quinta-feira, 2 de junho de 2016

SALA DE LEITURA: “PROJETO SOPA DE LETRINHAS”

POR MARI MONTEIRO




Durante este semestre foi desenvolvido, junto aos 2ºs e 3ºs anos, pela Professora Ana Soares, o Projeto: “Sopa de Letrinhas”.  Trata-se de mais um Projeto de incentivo à leitura cujo lúdico fez toda a diferença. Isso porque empregando o “faz de conta”, após a leitura de variadas obras da Literatura infantil, as crianças imaginavam-se “cozinheiras” de uma sopa de letrinhas feita em uma panela “gigante” da qual eles tiravam as letras necessárias para montar palavras e/ou frases relacionadas à história lida. Cada grupo queria formar mais palavras que o outro e, o mais importante, eles se ajudavam e se corrigiam quando necessário. Em seguida, cada grupo lia para a classe as palavras e as frases montadas! Foi uma alegria só!!!


► Seguem o Plano de Trabalho e os registros das atividades desenvolvidas:


SALA DE LEITURA 2016
PROFESSORA : ANA SOARES


PROJETO: SOPA DE LETRINHAS
Projeto a ser desenvolvido com alunos do 2º e 3ºAno / Ensino Fundamental I.


JUSTIFICATIVA:
Este Projeto consiste em uma proposta interdisciplinar visando superar as dificuldades de leitura, interpretação e escrita de alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental I. Pensando neste contexto, o Projeto torna-se viável, pois pretende fomentar esse processo tão importante em um mundo letrado como o nosso, de maneira alegre e descontraída, ou seja, fazendo uso da ludicidade.

As atividades lúdicas como recurso pedagógico constituem em um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, pois possibilita à criança construir seus conhecimentos por meio de desafios.


OBEJTIVO GERAL:
Desenvolver no aluno habilidades para a leitura e escrita de maneira prazerosa e descontraída, contribuindo, dessa forma, na formação de leitores competentes.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •  Formar palavras a partir de silabas dadas e identificar outras que possam ser escritas com essas letras;
  •  Desenvolver habilidades para a observação e raciocínio lógico;
  •   Divertir-se brincando com as palavras;
  •   Organizar palavras escritas ao contrário;
  •   Decifrar enigmas a partir das instruções dadas;
  •   Resgatar os nomes de objetos utilizando a escrita e relacionando o nome à imagem;
  •   Ordenar palavras para formar frases;
  •   Reconhecer as letras em diferentes contextos;
  •   Resgatar os nomes de objetos utilizando a escrita e relacionando o nome à imagem.


METODOLOGIA:
Desenvolvimento do projeto em etapas:

Leitura: Leitura em grupo, escrita de palavras ditadas, retiradas do texto lido, com uso do alfabeto móvel;
 Histórias em desordem: Enumerar a história na sequência certa e escrever o que está acontecendo em cada sequência;
Jogo dos erros: Descobrir diferenças entre dois desenhos e representá-las por meio escrito;
O que é o que é: Por meio de algumas perguntas, o aluno deverá descobrir do que se trata e expressar por meio escrito;
Criptograma: Por meio de símbolos com respectivas iniciais, descobrir e completar palavras;
A frase: Substituir os números pelas suas respectivas letras do alfabeto para que se possa descobrir a frase;
 Figuras diretas: Escrever o nome de cada figura na direção indicada pela seta, tendo como base um nome já escrito.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Primeiro semestre.


AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades na sala de leitura, observando a participação e elaboração das atividades propostas.












Nenhum comentário: