segunda-feira, 24 de março de 2014

IDESP – 2014 – E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

POR MARI MONTEIRO

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
                                                                                                                                                       
As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino. (Mais informações em http://idesp.edunet.sp.gov.br/o_que_e.asp acesso em 24/03/2014)




Desde sempre a Equipe Carlos Drummond de Andrade apresenta uma preocupação muito grande com o APRENDIZADO SIGNIFICATIVO.  Tarefa esta que tem se tornado cada vez mais árdua. No entanto, TODOS os envolvidos no processo educativo possuem clareza de que somente através de muito trabalho sério; da formação contínua e da consideração do aluno como sujeito da aprendizagem, capaz de ultrapassar os próprios limites, se torna possível não apenas alcançar as metas estabelecidas; mas, inclusive, superá-las. E foi exatamente isso que aconteceu em 2013.

Tenho a oportunidade diária de observar o trabalho dos docentes; da gestão e dos funcionários da escola e posso afirmar, com muita propriedade, que cada um, à sua maneira e com as competências que lhe cabem, FAZ O MELHOR pelos alunos. Na E.E. Carlos Drummond de Andrade impera a máxima de que não existe o “seu aluno” ou “o meu aluno”; mas, sim, OS NOSSOS ALUNOS. O que resulta num trabalho coletivo e totalmente direcionado para as necessidades do aluno.


Enfim, TODOS (sem exceção) sintam-se cumprimentados pela Equipe Gestora pelo excelente trabalho desenvolvido em 2013. Temos plena convicção de que, em 2014, os desafios serão ainda maiores; mas, com muita HUMILDADE e CORAGEM, elevaremos ainda mais o patamar da qualidade educacional na nossa escola. OBRIGADA A TODOS!



quinta-feira, 20 de março de 2014

Alunos do Ensino Médio (EJA) podem utilizar recursos de informática para criar, montar e enviar trabalho de Arte pela Internet.

Aluna do 3ºTA Patrícia preferiu montar seu trabalho sobre "Expressionismo" utilizando imagens digitais e o enviando por e-mail para ser avaliado na matéria de Arte, poupando tempo e papel. Bela iniciativa!!!

ACOMPANHEM ATUALIZAÇÕES DA 

"GALERIA DE ARTE DOS ALUNOS" 

2014 - 1º SEMESTRE 


quarta-feira, 19 de março de 2014

TERCEIRO DIA: PLANEJAMENTO 2014

POR MARI MONTEIRO


"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado." (Provérbio chinês)

No terceiro de planejamento, foi proposto que os professores se dividissem por turmas/séries para iniciar o planejamento específico. O trabalho em grupo foi altamente produtivo. A princípio, os professores realizaram um levantamento das principais dificuldades dos alunos (já detectadas em sala de aula através de sondagens) e, a partir daí, elaboraram ações que visam sanar tais dificuldades durante o ano letivo.

A continuidade e o fechamento do planejamento ocorrerão durante os ATPs; situação na qual os professores continuarão os trabalhos em grupo sob a orientação da Coordenação Pedagógica.

Diretora Helena homenageando as professoras e demais funcionárias da Escola.

 No final dos trabalhos do dia, a gestão fez uma homenagem ao grupo em função do Dia internacional da Mulher. Seguem alguns registros deste dia:





















































terça-feira, 18 de março de 2014

SEGUNDO DIA: PLANEJAMENTO 2014

POR MARI MONTEIRO


No segundo dia do Planejamento 2014, na E. E. Carlos Drummond de Andrade, o encontro entre professores e gestão teve início com uma dinâmica muito interessante sobre os diferentes papéis que exercemos no cotidiano escolar. Em grupos, nós atuamos ora como quem SOFRE A AÇÃO; ora como quem IMITA A AÇÃO; ora como o PERGUNTADOR e ora como o CARENTE. Durante a dinâmica, todos os membros puderam experimentar as sensações das quatro funções. 



























Após a parte prática, todos puderam expor seus sentimentos em relação aos papéis exercidos. Foi muito bom “estar na pela do outro”. Mesmo porque, observamos aspectos interessantes como, por exemplo, que o “PERGUNTADOR”, de um modo geral, fazia os questionamentos de forma inquiridora. Que o “CARENTE”, não acrescentava nada; ou quase nada, ao agrupo. Que aquele que “SOFRE A AÇÃO”, fica sempre sobrecarregado e que, o ”IMITADOR” era quem menos aparecia no grupo... Obviamente, há as interpretações pessoais; mas, em suma, foi esta a conclusão coletiva a que chegamos sobre o trabalho em equipe.









Em seguida, iniciou-se uma conversa acerca dos projetos que aconteceram na Escola e que devem continuar em 2014. Foi de consenso geral que, além dos projetos desenvolvidos em 2014, terá início o Projeto voltado para a COPA 2014. Pois, inegavelmente, vivemos um momento histórico-cultural muito oportuno para tanto.

As discussões seguintes foram em torno da necessidade de REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA desenvolvida em 2013 e redirecioná-la e/ou incrementá-la de acordo com as necessidades observadas. Além disso, a Gestão deixou bem claro que o Planejamento não se restringe aos dias específicos, mas que se estende ao longo do ano em discussões em ATPs e como parte da FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES.










Outro aspecto esclarecido foi a divisão dos ciclos de TRÊS ANOS; sendo o CICLO DE ALFABETIZAÇÃO do 1º ao 3º ano do Ensino fundamental I. E o CICLO INTERMEDIÁRIO do 4º ano do Ensino Fundamental I ao 6º ano do Ensino Fundamental II. Vale ressaltar que, além da leitura e do estudo coletivo dos textos no Planejamento, os professores receberam, via e-mail, o conteúdo para ser relido e analisado sempre que necessário.


Ficou muito evidente neste segundo dia que a Escola, enquanto equipe que desenvolve um TRABALHO COLETIVO, deve ter ciência de suas fragilidades para, então elaborar o PLANO DE AÇÃO voltado para as necessidades do aluno. Para tanto, foi estudado um roteiro para auxiliar na elaboração de metas para 2014; bem como uma lista de sugestão de materiais para manter o caráter de SUSTENTABILIDADE defendido e desenvolvido pela escola.

Finalmente, foram traçadas ações para a continuidade dos projetos desenvolvidos em 2014 e que deram certo. Alguns foram acrescidos de algumas sugestões; outros foram sugeridos como proposta: passeio ao Planetário; Uma tarde no Cinema etc. Foi um dia muito producente para TODOS. 


VACINAÇÃO CONTRA HPV: E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

POR MARI MONTEIRO


Dando continuidade à Campanha de Combate ao HPV 2014, foi realizada ontem, 17 de março, a vacinação das meninas de 11 a 13 anos, que estudam na E. E. Carlos Drummond de Andrade.
















Após campanha de esclarecimento aos pais e responsáveis, as meninas aptas a receber a dos e da vacina foram informadas sobre o horário e data da vacinação. Antes de tudo, houve uma conversa esclarecedora entre os profissionais de saúde e as estudantes. os principais temas abordados foram: a definição de HPV; sintomas e a importância da prevenção.


Estiveram presentes também dentistas que falaram sobre a SAÚDE BUCAL, contemplando orientações sobre higiene bucal; escovação correta e a  necessidade da visita periódica ao dentista.



















Feito isso, as meninas receberam a vacina e, certamente, se encontram; além de protegidas, conscientes da importância desta e de outras de doenças sexualmente transmissíveis.























Enfim, para saber a amplitude desta campanha de PREVENÇÃO, basta pensarmos o seguinte: Já imaginou se há VINTE ou DEZ anos atrás já dispuséssemos deste recurso, quantas doenças e mortes precoces teriam sido evitadas?

Seguem alguns registros desta importante ação coletiva. 

Apesar das carinhas de dor, as meninas sabem o quanto a proteção é necessária. E deixaram a Escola felizes da vida!!!









A Gestão da E. E. Carlos Drummond de Andrade parabeniza as alunas e os familiares pela participação na Campanha e agradece a TODOS os Profissionais da Saúde envolvidos.