quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

COPA DO MUNDO: HORA DO APRENDIZADO!!!

Por Mari Monteiro



2014: Copa do Mundo no Brasil!

Excelente tema para ser desenvolvido em sala de aula nas mais diversas disciplinas. Sobretudo, porque trata-se de um tema amplo, que oferece margens para os mais diferentes tipos de abordagem; ou seja, podemos desenvolver atividades que vão desde o orgulho e a felicidade de sediar uma copa  do mundo em nosso país, até os contrapontos alusivos ao evento; ou seja, até a abordagem crítica que inclui  a prioridade da construção de estádios em detrimento aos necessários e urgentes investimentos em educação, saúde e segurança, por exemplo.



Em nota divulgara ontem o Governo o Estado de São Paulo aborda o desenvolvimento de atividades relacionados ao evento. 

"A Educação vai fazer da Copa do Mundo no Brasil uma oportunidade de aprendizado e já iniciou a orientação a todos os professores, coordenadores e gestores da rede estadual. A proposta é que o maior campeonato de futebol seja levado para sala de aula e esteja presente nas mais diferentes disciplinas, inclusive como estratégia em ações que visam aproximar ainda mais a comunidade da rotina escolar." (Mais informações em  http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/copa-do-mundo-sera-tema-de-atividades-das-escolas-da-rede-estadual#.UuktfaFhAz0.email) 

Fato é que a Copa do Mundo de 2014, justamente por ser realizada no nosso país, oferece variadas oportunidades de trabalhos pedagógicos, visando, além da compreensão do evento em si, como das implicações sociais, culturais e econômicas que o cercam. Atividades estas que, com certeza, podem ser iniciadas já neste bimestre e finalizadas na volta das férias através da análise do êxito do evento, de modo a apontar os aspectos que foram favoráveis para o povo brasileiro e aqueles que, eventualmente, não foram.

Assim, acreditamos firmemente que nossos educadores realizarão um excelente trabalho nesse sentido, inclusive, abordando o patriotismo e a necessidade de compreensão acerca dos investimentos e dos possíveis benefícios advindos destes; ou seja, desenvolver; sobretudo com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) conversas e registros sobre esta temática; a fim de abordar, consciente e criticamente as vantagens e as desvantagens resultantes deste evento. Uma sugestão de atividade, entre as centenas que os professores certamente pensarão, está a possibilidade de comparar os gastos/investimentos realizados no Brasil e nos demais países que já sediaram uma Copa do Mundo.

Bom início de trabalho a todos!!!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FAMÍLIA E ESCOLA: DISCUTINDO A RELAÇÃO

Por Mari Monteiro



Esta é a capa da conceituada Revista Educação, edição de Janeiro de 2014. O que, por si só, justifica o título deste artigo. O que está em pauta é a desgastada relação entre a escola e a família.


De acordo com a reportagem, que serve de base para este texto, o desgaste se deve; sobretudo, ao fato de que a analogia entre o estereótipo de família feliz da propaganda de margarina que era, de certa forma, transferido, para o encontro entre pais e professores, que também eram encontros felizes já não existe mais: "(...) os pais chegam junto à escola e se encontram com professores aos sorrisos. Nos livros, nos projetos pedagógicos, nas políticas públicas, encontra-se uma criança feliz na sala de aula e na vida.(...)" Camargo, 2014 - In. Rev. Educação -  Janeiro, 2014:40. Ocorre que tal visão, na realidade acadêmica, nas pesquisas de opinião e nos portão da escola ou na sala dos professores demonstra, exatamente, o oposto deste cenário.

Estudos realizados que enfatizam a urgência em melhorar a relação entre a escola e a família preveem que, antes de tudo, haja uma compreensão mais profunda do conceito de PARTICIPAÇÃO. Isso tudo porque a escola para a qual os pais entregavam seus filhos há décadas não existe mais. Há tempos a escola não tem mais, em primeiro plano, o caráter INSTRUCIONAL. Os papéis estão um tanto embaralhados e, em certas circunstâncias, beirando a inversão. Ou seja; não está mais claro que a escola instrui e a família educa. Segundo a pesquisadora Maria Alice Nogueira (UFMG), "os professores esperam dos pais um auxílio até mesmo para a tarefa de preparar, fixar ou estender as aprendizagens, como se a família devesse agora funcionar como um complemento pedagógico. Por outro lado, as famílias também querem que  a escola assuma funções de formação de valores, de condutas e até de desenvolvimento emocional dos alunos." (Op. Cit. :40)

Fato é que, de acordo com  informações dos questionários da Prova Brasil (2011),  para 95% dos professores os fracassos escolares são atribuídos à falta de assistência e de acompanhamento dos pais; para 82%, as causas estão relacionadas ao meio em que o aluno vive e, ainda, para 74% tem a ver com o nível cultural dos pais. Ou seja, para a maioria esmagadora dos professores, o retrato da família brasileira é o de PAIS DESCOMPROMETIDOS com o sucesso escolar dos filhos.

Já, quando a pesquisa envolve os pais, estes demonstram, em sua maioria, a insatisfação com a qualidade do ensino. Num estudo realizado, no Brasil, pelo IBOPE, em 2012, foi constatado que, no que se refere à qualidade do ensino nas escolas da Rede Pública, a nota foi 5,2 e 6,7 nas Escolas Privadas. Ou seja, os pais não estão satisfeitos nem com uma , nem com outra instituição. O fato curioso desta pesquisa é que os pais não se posicionam contrários aos professores. Eles afirmam que a maioria (80%) dos professores possui um conhecimento bom ou muito bom acerca das disciplinas que lecionam  e que uma das questões chave para solucionar o empasse seria a MELHORIA  DOS SALÁRIOS DOS DOCENTES.


Enfim, para instigar a continuidade desta conversa (que só iniciamos) e a busca de ações para que as "PARCERIAS", de fato aconteçam, adianto que esta não é uma empreitada fácil. E convido  todos a lerem, na íntegra, a reportagem de capa da Revista Educação, Ano 17 - 201 de Janeiro de 2014. Aos interessados que não encontrarem mais exemplares desta edição na banca, resta a opção solicitar o empréstimo da Revista na nossa Sala de Leitura. Será uma excelente reflexão e uma boa oportunidade para  ler os demais artigos igualmente relevantes. Além disso, seguem sugestões de leituras sobre o tema. Boa leitura!

































segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS 2014

POR MARI MONTEIRO


A Gestão e toda a Equipe Escolar da E.E. Carlos Drummond de Andrade deseja  a todos os alunos, funcionários, professores e comunidade em geral um EXCELENTE RETORNO.  Temos certeza de que este ano será ainda mais promissor que o ano passado. Mesmo porque, foram plantadas muitas sementes que, em breve, começarão a germinar.

É um prazer imenso rever todos os rostos e conhecer os rostos dos novos alunos e colegas de trabalho.  De forma COLETIVA E TRANSPARENTE, como sempre fizemos, nosso trabalho renderá bons frutos  e teremos um ano abençoado e pleno de realizações.

Estamos à disposição de todos e sempre abertos a ações que beneficiem a qualidade da educação como um todos! 


Sejam muito bem vindos!