quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Programa Ler e Escrever

POR MARI MONTEIRO


Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se como uma Política Pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual.

Sua meta é ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série / 3º ano) e consequentemente garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências necessárias para que as mesmas possam adequar seu discurso oral e escrito as diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

Além disso, o Programa visa assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos e das demais disciplinas que integram o Currículo do Ciclo I do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.( In. http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/programa-ler-e-escrever acesso em 25/02/2014) 

Além da definição oficial do programa, é interessante saber que o site da FDE disponibiliza diversos links para consultas. Entre eles, orientações sobre a condução do Programa Ler e Escrever no cotidiano da sala de aula. Seguem algumas orientações gerais que foram repassadas aos profissionais da educação como estas, específicas para o INCENTIVO à leitura:


• Liste em um cartaz todos os livros do acervo.

• Leia em voz alta para eles todos os dias.

• Comente sobre os autores conhecidos.

• Destaque os nomes das obras e incentive-os a antecipar seu conteúdo.

• Comente sobre as capas e ilustrações e incentive-os a fazer o mesmo.

• Explore o índice dos livros para localizar informações precisas e dê dicas de como fazê-lo.


• Destaque e sinalize onde se encontram aspectos pouco conhecidos ou explorados dos livros: dedicatórias, edição do livro, biografias dos autores e ilustradores, textos de orelha e contracapa.

• Com o tempo, busque uma forma de classificá-los segundo a variedade textual existente: poemas, contos, informativos e outros...

• Organize regras para um sistema de empréstimos. Uma visita à sala de leitura da escola ou a uma biblioteca e uma entrevista com quem organiza os livros pode ser útil.

• Incentive os alunos quanto à leitura autônoma e convide-os, sempre que possível, a compartilhar suas impressões.

• Deixe-os à vontade em suas escolhas e interpretações.

• Procure estabelecer uma rotina quanto ao uso dos livros: pode ser, por exemplo, todos os dias depois de uma determinada atividade.




terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Um dia na Escola do Meu Filho - Escola da Família

POR MARI MONTEIRO

“Um Dia na Escola do Meu Filho” é um projeto que visa; sobretudo, estreitar os laços entre a escola e a família. Neste dia, os responsáveis pelos estudantes são convidados a participar da programação conhecendo de perto a rotina e a comunidade escolar.
Palestra sobre a importância da participação da família nas atividades desenvolvidas pela escola.


Durante todo o dia, são realizadas atividades dedicadas às famílias dos estudantes. Os professores organizam gincanas, brincadeiras, jogos, apresentações de teatro e dança e falam sobre temas que envolvem a rotina dos alunos.

Seguem os registros das apresentações dos alunos do período da tarde em homenagem aos pais:



Fala da Coordenadora Nádia sobre a importância da presença dos responsáveis.

Tal prática, antes mesmo de receber este nome dado pela Secretaria da Educação, sempre foi um ponto de crucial importância para a Equipe Escolar da E. E. Carlos Drummond de Andrade. (veja artigos relacionados já publicados no blog). Entendemos que, juntas, escola e família podem, de fato, concretizar as transformações que tanto almejamos.

O início do Projeto, em 2014, foi um sucesso! O número de pais presentes na escola superou as expectativas da Equipe escolar; assim como, a RECEPTIVIDADE e INICIATIVA de todos os presentes, familiares e Equipe Escolar, em resposta às ações propostas.


Portanto, acompanhem pelo blog. Pois, como diz a Gestora Helena: “2014 PROMETE!!!”

 

ATPC – 24 de Fevereiro de 2014 – Sob a orientação da Coordenadora Nádia de Paula

POR MARI MONTEIRO

Prof. Gedalva; Coord. Nádia e Prof. Gildete

Nesta semana, o ATPC foi voltado para a produção de um “CRUZADÃO COLETIVO”, cuja intenção é que o mesmo seja, posteriormente, reproduzido para que os professores possam utilizá-los como mais um recurso para o letramento. A ideia principal é a utilização do alfabeto móvel como eixo central da atividade.
 
Durante os ATPCs, os professores demonstraram pleno interesse pela proposta e, o que é mais significativo, puderam vivenciar a atividade antes de desenvolvê-la em sala de aula.
 
Foi um trabalho significativo e producente para TODOS!!! A gestão agradece o COMPROMETIMENTO. Apreciem os registros.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

POR MARI MONTEIRO


A título de informação, HPV (do inglês human papiloma vírus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. (In. http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_do_papiloma_humano).
Orientação fornecida pela enfermeira Patricia da UBS - Vila Magini, para um grupo de mães, sobre a importância da vacinação contra o HPV.


Como é possível perceber trata-se de uma questão de saúde pública que necessita de ESCLARECIMENTOS para que sejam planejadas ações PREVENTIVAS. Uma destas ações é a vacinação. Neste sentido o Ministério da saúde, sob a orientação do Ministro da Saúde Arthur Chioro, que é especialista em SAÚDE COLETIVA, inicia em 10 de março, a vacinação de todas as garotas brasileiras de 11 a 13 anos na rede pública de saúde. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No ano que vem, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos.

A vacina será ministrada nas 36 mil salas de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) e também em escolas públicas e privadas, em ações organizadas pelos municípios. O governo pretende vacinar, até o final do ano, cinco milhões de garotas.
O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.
Para maiores informações, leia mais em: ( http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/01/22/vacinacao-contra-o-hpv-para-garotas-de-11-a-13-anos-comeca-em-10-de-marco.htm)