sexta-feira, 13 de março de 2015

PLANEJAMENTO ANUAL 2015

POR MARI MONTEIRO




Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2015, ocorreu o Planejamento anual deste ano. Como sempre, a participação dos docentes foi maciça. O que muito nos motiva. Serão apresentados neste artigo os principais acontecimentos destes dois dias de trabalho coletivo. Não apenas para registrar esta importante etapa do ano letivo, mas, principalmente, para rever (sempre que necessário) todos os aspectos abordados e reafirmá-los ou readaptá-los, quando preciso for.

Primeiramente, segue a pauta elaborada pela Equipe Gestora de acordo com as peculiaridades da Instituição; bem como, de acordo com as orientações da Secretaria da Educação:


E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PLANEJAMENTO - FEVEREIRO DE 2015
                                                             

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos os fragmentos futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser DIFERENTE. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)

► Objetivo: Planejar ações, estratégias e conteúdos tendo em vista as expectativas de aprendizagem não alcançadas.

► Conteúdos:
Resultados da AAP e SARESP
Expectativas de Aprendizagem

► Procedimentos:

Quinta - feira (19/02)
·         Acolhimento: (14’)
                   Música: Dentro de um abraço – Jota Quest
                   Socialização
·         Leitura pela PC: Casa Arrumada – Carlos Drummond de Andrade
                  Socialização (10’)

Vídeo: Escola Democrática

Dislexia – Programa Bem Estar
         
Reflexões:
1.   A EE Carlos Drummond é uma escola democrática?
2.   Todo o nosso trabalho é realmente desenvolvido para o aluno?
3.   Quando os resultados não são satisfatórios, olhamos para o nosso trabalho ou culpamos alguém?
4.   Que peso tem as disciplinas de Arte e Ed. Física na aprendizagem?
5.   Quais as ações pedagógicas que podemos desenvolver para melhorar as condições dos alunos, que chegam a nossas mãos com deficiências declaradas e as que ainda não sabemos?
·         CAFÉ
·         PPT – Síntese de reflexões pedagógicas
     Análise e discussão dos resultados das avaliações
                                     
◘◘◘
    
Sexta feira (20/02)
1.   Planejamento por anos – (utilizando o Guia do Ler e Escrever e Emai)
2.   Elaboração do Plano de Ação
3.   Professores de Arte e Ed. Física

      “Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender” Alexandre Herculano.
                                                                                                                                 
                                                                                                 

Bom trabalho a todos!!!!   
Equipe Gestora

Agora seguem, na ordem em que foram apresentados na pauta, os recursos empregados pra ilustrar e para desenvolver um planejamento mais dinâmico e produtivo. Salientamos que no dia 19/02, contamos com a presença da PCOP, Silvia Alhers da Diretoria de Ensino de Mauá. E, no dia 20/02, esteve presente o Supervisor de Ensino Sr. José Antonio Guariglia.



A abertura foi feita com a letra e música “Dentro de um abraço” (Jota Quest). Tal dinâmica foi muito interessante, pois, depois de apropriar-se da letra e cantar a mesma, os participantes, espontaneamente, se abraçaram num gesto de acolhimento e receptividade.



Em seguida, foi lido o poema “Casa arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade, leitura esta que resultou num belo debate sobre convivência e respeito mútuo.


CASA ARRUMADA


Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.



Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)


Em seguida, assistimos ao vídeo: “Escola democrática” e uma  edição do Programa Bem Estar sobre a DISLEXIA. A partir destes recursos, o grupo refletiu sobre aspectos como:

1 – A E.E. Carlos Drummond é uma escola democrática?
2 – Todo o nosso trabalho é realmente desenvolvido para o aluno?
3 – Quando os resultados não são satisfatórios, olhamos para nosso trabalho ou procuramos culpados?
4 – Que pesos têm as disciplinas de Arte e de Educação Física n a aprendizagem?
5 – Quais as ações pedagógicas que podemos desenvolver para melhorar as condições dos alunos que chegam até nós com deficiências declaradas e com as que ainda não conhecemos?

Após a pausa para o café, foram apresentados para o grupo os resultados das avaliações de 2014, o que desencadeou uma reflexão bastante produtiva no sentido de auxiliar as ações a serem desenvolvidas em 2015.

Enfim, no dia 20/02, os docentes  se reuniram em grupos por turma/área para proceder à  elaboração dos Planos de ação, utilizando o Guia de Estudos do Programa Ler e Escrever.

Desejamos a todos um excelente ano letivo, com muito trabalho,  muitos resultados positivos e, principalmente, muito prazeroso para todos!

Um grande abraço.

Equipe Gestora.