POR MARI MONTEIRO
Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2015, ocorreu o
Planejamento anual deste ano. Como sempre, a participação dos docentes foi
maciça. O que muito nos motiva. Serão apresentados neste artigo os principais
acontecimentos destes dois dias de trabalho coletivo. Não apenas para registrar
esta importante etapa do ano letivo, mas, principalmente, para rever (sempre
que necessário) todos os aspectos abordados e reafirmá-los ou readaptá-los,
quando preciso for.
Primeiramente, segue a pauta elaborada pela Equipe Gestora de acordo com as peculiaridades da Instituição; bem como, de acordo com as orientações da Secretaria da Educação:
E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PLANEJAMENTO - FEVEREIRO DE 2015
"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos os fragmentos futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que
o mundo pode ser DIFERENTE. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do
futuro...” (Rubem Alves)
► Objetivo: Planejar ações, estratégias e conteúdos
tendo em vista as expectativas de aprendizagem não alcançadas.
► Conteúdos:
Resultados da AAP e SARESP
Expectativas de Aprendizagem
► Procedimentos:
Quinta - feira (19/02)
·
Acolhimento:
(14’)
Música: Dentro de um abraço
– Jota Quest
Socialização
·
Leitura
pela PC: Casa Arrumada – Carlos Drummond de Andrade
Socialização (10’)
Vídeo: Escola Democrática
Dislexia – Programa Bem Estar
Reflexões:
1. A EE Carlos Drummond é uma escola democrática?
2. Todo o nosso trabalho é realmente desenvolvido para o aluno?
3. Quando os resultados não são satisfatórios, olhamos para o
nosso trabalho ou culpamos alguém?
4. Que peso tem as disciplinas de Arte e Ed. Física na
aprendizagem?
5. Quais as ações pedagógicas que podemos desenvolver para
melhorar as condições dos alunos, que chegam a nossas mãos com deficiências
declaradas e as que ainda não sabemos?
·
CAFÉ
·
PPT – Síntese de reflexões pedagógicas
Análise e discussão dos resultados das avaliações
◘◘◘
Sexta feira (20/02)
1. Planejamento por anos – (utilizando o Guia do Ler e Escrever e Emai)
2. Elaboração do Plano de Ação
3. Professores de Arte e Ed. Física
“Eu não me
envergonho de corrigir meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho
de raciocinar e aprender” Alexandre Herculano.
Bom trabalho a todos!!!!
Equipe Gestora
Agora seguem, na ordem em que foram apresentados na
pauta, os recursos empregados pra ilustrar e para desenvolver um planejamento
mais dinâmico e produtivo. Salientamos que no dia 19/02, contamos com a
presença da PCOP, Silvia Alhers da Diretoria de Ensino de Mauá. E, no dia
20/02, esteve presente o Supervisor de Ensino Sr. José Antonio Guariglia.
A abertura foi
feita com a letra e música “Dentro de um abraço” (Jota Quest). Tal dinâmica foi
muito interessante, pois, depois de apropriar-se da letra e cantar a mesma, os
participantes, espontaneamente, se abraçaram num gesto de acolhimento e
receptividade.
Em seguida, foi
lido o poema “Casa arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade, leitura esta que
resultou num belo debate sobre convivência e respeito mútuo.
CASA ARRUMADA
Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com
espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser
casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo
limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa
onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela
em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de
lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo
uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra
mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é
porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem
banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas
que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário,
tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a
gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros
amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem
lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente
arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe
sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.
Carlos Drummond de Andrade
(1902-1987)
Em
seguida, assistimos ao vídeo: “Escola democrática” e uma edição do Programa Bem Estar sobre a
DISLEXIA. A partir destes recursos, o grupo refletiu sobre aspectos como:
1 – A E.E.
Carlos Drummond é uma escola democrática?
2 – Todo o
nosso trabalho é realmente desenvolvido para o aluno?
3 –
Quando os resultados não são satisfatórios, olhamos para nosso trabalho ou
procuramos culpados?
4 – Que pesos
têm as disciplinas de Arte e de Educação Física n a aprendizagem?
5 – Quais
as ações pedagógicas que podemos desenvolver para melhorar as condições dos alunos
que chegam até nós com deficiências declaradas e com as que ainda não
conhecemos?
Após a
pausa para o café, foram apresentados para o grupo os resultados das avaliações
de 2014, o que desencadeou uma reflexão bastante produtiva no sentido de
auxiliar as ações a serem desenvolvidas em 2015.
Enfim, no
dia 20/02, os docentes se reuniram em
grupos por turma/área para proceder à
elaboração dos Planos de ação, utilizando o Guia de Estudos do Programa
Ler e Escrever.
Desejamos
a todos um excelente ano letivo, com muito trabalho, muitos resultados positivos e, principalmente,
muito prazeroso para todos!
Um grande abraço.
Equipe Gestora.