POR MARI MONTEIRO & MARCIA MORAES
“A base de toda a
sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor
relacionamento do homem com os seus semelhantes e a Natureza” Nagib Anderáos Neto
Ø Definição
do Projeto (anexo)
Ø Publico
Alvo (Fundamental I e EJA)
Ø Textos
para estudos dos professores (Artigos) – Formação de Professores (serão postados periodicamente via blog)
Ø Sugestões
de leituras compartilhadas
Ø Sugestões
de Atividades por segmentos
Ø Produtos
Finais/Por segmentos
O Projeto Educacional 2015: "O Planeta do neto do meu filho" é um projeto idealizado e desenvolvido pela Professora Mari Monteiro, já tendo sido desenvolvido, com êxito, em outras escolas. Daí o desejo e a certeza de que na Escola Carlos Drummond de Andrade
Considerando a importância de conscientização ambiental das pessoas, somada ao fato de que a sociedade de um modo geral já não “se assombra” mais com os termos “meio ambiente, ecologia, ecologicamente certo, aquecimento global, sustentabilidade, problemas climáticos, entre outros”; entendemos que o projeto deve ter como principal objetivo um impacto bastante reflexivo tanto para os alunos como professores e também na comunidade em geral.
Considerando a importância de conscientização ambiental das pessoas, somada ao fato de que a sociedade de um modo geral já não “se assombra” mais com os termos “meio ambiente, ecologia, ecologicamente certo, aquecimento global, sustentabilidade, problemas climáticos, entre outros”; entendemos que o projeto deve ter como principal objetivo um impacto bastante reflexivo tanto para os alunos como professores e também na comunidade em geral.
Com isso, pretendemos contar com o trabalho coletivo
da equipe escolar no sentido de, a partir do tema abordado no projeto sobre o
meio ambiente, refletir sobre as consequências dos danos causados no nosso Planeta a curto e em longo prazo, visando à atenção sobre o que fazemos agora,
nos dias de hoje.
Tendo isso em mente, a nossa meta é contar com a contribuição de todos
os segmentos da instituição, para que extrapolem a tentativa abordada, ou
seja, que dentro do tema possam ser elaborados atividades e produtos que
surpreendam pelo impacto que é esperado e por meio da criatividade.
É nesse sentido que a Psicologia em si será a nossa
área de enfoque. Isso porque o individuo necessita conhecer e aprender o dever
do seu comprometimento e envolvimento nos planos para um futuro melhor; bem
como, se conscientizar acerca dos prejuízos que ele mesmo traz ao ambiente
onde está inserido.
Diante disso o projeto será dividido nas seguintes
etapas:
1 - Apresentação
do Projeto aos Professores
2 - Sugestões de referências bibliográficas
3 - Manutenção
de Textos/Artigos no Blog
4 - Sugestões
de Atividades
5- Registros
das Atividades realizadas
6 - Apresentação dos "produtos finais" de cada segmento (por área ou por turma)
Observação:
Cada professor deve registrar as atividades realizadas através de fotos e um
breve resumo, para que os mesmos possam ser enviados e postados no Blog.
Assim sendo segue alguns fragmentos:
O fazer Psicológico se
amplia as várias áreas das ciências humanas, e, do próprio “Fala-Ser”. São as
Psicologias que se apresentam como visão de homem, um ser histórico social,
agente de mudanças em constante movimento, constituído e constituinte da
cultura em que está inserido e que dá ênfase na transformação, no compromisso,
seja social, ou psíquico, para tanto, ela é a Promotora desta Transformação.
Dentro dessa
perspectiva, os trabalhos com o social, com saúde pública e coletiva, e, com o
Meio Ambiente é, em suma, práticas da Psicologia em comunidades. Esta prática
da atividade social consciente, propriamente de um estilo ou modo de vida,
objetivo e subjetivo, é a compreensão da atividade comunitária. A Psicologia
Ambiental surge então, por intermédio destas contribuições do Social, e,
convida a refletir sobre a preocupação com o ambiente. “A Psicologia Ambiental
tem influência da Psicologia Social na sua teoria e metodologia, e, concebe
outros estudos, como, por exemplo, o estudo da ação humana sobre o Ambiente,
bem como, também, o efeito desse ambiente sobre o homem” (Aragonês, 2000).
Portanto, a Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, e como tema
central as inter-relações, e não somente a relação entre pessoa, ambiente
físico e social.
Fonte: BERNA, V.; A Psicologia Ambiental e a Psicologia Comunitária: Fazeres do
Social. Revista Portal do Meio Ambiente. 2010.
A saída dos psicólogos do mundo da
clínica privada tem como maior preocupação o contexto social que traz um
aumento muito grande de interesse na área da saúde, na área ambiental, na área
social, entre outros, ampliando assim o espaço público e as demandas do
contexto institucional. A Psicologia da Saúde surge, então, da necessidade de
promover a saúde e de pensar o processo saúde-doença como um fenômeno social e
ambiental. O novo olhar da Psicologia vem da natureza da intervenção primária,
secundária e terciária, aos modelos de intervenção curativa e preventiva e o
Paradigma emergente vem em oposição ao tradicional, que se baseia apenas em
tratamentos dentro de clínicas.
Fonte: MARTINS, D. G.; JUNIOR, A. R.; Psicologia da Saúde e o Novo Paradigma: Novo Paradigma?. Revista
Psicologia da Saúde e o Novo Paradigma. São Paulo. 2010
A Psicologia Ambiental fundamenta as
inter-relações entre o ser humano e o ambiente, considerando os efeitos das
condições do ambiente sobre os comportamentos individuais, tanto quanto o
indivíduo atuando sobre ele.
Os Princípios da Natureza oferecem uma
chave que auxilia na compreensão desta totalidade, uma vez que relaciona a
presença destes princípios tanto na natureza como no homem.
A necessidade de informações mais
ampliadas que consideram a ideia de que a Terra como um todo é um sistema vivo
e auto-organizador, oferece uma chave que poderá contribuir na compreensão do
comportamento humano, ou seja, do papel do homem amadurecido no mundo globalizado,
não só na Psicologia Ambiental, como também em outros campos das ciências
ambientais.
“O ponto de mutação da cultura
ocidental, neste início de milênio, considerando as bases acadêmicas do século
passado, tais como a física newtoniana e a neurociência mecanicista do
funcionamento cerebral e da consciência, estão sendo infiltradas por uma
moderna ciência de natureza holística, sistêmica, quântica e não reducionista,
que vem resolvendo a antiga questão do dualismo cartesiano que separou mente e
matéria, e homem e universo”. Este pensamento dual antropocêntrico vem
alimentando, no homem, uma visão distorcida de si mesmo.
Fonte: LIRA, L.; FERRAZ, V.; A Psicologia Ambiental: Uma Relação de Equilíbrio entre o Homem e a
Natureza. 2009
OBS. Na próxima publicação, os professores e leitores em geral terão acesso a uma lista com sugestão de referências bibliográficas, a fim de otimizar e de subsidiar as atividades docentes.