quarta-feira, 29 de abril de 2015

LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO: “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO”

POR MARI MONTEIRO



Aconteceu no último dia 13, nos HTPCs da E.E. Carlos Drummond de Andrade, o lançamento oficial do Projeto: “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO”; projeto  esse de autoria da Prof. Mari Monteiro, idealizado em 2007 e, agora, colocado em prática em mais uma Instituição de Ensino.

Trata-se de um projeto cujo objetivo principal é IMPACTAR PSICOLOGICAMENTE os participantes (professores; alunos e sociedade em geral).  Aspecto este já perceptível no próprio nome do Projeto, pois é, no mínimo, interessante tentarmos imaginar COMO SERÁ O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO, considerando todas as dificuldades que encontramos atualmente e antevendo um futuro muito incerto no que se refere aos recursos naturais e, conseqüentemente, à saúde física e psicológica da humanidade.

O fato de o título do projeto nos obrigar a pensar em LONGO PRAZO é um aspecto extremamente positivo. Em primeiro lugar, porque não estamos acostumados a pensar em logo prazo; no máximo e com muito esforço, pensamos em médio prazo. Em segundo lugar, porque é INQUIETANTE. A possibilidade de não haver futuro para os netos dos nossos filhos é aterradora!

Além disso, quando fazemos esta reflexão, inevitavelmente, temos de pensar como serão os netos dos nossos filhos. Que perfil eles terão? Quais serão suas prioridades? Por outro lado, não há como pensar sobre estes aspectos sem pensar sobre nós mesmos. Nós que vivemos na ERA DA INSTANTANEIDADE e...  DA FUTILIDADE; da queda abrupta de PRINCÍPIOS e de VALORES.

Enfim,  cientes da competência e do comprometimento do nosso corpo docente, acreditamos que surgirão excelentes atividades!



quinta-feira, 23 de abril de 2015

“O PLANETA DO NETO DOS MEUS FILHOS”: REGISTRO DE ATIVIDADES I

POR MARI MONTEIRO



Antes mesmo do lançamento oficial do Projeto 2015: “O Planeta do neto do meu filho, a Professora Vera Lovato registrou os produtos de trabalhos desenvolvidos periodicamente com sua turma. Neste caso, trata-se de uma atividade sobre a IMPORTÂNCIA DA ÁGUA ENQUANTO RECURSO ESGOTÁVEL e do CONSUMO CONSCIENTE.

 A propósito, todos os professores já realizam trabalhos afins; porém, com o projeto como eixo norteador, o que esperamos são atividades mais incisivas sobre o tema, com a participação do maior número possível de pessoas e realizado de modo a ALCANÇAR e a SENSIBILIZAR também a comunidade; ou seja, amiúde são realizados muitos trabalhos excelentes sobre esta temática; contudo, os mesmos ficam limitados aos muros da escola.

Seguem os primeiros registros. Em breve, teremos outros.






PÁSCOA: TRABALHO EM EQUIPE

POR MARI MONTEIRO



Como sempre, os professores da E.E. Carlos Drummond de Andrade mantém a preocupação em ir ALÉM DAS DATAS COMEMORATIVAS.  Ou seja; a prioridade é construir o significado daquilo que é comemorado.

Por exemplo, na Páscoa deste ano, além de conversar e registrar o significado da Páscoa de modo laico e formal; as professoras Georgia e Katia prepararam “ovinhos de Páscoa” com ingredientes enviados pelos pais, o que faz com que as famílias se inteirem do que está sendo feito.

A principal atividade realizada pelas professoras envolveu todos os alunos.  Além de entenderem o significado real da partilha, o trabalho coletivo envolveu noções básicas de medidas, de higiene no preparo de alimentos; de seqüência de procedimentos etc.  

Foi mais um momento de aprendizado muito significativo para os alunos. Como é possível observar em suas fisionomias, eles elaboraram a atividade com um visível contentamento. E, o mais importante, eles entenderam que Páscoa não se resume à compra de ovos industrializados, o que significa um passo a mais na compreensão do consumismo.

Seguem as fotos: