segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FESTA NATAL FELIZ (14/12/2013)

POR MARI MONTEIRO


TUDO QUASE PRONTO...

Já ouviu dizer que o AMOR É CONTAGIOSO! Pois é. A SOLIDARIEDADE também é!














 Isso ficou mais que claro neste sábado, quando a Equipe da E.E. Carlos Drummond de Andrade recebeu aproximadamente 900 pessoas para finalizar o Projeto Natal Feliz.
















Enquanto isso, do lado de fora da escola...




   
A expectativa da Equipe escolar não era menor que a das pessoas que aguardavam do lado de fora da escola. 




Abertura realizada pela gestora Helena: Pura alegria e emoção...



Palavras da Gestora Conceição: o entusiamo e ale
gria de sempre!



















A ALEGRIA estampada no rosto dos participantes ultrapassa as imagens que ilustram este texto. Somos capazes, então, não somente vê-la, mas de SENTI-LA.














As pessoas não paravam de chegar, o que deixava a todos cada vez mais felizes com o sucesso do evento. 



Chegou um ponto em que não se enxergava mais o final das filas de meninos e de meninas ávidos por seus presente. Presentes estes que não eram apenas um "bem material", mas um presente cujos VALORES AGREGADOS não podem ser comprados em loja alguma, por dinheiro algum; pois são presentes carregados de afeto; de dedicação e de amor.





Nosso espaço "florido" à espera do convidado ilustre: Senhor Papai Noel!








A chegada do Papai Noel que habita o imaginário infantil, agora, habitava também o espaço Drummond, espaço este bem íntimo de nossas crianças.



























Enfim, desde o início até o término do evento, o que predominou foi uma imensa gama se SENTIMENTOS POSITIVOS, que concederam mais LUZ e HARMONIA ao evento. Temos certeza de que tais sentimentos serão revividos de forma redobrada no próximo ano.





Da esquerda para a direita: Coordenadora Nádia; Gestora Conceição; Senhor Papai Noel; Gestora Helena;  Sra. Olinda Stoppa e a Prof. Mediadora geralda.
Agora, apreciem e SINTAM alguns momentos vivenciados por todos. Momentos estes que renovaram o desejo de TODA a equipe de Colaboradores e reforçaram em nós a certeza de que o caminho certo é esse: a EDUCAÇÃO somada à AFETIVIDADE e à HUMANIZAÇÃO.
























Por fim, a gestão da E. E. Carlos Drummond de Andrade agradece a todos que contribuíram para o êxito deste evento. Além disso, desejamos que esse clima de HARMONIA e de PAZ os acompanhem até seus lares e lá permaneçam, não apenas durante as festas, mas DURANTE TODA A VIDA DE CADA PESSOA QUE AQUI ESTEVE, compartilhando esta atmosfera de positividade, afeto e de solidariedade. E que  esta mesma  atmosfera continue permeando os novos projetos. Porque em 2014 TEM MAIS! MUITO MAIS!



FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS SÃO OS VOTOS DE TODA A EQUIPE DA E.E.  CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE!


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DIÁLOGO E EDUCAÇÃO (PARTE I)

POR MARI MONTEIRO



Eis uma prosa que, volta  e meia, tenho com minha gestora Helena... Coisa boa. Quem dera, tivéssemos mais tempo pra isso: a importância do diálogo na consolidação das relações. (Nossa, parece nome de tese rsrrsrs... quem sabe um dia?).

"Nas últimas décadas, temos constatado a construção de novos paradigmas educacionais e constante recriação da práxis pedagógica libertadora. Dentro desse contexto educacional a transmissão de conteúdos educativos fora do contexto social do educando é considerada "criadouro de dados" porque não surge do saber popular. A aprendizagem nessa abordagem tem a configuração centrada no aluno, enfatizando a discussão, o diálogo, a comunicação , respeitando o conhecimento do aluno e sua capacidade para assumir a sua própria aprendizagem. Portanto, antes de qualquer coisa, a educação dialógica torna-se importante, pois é necessário conhecer o aluno inserido em um contexto social, conhecer o universo dos educandos, sua bagagem cultural, e, através do diálogo, em parceria com o educando, reinterpretá-los e recriá-los. Neste ponto, considerando que professor e alunos são sujeitos de uma relação recíproca de aprendizagem, torna-se possível diminuir as distâncias, as diferenças e as variações de alcance." (In.http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-multiculturalismo-dialogo-na-educacao.htm (acesso em 11/12/2013) 


Parece clichê, e é! Mas nunca foi tão necessário saber ouvir  como agora. Pois, o diálogo implica em saber ouvir. Caso contrário, torna-se um monólogo. O que, especificamente, na prática pedagógica é o que ocorre. Por outro lado, saber ouvir, implica em PACIÊNCIA, coisa rara hoje em dia. Culpa de quem? talvez da mudança de Era. Estamos em transição informações instantâneas; relações superficiais; olhares desencontrados... Todos estes fatores refletem na educação. 

O que é ser educado atualmente? Como educar? Como reeducar a si mesmo? São questões que precisam ser respondidas a fim de aprimorar nossa prática como educadores. Do contrário, estaremos perdendo tempo e  acumulando frustrações. A questão não é simples: todos querem tudo ao mesmo tempo agora. O aluno quer "NOVIDADES"; o professor quer "RESULTADOS". Diante disso, convém começarmos por redefinir os conceitos (novidades e resultados) e pensar na possibilidade de juntar ambas expectativas.


Assim ,dada a complexidade deste tema, este artigo é denominado "DIÁLOGO E EDUCAÇÃO (parte I)". Pois é apenas uma PROVOCAÇÃO INICIAL, que pretende transformar-se num DIÁLOGO CONSTANTE entre todos os interessados em  modificar a prática pedagógica, transformando-a numa atividade menos desgastante, mais interessante, mais humanizadora... Onde professores e alunos não necessitem gritar num espaço físico tão, geograficamente, pequeno como é a sala de aula. Por isso, ACEITE O CONVITE, converse conosco sobre o assunto.


Até a próxima prosa!



LIVRO RECOMENDADO:  Educação e diálogo ( Demerval Saviani): SINOPSE: "As entrevistas reunidas neste livro compõem um extenso painel. Sobre o pano de fundo de questões de amplo alcance como a relação entre educação e modo de produção, a formação integral do ser humano, concepções e inovações pedagógicas, educação e transformação social, são tratadas questões de grande atualidade. Com efeito, a maior parte das entrevistas versa sobre os problemas atuais da educação brasileira, enfocando, especialmente, as iniciativas no âmbito da política educacional, cujos acertos e equívocos são submetidos à análise e avaliação crítica. (...)  Dessa forma contribui para fazer avançar o debate e, principalmente, para reorganizar o ensino em todos os níveis na forma de um sistema nacional com alto padrão de qualidade em sintonia com as expectativas acalentadas pela população brasileira. Com esta obra, a Editora Autores Associados coloca à disposição dos leitores, de modo geral, um valioso instrumento que traz importantes esclarecimentos sobre os candentes problemas da educação brasileira atual. Especificamente os professores passam a contar com subsídios suscetíveis de enriquecer seu trabalho nas várias disciplinas que integram os currículos dos cursos de formação docente." (In. http://carolineluvizotto.wordpress.com/category/livros/ ( acesso em 11/12/2013)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

POR MARI MONTEIRO




No dia 02 de dezembro, aconteceu a solenidade de premiação dos textos escolhidos, elaborados pelos alunos da Professora Georgia.  Na presente data , os alunos fizeram uma apresentação especial para recepcionar a Sra. Ana Stoppa que nos prestigiou com sua presença. Tanto a escola E. E. Carlos Drummond de Andrade, que foi agraciada com o certificado, como os educadores e os alunos sentem-se honrados pela premiação e pela ilustre presença da Sra. Ana Stoppa.

Da esquerda para a direita: Sra Ana Stoppa; Gestora Helena; Prof. Georgia e Prof. Flor.




























PRÊMIOS E CERTIFICADOS















































PREMIAÇÃO


FESTA APÓS A PREMIAÇÃO

















A Gestão agradece a todos os participantes deste evento, literalmente, colorido e festivo.