sexo sem neuras” para o jornal Agora São Paulo e o portal iG, respectivamente, além de uma outra na revista Dia-a-dia, do jornal Diário do Grande ABC. Antes disso, ela já havia escrito para várias publicações – como Nova, Capricho], Marie Claire, Elle, Veja, Nova Escola, Vip, Playboy, Um, Uma etc. – e colunas na internet (portal Terra, canal Jovem e Mulher e na Revista Brasil, que é feita para os brasileiros que moram em Portugal).

Seu primeiro livro, “500 perguntas sobre sexo”, a fez cair na mídia eletrônica, o que a levou a entrevistas em programas de rádio e TV, como Jô Soares, Ana Maria Braga e Marília Gabriela. Logo depois, lançou o livro “500 perguntas sobre sexo do adolescente” e mais recentemente “Altos papos sobre sexo – dos 12 aos 80 anos”. Apesar das várias atividades, ela ainda faz palestras em escolas, universidades, ONGs, instituições e empresas.
  
GESTORA HELENA E COORDENADORA NÁDIA

A presença do grupo na palestra acrescentou muitos conhecimentos sobre os temas, os quais serão socializados oportunamente com a Equipe Escolar.
SUGESTÃO DE LEITURA
GESTORA HELENA e PROFESSORA MEDIADORA GERALDA

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DA SALA DRUMMOND 2013

POR MARI MONTEIRO



DURANTE O PERÍODO DE 2013  MUITA COISA ROLOU NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. OS ALUNOS VISITARAM O ESPAÇO DURANTE AS AULAS EM HORÁRIOS COMBINADOS COM AS PROFESSORAS. 



JUNTOS, EXPLORAMOS A MÚSICA FEITA NO BRASIL DESDE AS TRIBOS INDÍGENAS ATÉ O POP ROCK CONTEMPORÂNEO. OS MAIS VARIADOS RECURSOS DO UNIVERSO JORNALÍSTICO TAMBÉM FORAM ASSUNTOS TRATADOS DURANTES AS VISITAS.



USANDO RECURSOS VARIADOS, COMO DATASHOW, DIFERENTES MÚSICAS, TEXTOS SELECIONADOS DE JORNAIS E REVISTAS, ATIVIDADES E DINÂMICAS FORAM REALIZADAS, ALTERNANDO EXPOSIÇÃO ORAL, BRINCADEIRAS, APRECIAÇÃO DE MÚSICAS E VÍDEOS. TODOS OS ALUNOS PUDERAM DESFRUTAR, MESMO QUE UM POUQUINHO, DE UMA RELAÇÃO DIFERENCIADA COM A LEITURA, EM QUE DESCONTRAÇÃO, CURIOSIDADE E CULTURA CAMINHARAM JUNTAS.



TALVEZ, O RESULTADO DAS SEMENTES DE CURIOSIDADE E CONHECIMENTO QUE FORAM PLANTADAS DURANTE ESTES ENCONTROS, POSSAMOS NOTÁ-LO  APENAS NUM FUTURO INCERTO, MAS CERTAMENTE OS ALUNOS AS CULTIVARÃO DURANTE OS PRÓXIMOS ANOS.

 

RESTA SABER SE SEREMOS CAPAZES DE DAR-LHES AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZÊ-LAS GERMINAR. O que demanda muito otimismo e empenho, virtudes que não faltam à Equipe de educadores da E. E. Carlos Drummond de Andrade.
Seguem alguns registros realizados durante o terceiro bimestre 2013... E, aguardem, vem muito mais por aí.

Jogos usados juntos aos alunos: ludicidade e aprendizado.
Contamos com um maravilhoso acervo literário...
Com dedicação e  empenho, os alunos estão cada vez mais interessados na leitura , na escrita  e na oralidade.

II Edição Projeto Primavera “ Plante, o Planeta Agradece!” Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade.

POR MARI MONTEIRO

A E.E. Carlos Drummond de Andrade nutre uma preocupação constante com a SUSTENTABILIDADE e com a PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Diante disso, promove ações que tratam de envolver alunos  e familiares em atividades que envolvem desde a reciclagem até o plantio e distribuição de mudas.


Além disso, anualmente, ocorre um evento que conta com a participação de toda a Equipe escolar, dos alunos, familiares e da comunidade local. A última  ação envolvida foi publicada no Portal  do Grande ABC ( http://www.portaldograndeabc.com/pgabc/noticias/noticia.php?n=15919  acesso em 06/11/2013)

Seguem os participantes do referido evento:



Professoras: GEORGIA ELAINE ARRUDA CRUZ
Vice Diretora – CONCEIÇÃO GONÇALVES DE TOLEDO
Diretora: MARIA HELENA DA SILVA

ALUNOS DA 5º ANO G.
BRUNA DA SILVA FRAGANO.
ESTELLA CARDOSO CARVALHO DE ABREU.
LETICIA DA SILVA OLIVEIRA.
HYAGO PINHEIRO DE SOUZA DOS SANTOS.
LUANA FERNANDES LEITE.
LUCAS FRANCISCO DA SILVA.
RAYANE NUNES FRANZO.
RYAN VINICIUS VIANA XAVIER.
YASMIN CRISTINE RODRIGUES GUERRA.


Cartazes Classificados
 

A Gestão e toda a Equipe da E.E. Carlos Drummond de Andrade parabeniza a todos pela inciativa! Aguardem! Vem mais coisa por aí!!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

POR MARI MONTEIRO


Calendário Escolar do ano de 2014 deve sofrer mudanças em alguns estados do Brasil. Devido a Copa do Mundo de 2014, o início das aulas nas escolas públicas dos Estados de São Paulo, Paraná, Amazonas e Minas Gerais devem ser antecipadas.

período letivo escolar que normalmente se inicia dia 01 de fevereiro, deve ser antecipado para o dia  27 de janeiro em 2014, no estado de São Paulo. A mudança será feita com o intuito de não prejudicar os mais de 4,3 milhões alunos durante o período de jogos da Copa do Mundo no Brasil.

As férias escolares do próximo ano também devem ser antecipadas para o dia 12 de junho, dia exato em que se inicia a Copa de 2014 e, termina dia 15 de julho. O fim do período letivo está previsto dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com o cronograma da Copa, ficou definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino. É importante que os pais tenham a oportunidade de se organizar com antecedência para esse novo calendário”, afirmou o secretário de educação, professor Herman Voorwald. (In. http://boletimescolar.com.br/calendario-escolar-copa-mundo-2014.html acesso em 04/11/2014)


Interessante tomar para nós, educadores, esta fala do Sr. Secretário da Educação do estado de São paulo.  Ou seja, desde o inicio do ano letivo de 2014, por ocasião do Planejamento anual, elaborar projetos que levem em conta não somente a "alteração pela alteração"; mas, sim a questão da importância do patriotismo e da cidadania que NÃO devem fazer parte do cotidiano brasileiro apenas em ano de copa do mundo.


Nesse sentido, questões como: Cidadania; Orgulho de ser brasileiro; O Hino Nacional Brasileiro (em toda sua essência) e a postura política, social e educacional do sujeito devem ser amplamente abordadas.  Quando falamos em conduta, nos referimos; sobretudo, ao fato de que o brasileiro terá a oportunidade de modificar a imagem que temos lá fora: baderneiros, mulheres semi-nuas no carnaval, cidadãos mal educados etc. Será o momento ideal para mostrar a todos uma postura civilizada e educada. Com relação ao patriotismo, aproveitar a oportunidade para chamar a atenção para a valorização do nosso país em detrimento aos demais. Explico; sempre que compramos uma camiseta, por exemplo, quase como via de regra , escolhemos aquelas com frases em Língua Inglesa. E, com isso, nossas crianças crescem fazendo o mesmo... 

E esta é só  a ponta do iceberg da DESVALORIZAÇÃO DA  CULTURA NACIONAL... Daí vem o cinema, a música, as opções de viagens, o preconceito com própria raça, o preconceito linguístico etc... Enfim, é só uma sugestão...