terça-feira, 25 de novembro de 2014

PROJETO SALAMANCA + 20 - COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

POR MARI MONTEIRO


O Projeto "Salamanca + 20: 1994 a 2014" é proposto como o instrumento mais adequado para celebrar, com propriedade, esse importante acontecimento, que foi a "Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais". Não é, porém, intuito da Secretaria da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), imobilizar-se na lembrança do fato passado. Ao contrário, importa que se reflita sobre a efetivação do Direito de Todos à Educação no cotidiano das escolas, hoje.

O fim último desta iniciativa é que, na perspectiva da "Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais", todos juntos lutemos por uma escola inclusiva, de qualidade e aberta para todos. As ações serão coordenadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) da CGEB. (...)

O Projeto "Salamanca + 20: 1994 a 2014" será desenvolvido ao longo de 2014, materializando-se por meio das diferentes ações, a seguir descritas. Dele participarão a Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB), a Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza (EFAP) por meio do Centro de Referência em Educação Mário Covas (CREMC), as Diretorias de Ensino (DEs) e as Escolas.

Diante disso, aconteceram CINCO encontros envolvendo toda a Equipe Escolar. Nos referidos encontros, ocorreram, além da retomada de leituras alusivas à Declaração de Salamanca, leituras relacionadas aos temas específicos de cada encontro. A cada encontro, o grupo de estudos realizou diferentes discussões norteadas pelas questões propostas pelo projeto e fundamentadas em textos referentes às temáticas de cada encontro.

Assim sendo, nos próximos dias serão postados no blog Drummond os relatórios referentes a cada um dos encontros realizados, a fim de socializar as experiências do grupo com TODOS os leitores.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

NOITE DA PIZZA NO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

POR MARI MONTEIRO



No dia 12 de setembro do corrente ano, foi realizada a “NOITE DA PIZZA”, na E. E. “Carlos Drummond de Andrade”. O evento teve como principal objetivo, reunir familiares; alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e toda a Equipe Escolar.

Cabe ressaltar que, durante o processo de preparação do evento, houve total colaboração e  empenho de todos: membros do Conselho de Escola; pais e familiares dos alunos e de todos os funcionários da escola. Tal nível de COMPROMETIMENTO resultou num significativo momento de SOCIALIZAÇÃO. Teve muita MÚSICA BOA e Pizzas deliciosas!

Assim, é com prazer que a Equipe Gestora agradece imensamente a PARTICIPAÇÃO e o EMPENHO de todos! Muito Obrigado!


Os melhores momentos podem ser apreciados através dos registros fotográficos que seguem: