quarta-feira, 4 de junho de 2014

QUERIDA ROSE: NOVOS CAMINHOS TE AGUARDAM

POR MARI MONTEIRO COM A COLABORAÇÃO DE FLAVIO CESAR NOVO
Coordenador Pedagógico Celso Ricardo e nossa querida amiga Rose


Nesta última sexta – feira, a nossa querida amiga de trabalho, a merendeira Rose, deixou de trabalhar nesta Unidade. Apesar das saudades que deixará, estamos todos muito felizes por ela, pois prestou concurso e assumirá um novo cargo.

Esta singela homenagem deve-se ao fato de que profissionais competentes e compromissados são cada vez mais raros. E, com toda sua dedicação e educação, Rose nos presenteou com sua presença durante bons anos de trabalho.

Fato é que estaremos TODOS torcendo muito pelo sucesso e pela felicidade desta pessoa que sempre nos é tão querida. Muito obrigada por tudo Rose. Que Deus abençoe sua nova trajetória!


terça-feira, 3 de junho de 2014

ENCONTRO ENTRE GESTORES E PAIS MAIO DE 2014

POR MARI MONTEIRO



Durante todo o mês de maio de 2014, foram realizados VINTE E SEIS ENCONTROS entre os pais e os gestores da E.E. Carlos Drummond de Andrade. Todos os dias, desde 14/05 até 30/05, aconteceram DOIS ENCONTROS DIÁRIOS. Desta maneira, os pais que não puderam comparecer em encontros anteriores previamente agendados, puderam comparecer nos seguintes. Esta flexibilidade fez com que o número de participantes se tornasse CRESCENTE a cada novo encontro.

Outro aspecto que nos causou muito contentamento foi o fato de que a grande maioria dos pais, quando não podiam comparecer no horário agendado para a sala de seus filhos, se prontificou a JUSTIFICAR A AUSÊNCIA. Esta atitude, aparentemente simples, indica que os pais e responsáveis valorizaram e deram a devida IMPORTÂNCIA AO CONVITE.


Durante todos os encontros, de uma forma ou de outra, houve sempre muita comoção por parte dos participantes. Por vezes, antes mesmo do vídeo ilustrativo (que abordava a relação entre pais e filhos), os participantes se manifestavam sobre suas relações com os filhos; sobre a falta de tempo; sobre como as relações mudaram e; sobretudo; como a RETOMADA DE VALORES é cada vez mais necessária no âmbito familiar. 

Ocorreram momentos de forte comoção quando pais relatavam que não tiveram AMOR na infância e que com muitos sobressaltos conseguiram ser o que são hoje. Neste momento foi ressaltado que sempre é possível fazer diferente e que não cabe a nós julgarmos o que aconteceu, pois a história de passado é uma referência que não podemos perder, mais o presente e futuro é uma decisão de cada um.

Todos os participantes concordam plenamente que os papéis da escola e da família são DISTINTOS. À escola cabe ESCOLARIZAR e à família cabe EDUCAR. Muitos pais e mães, inclusive, ficaram alarmados ao tomar conhecimento sobre a forma como algumas crianças são tratadas por algumas famílias; assim como, sobre a forma como algumas famílias tratam a escola.


Houve casos muito interessantes e gratificantes durante os encontros. Por exemplo, uma vez começada à reunião, havia pais que pediam para sair para buscar outro filho em outra escola e, em seguida, eles voltavam a participar da reunião com a criança. Isso denota, no mínimo, interesse por parte deles. Houve um caso exemplar de uma mãe que tem duas filhas na escola e frequentou duas vezes em dias diferentes a reunião. Contudo, quando foi orientada que poderia participar apenas de um encontro, a mesma justificou que a outra filha cobraria e que ela gostou muito de participar.

No decorrer da reunião, era possível perceber que, à medida que a gestora Helena ia colocando os aspectos pautados, os pais se tornavam cada vez mais interessados e mais “relaxados” também. Atribuímos isso ao fato de que, logo no início, já era possível perceber que não se tratava de uma reunião para informar notas ou para “puxar a orelha”; mas, sim, um encontro para FORMAÇÃO COLETIVA. Um encontro para realizar TROCAS e APRENDIZADO.

Dentre os principais temas enfocados, além da distinção entre os papéis da família e da escola estão: a questão dos LIMITES; da firmeza ao dizer “NÃO”; da necessidade de tempo para auxiliar os filhos nas tarefas escolares e na organização de seus materiais; da RECIPROCIDADE no que se refere a gestos cordiais como cumprimentos; tom de voz; argumentação etc.; do resgate da UNIÃO FAMILIAR; do aprendizado e do reforço do RESPEITO MÚTUO; HIGIENE com dicas sobre banho, escovação, escabiose e piolhos; ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL dicas sobre consumo consciente, participação da criança no cotidiano familiar, educação alimentar e importância da convivência em família nos momentos de parada para alimentação e; sobretudo, A IMPORTÂNCIA DE AMAR E DOAR-SE A ESTA CRIANÇA QUE AÍ ESTÁ.



Diante da calma e do ACOLHIMENTO com que foram recebidos, os pais ficaram totalmente à vontade para expressar seus sentimentos.  Foram momentos impagáveis. Sobretudo, após a exibição do vídeo, os pais eram convidados para comentar sobre as sensações a partir do vídeo. Assim, a fim de compartilhar, ainda que de forma muito minimalista, as experiências vivenciadas durante os encontros, seguem alguns trechos de algumas falas dos participantes:

- “Tudo que me vem à mente é fazer para os meus filhos o que meus pais não puderam fazer por mim.”.
- “No primeiro dia em que trouxe minha filha no portão, disse a ela: ‘Esta é uma escola muito especial, porque é graças a ela que estou aqui.”.
- “O vídeo me tocou, justamente, porque nada disso aconteceu entre mim e meu pai. E, se dependesse de uma relação assim, eu não seria o que sou hoje.”.
- “Estudei aqui e esta escola fez toda diferença na minha vida!”.
- “Fui dependente de álcool muitos anos e percebi o quanto perdi na relação em família e hoje a convivência é muito melhor, NOS AMAMOS”.
- “A partir de agora prestarei mais atenção na alimentação, percebi que pode ser diferente”.
-“Tive tudo o que foi referência ruim para ser uma pessoa do mal, mais fiz totalmente o contrário e me orgulho da família que tenho hoje e do amor que existe nela. Fiz diferente e deu certo”.

Há muitos outros relatos. Todos carregados de emoção. Algo muito interessante que observamos é que, mesmo aqueles que não se expressaram verbalmente, o fizeram de algum modo: olhando-nos com os olhos marejados; esfregando as mãos umas nas outras; abaixando a cabeça... Fato é que a EMOÇÃO TOMAVA CONTA DO ESPAÇO em todos os encontros.

Ao final, podemos afirmar, com toda certeza, que foi uma experiência sensacional. Aprendemos muito com os pais que participaram que, a propósito, alcançaram a marca de 70%, o que nos deixou muito felizes. Mesmo porque sabemos que, indiretamente, “atingimos” muito mais que isso; pois sempre haverá aquele participante que compartilhará sua experiência com outro e com o outro e com mais um... E seremos sempre mais do que aparentamos ter sido. E, consequentemente, teremos sido agraciados com a oportunidade de aprendermos cada vez mais uns com os outros e a fazer a diferença na vida destas pessoas assim como fizeram na nossa em mais uma jornada educacional.

CONVITE ESPECIAL: Convidamos a todos os leitores e, principalmente, aos professores para que, além de apreciarem os registros fotográficos abaixo,  DEIXEM SEUS REGISTROS neste blog. Seus comentários acerca dos encontros ocorridos são de grande valia para a organização dos encontros do segundo semestre. Muito obrigada. A Gestão.