quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fotos da visita dos alunos da E.J.A. até o SESC Santo André - Exposição de Nino Cais

Visita dentro do projeto "Cultura é currículo" - Secretaria Estadual de Educação

Acessem "FOTOS" no alto desta página para visualizar todas as imagens feitas no dia do evento (13/05/2014) pelo Prof. Flavio - Arte.
 

terça-feira, 13 de maio de 2014

DESCOMPLICANDO A MATEMÁTICA

POR MARI MONTEIRO


Quando nossa gestora Helena me  mostrou o primeiro vídeo do Professor Marcio Barbosa, juro, me senti muito estranha. "Estou passada!" Eu dizia. Primeiro, porque me perguntava: "Como pude sofrer tanto, por tantos anos, com medo de matemática!" Segundo, porque até hoje, particularmente, nunca encontrei um professor de matemática que se dedicasse a FACILITAR O APRENDIZADO DAS CIÊNCIAS EXATAS. 

Pretendemos, em breve, manter um contato mais próximo com o Professor Marcio Barbosa. Enquanto isso não ocorre, fica a dica. Visite seus videos no youtube. Vale  muito a pena. O link abaixo é um dos muitos  que o professor divulga. Nunca pensei que fosse dizer isso em relação à matemática (rsrrsrs); mas, DIVIRTA-SE!

http://www.youtube.com/watch?v=oVhGI1w5KW4 


segunda-feira, 12 de maio de 2014

CARLOS DRUMMOND: ENCONTRO ENTRE GESTÃO E PAIS MÊS DE MAIO - 2014

POR MARI MONTEIRO

A Gestão da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade tem como prática promover encontro com os pais dos alunos do Ensino Fundamental I durante o ano. Tais encontros são sempre muito PRODUTIVOS. Os pais da nossa comunidade são muito participativos e  interessados na melhoria das relações entre a escola e família. desde os primeiros encontros, os pais entenderam que quanto mais próxima for a relação deles com a escola, melhor será o rendimento escolar dos estudantes.

Outro aspecto importante, que já faz parte da mentalidade e do comportamento de boa parte dos pais, diz respeito ao fato de que à escola e à família cabem PAPÉIS DIFERENTES; mas que a união das duas instâncias pode melhorar, e muito, o desempenho dos alunos. Ou seja, está claro para todos que à escola cabe o papel de ENSINAR (no sentido mais amplo da palavra) e, aos pais e responsáveis, cabe o papel de EDUCAR, aquela educação que sempre dizemos (e esperamos...) que  "vem de casa". Mas, e quando, por "N" motivos, NÃO VEM? A escola se omitirá e fingirá que não enxerga as consequências deste fato? JAMAIS


Diante disso, em todas as situações, a união e a PARCERIA entre pais e escola só podem trazer BENEFÍCIOS. Muitas vezes, o que nós educadores não percebemos; detalhes que nos foram, por algum motivo, omitido, farão toda a diferença no processo de aprendizagem.

Portanto, os encontros do mês de maio já estão agendados. Terão início em 14 de maio e terminarão em 30 de maio. Sendo que no segundo semestre serão agendados outros encontros com a finalidade de tratar outros temas. Todos os encontros serão registrados e postados neste blog para que professores; membros da comunidade e leitores em geral possam se inteirar das pautas desenvolvidas. NÃO PERCAM!!!


quinta-feira, 8 de maio de 2014

ESPECIAL DIA DAS MÃES: As influências das emoções negativas ou positivas na qualidade de vida

POR MARI MONTEIRO


O CEQV (Centro de Qualidade de Vida), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, chama nossa atenção para a existência de uma INTERDEPENDÊNCIA entre  as emoções negativas e os órgãos do nosso corpo. Cientes disso e do fato de que estamos às vésperas do Dia das Mães, cabe uma reflexão sobre a grande responsabilidade exigida pelo papel das mães na contemporaneidade. Foi se o tempo em que a mulher se dedicava apenas aos cuidados com a casa e à criação dos filhos.

Ser mãe atualmente envolve uma ampla gama de funções. A mulher assumiu múltiplas tarefas, o que nem sempre é por questões de independência ou de “própria vontade”. Na maioria dos casos, as mulheres são arrimos de família e lhes sobre pouco tempo para ser mãe e quase NENHUM PARA SI MESMA. Este padrão comportamental compromete a qualidade de vida tanto biológica como emocionalmente.


Daniel Coleman (2010) chama a atenção para o fato de que os sociobiólogos indicam a preeminência do coração sobre a mente nesses momentos cruciais, quando indagam por que a evolução deu à emoção um papel tão essencial na psique humana. Nossas emoções, dizem, nos guiam quando enfrentamos provações e tarefas demasiado importantes para serem deixadas apenas ao intelecto o perigo, a dor de uma perda, a persistência numa meta apesar das frustrações, a ligação com um companheiro, a formação de uma família. Cada emoção oferece uma disposição distinta para agir; cada uma nos põe numa direção que deu certo no lidar com os recorrentes desafios da vida humana. À medida que essas situações se repetiram e repetiram ao longo de nossa história evolucionária, o valor de sobrevivência de nosso repertório.



De a acordo com o Fisioterapeuta Tiago Balsini (Centro de Educação e Vivência – CEVI), As emoções negativas causam stress no corpo, consequentemente levam a uma diminuição da imunidade natural, aumentando as chances de contrair infecções bacterianas, virais e principalmente dores musculares. Emoções como o medo, preocupação, tristeza, raiva, ciúmes, inveja e hipocrisia são imensamente prejudiciais para o corpo. A raiva e o ciúme interferem nas mensagens cerebrais para todas as partes do corpo. Os músculos ficam sempre tensos, com maior frequência na região do pescoço e cervical. Devido ao fato de que os músculos são fixados aos ossos, as tensões musculares podem causar desalinhamentos e compressões vertebrais, gerando assim quadros dolorosos em toda a coluna vertebral.

CEQV - Centro de Qualidade de vida - SEE - SP


Existe um inter-relacionamento simbiótico entre cada órgão do corpo humano com uma emoção específica. Ou seja, toda doença física tem uma emoção correspondente como origem. Por que sentimos, como sentimos é o resultado da sinfonia e harmonia das nossas próprias moléculas de emoção, que afetam cada aspecto da nossa fisiologia.

Por outro lado, Thiago Bashi afirma que as EMOÇÕES POSITIVAS como a esperança, serenidade, paciência, coragem, gentileza, afeição e o amor. Quando uma pessoa se envolve nestas emoções positivas seu corpo é livre do stress e assim se torna mais apto a experenciar uma saúde normal. Emoções positivas podem construir saúde e alegria no indivíduo. A pessoa é o balanço do que está pensando. A chave para uma vida saudável e livre de dores, doenças e stress é manter suas emoções sempre positivas. Isso pode ser feito entendendo e controlando as emoções.




Então, a sugestão é manter o equilíbrio. Fácil? Não! Contudo, podemos sempre dar o PRIMEIRO PASSO. Neste DIA DAS MÃES, presenteie a si mesma. Que tal uma tarde só sua? Uma manhã sem hora para acordar? Um passeio em meio à natureza? Uma sessão de cinema? Há tantas possibilidades. O importante é fazer disso um hábito. Acreditar que isso fará de você uma pessoa MELHOR para si mesma e para os outros é uma excelente motivação. Quando se está bem, as pessoas ao nosso redor sentirão MAIS PRAZER em desfrutar de nossa companhia. Pense nisso com carinho.



Coisa mais linda é ser mãe... Mas também MULHER; AMANTE; PESSOA SAUDÁVEL; BEM SUCEDIDA; BEM RESOLVIDA; MULHER QUE AMA e QUE POSSUI TANTO AMOR PRÓPRIO, que pode distribuí-lo e à vontade. E quem ganha com isso: TODOS! Filhos amados; companheiros que aprendem a serem PARCEIROS; mulheres mais felizes... MÃES  MAIS FELIZES!