quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DIÁLOGO E EDUCAÇÃO (PARTE I)

POR MARI MONTEIRO



Eis uma prosa que, volta  e meia, tenho com minha gestora Helena... Coisa boa. Quem dera, tivéssemos mais tempo pra isso: a importância do diálogo na consolidação das relações. (Nossa, parece nome de tese rsrrsrs... quem sabe um dia?).

"Nas últimas décadas, temos constatado a construção de novos paradigmas educacionais e constante recriação da práxis pedagógica libertadora. Dentro desse contexto educacional a transmissão de conteúdos educativos fora do contexto social do educando é considerada "criadouro de dados" porque não surge do saber popular. A aprendizagem nessa abordagem tem a configuração centrada no aluno, enfatizando a discussão, o diálogo, a comunicação , respeitando o conhecimento do aluno e sua capacidade para assumir a sua própria aprendizagem. Portanto, antes de qualquer coisa, a educação dialógica torna-se importante, pois é necessário conhecer o aluno inserido em um contexto social, conhecer o universo dos educandos, sua bagagem cultural, e, através do diálogo, em parceria com o educando, reinterpretá-los e recriá-los. Neste ponto, considerando que professor e alunos são sujeitos de uma relação recíproca de aprendizagem, torna-se possível diminuir as distâncias, as diferenças e as variações de alcance." (In.http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-multiculturalismo-dialogo-na-educacao.htm (acesso em 11/12/2013) 


Parece clichê, e é! Mas nunca foi tão necessário saber ouvir  como agora. Pois, o diálogo implica em saber ouvir. Caso contrário, torna-se um monólogo. O que, especificamente, na prática pedagógica é o que ocorre. Por outro lado, saber ouvir, implica em PACIÊNCIA, coisa rara hoje em dia. Culpa de quem? talvez da mudança de Era. Estamos em transição informações instantâneas; relações superficiais; olhares desencontrados... Todos estes fatores refletem na educação. 

O que é ser educado atualmente? Como educar? Como reeducar a si mesmo? São questões que precisam ser respondidas a fim de aprimorar nossa prática como educadores. Do contrário, estaremos perdendo tempo e  acumulando frustrações. A questão não é simples: todos querem tudo ao mesmo tempo agora. O aluno quer "NOVIDADES"; o professor quer "RESULTADOS". Diante disso, convém começarmos por redefinir os conceitos (novidades e resultados) e pensar na possibilidade de juntar ambas expectativas.


Assim ,dada a complexidade deste tema, este artigo é denominado "DIÁLOGO E EDUCAÇÃO (parte I)". Pois é apenas uma PROVOCAÇÃO INICIAL, que pretende transformar-se num DIÁLOGO CONSTANTE entre todos os interessados em  modificar a prática pedagógica, transformando-a numa atividade menos desgastante, mais interessante, mais humanizadora... Onde professores e alunos não necessitem gritar num espaço físico tão, geograficamente, pequeno como é a sala de aula. Por isso, ACEITE O CONVITE, converse conosco sobre o assunto.


Até a próxima prosa!



LIVRO RECOMENDADO:  Educação e diálogo ( Demerval Saviani): SINOPSE: "As entrevistas reunidas neste livro compõem um extenso painel. Sobre o pano de fundo de questões de amplo alcance como a relação entre educação e modo de produção, a formação integral do ser humano, concepções e inovações pedagógicas, educação e transformação social, são tratadas questões de grande atualidade. Com efeito, a maior parte das entrevistas versa sobre os problemas atuais da educação brasileira, enfocando, especialmente, as iniciativas no âmbito da política educacional, cujos acertos e equívocos são submetidos à análise e avaliação crítica. (...)  Dessa forma contribui para fazer avançar o debate e, principalmente, para reorganizar o ensino em todos os níveis na forma de um sistema nacional com alto padrão de qualidade em sintonia com as expectativas acalentadas pela população brasileira. Com esta obra, a Editora Autores Associados coloca à disposição dos leitores, de modo geral, um valioso instrumento que traz importantes esclarecimentos sobre os candentes problemas da educação brasileira atual. Especificamente os professores passam a contar com subsídios suscetíveis de enriquecer seu trabalho nas várias disciplinas que integram os currículos dos cursos de formação docente." (In. http://carolineluvizotto.wordpress.com/category/livros/ ( acesso em 11/12/2013)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

POR MARI MONTEIRO




No dia 02 de dezembro, aconteceu a solenidade de premiação dos textos escolhidos, elaborados pelos alunos da Professora Georgia.  Na presente data , os alunos fizeram uma apresentação especial para recepcionar a Sra. Ana Stoppa que nos prestigiou com sua presença. Tanto a escola E. E. Carlos Drummond de Andrade, que foi agraciada com o certificado, como os educadores e os alunos sentem-se honrados pela premiação e pela ilustre presença da Sra. Ana Stoppa.

Da esquerda para a direita: Sra Ana Stoppa; Gestora Helena; Prof. Georgia e Prof. Flor.




























PRÊMIOS E CERTIFICADOS















































PREMIAÇÃO


FESTA APÓS A PREMIAÇÃO

















A Gestão agradece a todos os participantes deste evento, literalmente, colorido e festivo. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

II Edição do Projeto Primavera – Plante, o Planeta agradece! Solenidade de Entrega das Láureas e Medalhas.

POR MARI MONTEIRO






A E. E. Carlos Drummond de Andrade, a exemplos de outras instituições da Região do ABC, sempre manteve uma preocupação significativa com a PRESERVAÇÃO AMBIENTAL e com a SUSTENTABILIDADE. Prova disso, são as inúmeras atividades desenvolvidas pela Equipe Escolar dentro e fora das salas de aula. Tais atividades têm como principal objetivo incutir nos alunos, desde as séries iniciais, a noção de que nosso Planeta é constituído por recursos ESGOTÁVEIS como as plantas, os animais e a água doce (potável), por exemplo.




Nesse sentido, os educadores desenvolvem atividades voltadas para a apreciação de documentários; realização de cartazes; elaboração de redação e eventos como a Festa da Primavera, cujas atrações giram em torno da conscientização sobre a preservação ambiental. Nesse sentido, segue uma reportagem recente sobre a importância do trabalho acima descrito.

Escolas Amigas do Meio Ambiente

Os vencedores nas modalidades cartazes e redação são alunos das escolas situadas em Mauá, à saber: Colégio Barão de Mauá; EE Visconde de Mauá; EE Vereadora Lea Aparecida de Oliveira; EE Prof.ª Irene da Silva Costa; EE Olavo Hansen; EE Padre Afonso Paschotte; EE Carlos Drummond de Andrade; EE Mahatma Gandhi; EE Prof. Antônio Lapate Netto.
Entre as escolas premiadas na data de 04.12.13 ocorreu a solenidade na EE Padre Afonso Paschotte, quando esteve presente a Vereadora Dra. Sandra Regina Vieira.



A ambientalista destacou a importância no apoio das autoridades constituídas em projetos desta natureza, independente da bandeira partidária. Estamos no caminho certo, além do amor de Deus, da paz e da união familiar, o conhecimento se constitui uma grande virtude à ser assimilada pelo ser humano, que nos ciclos da vida se repetem para que as gerações de hoje possam ser o País de amanhã, nossa casa coletiva o Planeta Terra carece de cuidados, atitude que cabe a cada cidadão praticar através do respeito à natureza, assim se expressou Stoppa quando da entrega das láureas aos vencedores bem como aos coordenadores, professores e diretores que abraçaram a II Edição do Projeto Primavera – Plante, o Planeta agradece! ( In. http://www.portaldograndeabc.com/pgabc/noticias/noticia.php?ii-edicao-do-projeto-primavera-%96-plante-o-planeta-agradece%21--solenidade-de-entrega-das-laureas-e-med&n=16241) acesso em 09/12/2013)

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO
Enfim, cabe  a cada um de nós fazermos a nossa parte; pois, por menor que pareça, FARÁ A DIFERENÇA!