terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Um dia na Escola do Meu Filho - Escola da Família

POR MARI MONTEIRO

“Um Dia na Escola do Meu Filho” é um projeto que visa; sobretudo, estreitar os laços entre a escola e a família. Neste dia, os responsáveis pelos estudantes são convidados a participar da programação conhecendo de perto a rotina e a comunidade escolar.
Palestra sobre a importância da participação da família nas atividades desenvolvidas pela escola.


Durante todo o dia, são realizadas atividades dedicadas às famílias dos estudantes. Os professores organizam gincanas, brincadeiras, jogos, apresentações de teatro e dança e falam sobre temas que envolvem a rotina dos alunos.

Seguem os registros das apresentações dos alunos do período da tarde em homenagem aos pais:



Fala da Coordenadora Nádia sobre a importância da presença dos responsáveis.

Tal prática, antes mesmo de receber este nome dado pela Secretaria da Educação, sempre foi um ponto de crucial importância para a Equipe Escolar da E. E. Carlos Drummond de Andrade. (veja artigos relacionados já publicados no blog). Entendemos que, juntas, escola e família podem, de fato, concretizar as transformações que tanto almejamos.

O início do Projeto, em 2014, foi um sucesso! O número de pais presentes na escola superou as expectativas da Equipe escolar; assim como, a RECEPTIVIDADE e INICIATIVA de todos os presentes, familiares e Equipe Escolar, em resposta às ações propostas.


Portanto, acompanhem pelo blog. Pois, como diz a Gestora Helena: “2014 PROMETE!!!”

 

ATPC – 24 de Fevereiro de 2014 – Sob a orientação da Coordenadora Nádia de Paula

POR MARI MONTEIRO

Prof. Gedalva; Coord. Nádia e Prof. Gildete

Nesta semana, o ATPC foi voltado para a produção de um “CRUZADÃO COLETIVO”, cuja intenção é que o mesmo seja, posteriormente, reproduzido para que os professores possam utilizá-los como mais um recurso para o letramento. A ideia principal é a utilização do alfabeto móvel como eixo central da atividade.
 
Durante os ATPCs, os professores demonstraram pleno interesse pela proposta e, o que é mais significativo, puderam vivenciar a atividade antes de desenvolvê-la em sala de aula.
 
Foi um trabalho significativo e producente para TODOS!!! A gestão agradece o COMPROMETIMENTO. Apreciem os registros.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

POR MARI MONTEIRO


A título de informação, HPV (do inglês human papiloma vírus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. (In. http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_do_papiloma_humano).
Orientação fornecida pela enfermeira Patricia da UBS - Vila Magini, para um grupo de mães, sobre a importância da vacinação contra o HPV.


Como é possível perceber trata-se de uma questão de saúde pública que necessita de ESCLARECIMENTOS para que sejam planejadas ações PREVENTIVAS. Uma destas ações é a vacinação. Neste sentido o Ministério da saúde, sob a orientação do Ministro da Saúde Arthur Chioro, que é especialista em SAÚDE COLETIVA, inicia em 10 de março, a vacinação de todas as garotas brasileiras de 11 a 13 anos na rede pública de saúde. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No ano que vem, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos.

A vacina será ministrada nas 36 mil salas de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) e também em escolas públicas e privadas, em ações organizadas pelos municípios. O governo pretende vacinar, até o final do ano, cinco milhões de garotas.
O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.
Para maiores informações, leia mais em: ( http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/01/22/vacinacao-contra-o-hpv-para-garotas-de-11-a-13-anos-comeca-em-10-de-marco.htm)


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

“COM CARINHO e COM AFETO” PARA NOSSA PARCEIRA DE EQUIPE VANESSA SANTOS

POR MARI MONTEIRO



Nesta sexta feira (21/02/2014) nossa amiga Vanessa (Agente de Organização), que está se exonerando para ocupar o cargo de Professora de Educação Física concursada, na Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi homenageada pelos alunos pela Equipe Escolar do Carlos Drummond de Andrade.



A despedida, como toda “partida”, trouxe um “quê” de tristeza; mas, por outro lado, saber que sua competência na sua área de atuação (Educação Física) será plenamente reconhecida nos deixa imensamente feliz.
Adicionar legenda

Além disso, Vanessa nos deixou um legado que será perpetuado. Desde sua entrada no Carlos Drummond que ela, juntamente com os demais companheiros Agentes Escolares e Gestão escolar, deu uma nova “cara” para os intervalos que passaram de meros espaços par
a comer e correr, para um espaço organizado, com cronograma semanal que contempla diferentes atividades lúdicas e educativas.
 

Enfim, Vanessa, querida, a Equipe Carlos Drummond de Andrade agradece imensamente sua extrema DEDICAÇÃO, EMPENHO e PROFISSIONALISMO e torce para que você , assim como ocorreu no Carlos Drummond, seja acolhida com o respeito e carinho que merece. Quanto a nós e aos nossos alunos, você já sabe que deixará saudades. Quanto aos seus FUTUROS ALUNOS, estes, com certeza, contarão com uma EXCELENTE PROFESSORA!
 Gratos por tudo e parabéns pela conquista... Isso é só o início de uma carreira BRILHANTE!  

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSOR E “O” PROFESSOR

POR MARI MONTEIRO



Sempre ouvi dizer que há “PROFESSORES” e “PROFESSORES”. Prefiro dizer que existe Professor: aquele que, literalmente, dá sua aula... Sempre “no automático”, contanto que o salário dele entre na conta... E existe “O” Professor: aquele que quer SER EDUCADOR; que anseia por mudanças; que acredita que a educação é um FATOR DE TRANSFORMAÇÃO; que não se deixa abater; ao contrário, PERSISTE e supera todos os obstáculos.


Nós, equipe do Carlos Drummond de Andrade, temos a honra de conhecer e de conviver com excelentes profissionais da educação. Dentre eles, está “O” Professor Aldo, professor eventual; mas com COMPROMISSO que muitos titulares de cargo não possuem. Tenho a honra de conhecê-lo pessoalmente. Pois, por duas ocasiões em que ocupei a função de vice-diretora, lembro-me dele chegando com seu boné e com sua maleta todo solicito; uma POLIDEZ rara de se ver. Pronto para entrar na sala que fosse necessário. Ele sempre possui atividades para todas as ocasiões!

Outra característica marcante do professor Aldo é que, ao final do período ou de uma aula dada, ele sempre tem algo pra nos dizer. Ele sente como poucos, quando sua aula é producente para os alunos e quando não é. Olha que conheço muitos efetivos (mas muitos mesmo!!!) e, raríssimas foram as vezes em que os vi, literalmente, ABATIDOS, devido a uma aula que não rendeu o que deveria. Pois, o Professor Aldo nunca se envergonhou de, por vezes, demonstrar sua tristeza diante de uma ou outra aula que não lhe parecesse satisfatória  e, nem tão pouco se privou de sentir  a  SATISFAÇÃO de ministrar uma aula em  que todos prestaram atenção ao que ele ensinou. Satisfação esta que sempre pode ser “lida” nos seus olhos e no seu sorriso franco.

Enfim, nesta segunda-feira, os professores do EJA e a Gestão da Escola Carlos Drummond de Andrade comemoraram os 70 anos do professor Aldo,  que aniversariou em 15 de fevereiro e teve que se retirar do magistério devido à idade e não com a digna e MERECIDA aposentadoria. Pois, aos eventuais, não é garantido o direito à aposentadoria (acreditam???). 




E, assim, não da forma como gostaríamos e consideramos JUSTA ele encerra assim sua brilhante carreira: “O” PROFESSOR ALDO. Desejamos que todo reconhecimento lhe seja concedido em formas de bênçãos; de muita saúde e de muita sabedoria (coisa que ele tem de sobra).
PARABÉNS PROFESSOR ALDO. SOMOS IMENSAMENTE GRATOS PELA SUA COMPANHIA POR TANTOS ANOS...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PRESENTE DRUMMONIANO (Baseado na poesia “Os ombros suportam o mundo” de Carlos Drummond de Andrade)

POR MARI MONTEIRO



A partir  de um neologismo e sob a INSPIRAÇÃO de Carlos Drummond de Andrade, teço um presente para TODOS nós nesta tarde de quarta-feira. Não é um presente convencional. Drummond não era convencional. Afirmo isso; sobretudo, porque não é um presente material. Não estou nos presenteando com roupas da moda; com calçados caros; com um carro de luxo ou com uma joia... Enfim, com NADA que nos favoreça apenas a APARÊNCIA FÍSICA. Mesmo porque isso é o que menos importa... Somos como somos. Sob a epiderme, somos todos iguais.

Trata-se de um presente para nossa alma. Cuja beleza e leveza (estas sim!) são DIFERENTES. Mudam de pessoa para pessoa. São alteradas de acordo com rumos de nossas vidas, de acordo com o que VALORIZAMOS ou SUBESTIMAMOS e de acordo com as "bagagens" que colocamos sobre nossos ombros.


Muitas vezes, carregamos “PESOS” que não são, de verdade, os nossos. Particularmente, tenho aprendido isso com a ajuda de algumas RARAS PESSOAS e com muita dificuldade. Dificuldade esta que se torna irrisória diante do quanto nosso olhar se distancia das pequenezas desta vida e se volta para aquilo que realmente importa: os sentimentos  NOBRES e "INVENDÁVEIS"...

Nossa vida, por sua vez, passa veloz independentemente  dos bens materiais que POSSUÍMOS; do que VESTIMOS; das MÁSCARAS que usamos.  A vida é tão breve que, por vezes, atropela o corpo e entorpece os sentidos. Eis o perigo: viver sem “desconfiar” do quanto a vida é rara; do quão rápido envelheceremos... Sem pensar no que deixaremos ou levaremos dela...

Então, é chegada a hora de pisar no freio e repensar. Como sabemos? Nossos ombros doem, porque o “peso” é grande.  Doem porque não “carregamos” apenas nossa PRÓPRIA VIDA; carregamos também outras tantas que, por algum motivo (nem sempre legítimo e bem intencionado), nos interessam. Não reparar estes sinais é fatal. Quando isso acontece, tem início um PROCESSO DE OCUPAÇÃO do “território humano”... Sobra muito pouco ou nenhum espaço para nossa própria vida; para as bagagens que, de fato, são nossas. É quando se instala o processo de DEGENERAÇÃO mencionado por Drummond: “(...) E os olhos não choram. / E as mãos tecem apenas o rude trabalho./ E o coração está seco. (...)”.

Para nossa satisfação, a vida oferece oportunidades diárias; hora a hora; a cada batida de coração. Enquanto vivermos, é possível “RECOMEÇAR E MODIFICAR NOSSA HISTÓRIA” (não por acaso, ouvi isso hoje de um destes Anjos que caminham sobre a Terra). Porém, perceber ou não estas “OPORTUNIDADES DE RECOMEÇO E DE RENOVAÇÃO” depende do quanto estamos ou não ATENTOS às nossas próprias atitudes, palavras e pensamentos. Ou seja, quanto mais prestarmos atenção, antes, em nós mesmos, maior será a probabilidade de PERCEPÇÃO. Pois, chega um determinado momento em que não nos restam muitas escolhas: ou somos nós mesmos ou nos tornamos o que os outros querem que sejamos.



Sem dúvida, é essencial se importar com nosso semelhante; o que é diferente de viver POR ELE.  É essencial reconhecer nossos amigos; o que é diferente de rotulá-los. É essencial olharmos as pessoas nos olhos; o que é diferente de enxergar suas angústias e, sobre elas, tripudiar. Neste momento, como diz Drummond: “os delicados preferem morrer”. Quanto a nós, qualquer um de nós que tenha lido este artigo até aqui, não queremos morrer! Ao menos não sem, antes, descobrir ou, ao menos, ter uma VAGA ideia do que viemos fazer aqui e do que estamos “trabalhando” para nos tornar.

Finalmente, para fortalecer essa NOSSA busca consciente, nada como o poema de Drummond. Aproveite. Saboreie cada palavra. Ele é o “laço” do presente que estamos oferecendo à nossa alma hoje.



Os Ombros Suportam o Mundo
(Carlos Drummond de Andrade)

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.


Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.


Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.