POR MARI MONTEIRO
Durante este semestre foi desenvolvido, junto aos 2ºs e 3ºs
anos, pela Professora Ana Soares, o Projeto: “Sopa de Letrinhas”. Trata-se de mais um Projeto de incentivo à
leitura cujo lúdico fez toda a diferença. Isso porque empregando o “faz de
conta”, após a leitura de variadas obras da Literatura infantil, as crianças
imaginavam-se “cozinheiras” de uma sopa de letrinhas feita em uma panela
“gigante” da qual eles tiravam as letras necessárias para montar palavras e/ou
frases relacionadas à história lida. Cada grupo queria formar mais palavras que
o outro e, o mais importante, eles se ajudavam e se corrigiam quando
necessário. Em seguida, cada grupo lia para a classe as palavras e as frases
montadas! Foi uma alegria só!!!
► Seguem o Plano de Trabalho e os registros das atividades
desenvolvidas:
SALA DE LEITURA 2016
PROFESSORA : ANA SOARES
PROJETO: SOPA DE LETRINHAS
Projeto a ser desenvolvido com alunos do 2º e 3ºAno / Ensino
Fundamental I.
JUSTIFICATIVA:
Este Projeto consiste em uma
proposta interdisciplinar visando superar as dificuldades de leitura,
interpretação e escrita de alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental I.
Pensando neste contexto, o Projeto torna-se viável, pois pretende fomentar esse
processo tão importante em um mundo letrado como o nosso, de maneira alegre e
descontraída, ou seja, fazendo uso da ludicidade.
As atividades lúdicas como recurso pedagógico constituem em um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, pois possibilita à criança construir seus conhecimentos por meio de desafios.
OBEJTIVO GERAL:
Desenvolver no aluno habilidades para a leitura e escrita de
maneira prazerosa e descontraída, contribuindo, dessa forma, na formação de
leitores competentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Formar palavras a partir de silabas dadas e identificar outras que possam ser escritas com essas letras;
- Desenvolver habilidades para a observação e raciocínio lógico;
- Divertir-se brincando com as palavras;
- Organizar palavras escritas ao contrário;
- Decifrar enigmas a partir das instruções dadas;
- Resgatar os nomes de objetos utilizando a escrita e relacionando o nome à imagem;
- Ordenar palavras para formar frases;
- Reconhecer as letras em diferentes contextos;
- Resgatar os nomes de objetos utilizando a escrita e relacionando o nome à imagem.
METODOLOGIA:
Desenvolvimento do projeto em etapas:
Leitura: Leitura em grupo, escrita de palavras ditadas, retiradas do texto lido, com uso do alfabeto móvel;
Histórias em desordem:
Enumerar a história na sequência certa e escrever o que está acontecendo em
cada sequência;
Jogo
dos erros:
Descobrir diferenças entre dois desenhos e representá-las por meio escrito;
O
que é o que é:
Por meio de algumas perguntas, o aluno deverá descobrir do que se trata e expressar
por meio escrito;
Criptograma: Por
meio de símbolos com respectivas iniciais, descobrir e completar palavras;
A
frase:
Substituir os números pelas suas respectivas letras do alfabeto para que se
possa descobrir a frase;
Figuras diretas:
Escrever o nome de cada figura na direção indicada pela seta, tendo como base
um nome já escrito.
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO:
Primeiro semestre.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades na sala de leitura,
observando a participação e elaboração das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário