domingo, 22 de dezembro de 2013

NATAL FELIZ: OS FRUTOS!

POR MARI MONTEIRO


Quando a Equipe da E. E. Carlos Drummond de Andrade elaborou o Projeto Natal Feliz, a vontade coletiva de fazer acontecer (como sempre) era grande! Porém, até o último momento que antecedeu o evento, embora a escola, através de inúmeros e VALOROSOS COLABORADORES, tivesse arrecado uma quantia significativa de brinquedos e preparado surpresas para os visitantes como: a emocionante apresentação da RETROSPECTIVA 2013; o agradecimento sincero na fala da Gestora Helena; a chegada do Papai Noel etc, não se imaginava que o resultado fosse tão GRATIFICANTE. 


Pois, para todos da E. E. Carlos Drummond, além da missão de fazer os projetos acontecerem, é importante enxergar os resultados advindos dos projetos. E o que se esperava deste aconteceu: CERCA DE 900 PESSOAS, cantando em uma só voz a trilha sonora da retrospectiva; bem como o SORRISO e o BRILHO NO OLHAR de cada criança que esteve presente.


Portanto, nós, da Equipe da E. E. Carlos Drummond de Andrade é que agradecemos a TODOS aqueles que nos visitaram neste dia; que acompanharam o processo de consolidação do projeto e; sobretudo, aqueles que acreditam que  a COLETIVIDADE e a SOLIDARIEDADE são alguns dos principais requisitos para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para nossas crianças. Afinal, CIDADANIA se ensina mais pelo EXEMPLO que pelas palavras.


PARABÉNS A TODOS E UM NATAL FELIZ, SEGUIDO DE UM ANO IGUALMENTE FELIZ E PRÓSPERO!!!




terça-feira, 17 de dezembro de 2013

UBUNTU PARA MIM E PARA VOCÊ!

POR MARI MONTEIRO



Artigo dedicado às Gestoras Helena e Conceição (sabedoras, mesmo que inconscientes da prática do Ubuntu desde que nasceram).


►  Não haveria um período mais propício para conhecermos e para compartilharmos uma Filosofia africana Ubuntu. O fato abaixo esclarece o porquê de sua importância:



Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo na África e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo,  então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e deixou o cesto debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" 


Como podemos perceber, temos muito que aprender com a cultura africana. Uma filosofia, a princípio, simples, mas que envolve uma complexa e NECESSÁRIA mudança de postura. Uma postura voltada para a coletividade; para o zelo com o semelhante. Por isso, vale a pena conhecer alguns de seus princípios básicos.






Ubuntu é visto como um dos princípios fundamentais da nova república da África do Sul (no Zimbabue por exemplo, Ubuntu tem sido usado como forma de resistência à opressão existente no país), e está intimamente ligado à ideia de uma Renascença Africana. Na esfera política, o conceito do Ubuntu é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão, bem como na ética humanitária envolvida nessas decisões.


Ubuntu é uma ÉTICA ou IDEOLOGIA da África (de toda a África, em particular a palavra é de origem Bantu. É uma filosofia Africana que existe em vários países de África), focada nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.

Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". Outra tradução poderia ser "A CRENÇA NO COMPARTILHAMENTO QUE CONECTA TODA A HUMANIDADE.” ·.

Há inclusive uma definição muito pertinente feita pelo Arcebispo DESMOND TUTU: “Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e TEM A CONSCIÊNCIA DE QUE FAZ PARTE DE ALGO MAIOR e que é diminuída quando seus semelhantes são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.(in. http://www.espacoubuntu.com.br/a-filosofia-ubuntu.html)

 Enfim, não há como conhecer a filosofia Ubuntu e permanecer inalterado espiritual e psicologicamente. Somos tentados, no mínimo, a repensar nosso olhar para o outro: o quanto julgamos? O quanto amamos? O quanto nós nos importamos com os semelhantes? O quanto meu estado de felicidade está conectado a felicidade dos outros. Isso explicaria algumas coisas. Dentre elas, me ocorre agora, um fato que, confesso, desde criança, me intriga: POR QUE DETERMINADAS PESSOAS QUE, MATERIALMENTE, TEM TUDO, PERMANECEM INFELIZES?  

Escrevendo este artigo, encontrei uma resposta muito plausível: Se o que esta pessoa pertence apenas a ela e não contribui para satisfazer as necessidades de mais ninguém; se somente ela tem acesso à sua SUPOSTA RIQUEZA, com quem ela vai sorrir? Com quem dividirá seus feitos e seus fardos? Então, conclui que a FELICIDADE só é mesmo REAL quando COMPARTILHADA!

FELICIDADE COMPARTILHADA É A AUTÊNTICA FELICIDADE


PORTANTO, DESTE MOMENTO EM DIANTE, MUITO UBUNTU PARA VOCÊ E PARA MIM!!!