PROJETOS DESENVOLVIDOS

                                             
                                               
                                                        PROJETO AMBIENTE LEGAL

O nome escolhido para este Projeto “AMBIENTE LEGAL”, traduz a importância da realidade e a adequação ao mundo SOCIAL, uma vez que a criança com a qual hoje estamos lidando será um adulto no futuro.
Repensando a prática do cotidiano escolar e o investimento ocorrido por parte da Secretaria de Educação na formação dos educadores, porque não pensar qualitativamente proporcionando as nossas crianças desde as séries iniciais condições apropriadas dentro de uma perspectiva educacional.
É importante ressaltar que a Escola Brasileira tem que acompanhar o trem da História, pois algumas estatísticas registram que um grande número de crianças não alcança os padrões mínimos de qualidade a elas exigidos.
O índice de violência é grande nos grandes centros e significativo deve-se ao fato desta criança crescer “sozinha” com pais que trabalham fora grande parte do tempo ficando assim na rua ou procurando algo considerado por ela interessante para fazer.
É hora de envolvê-los num projeto que melhore sua visão de mundo e dê novas perspectivas futuras, pois o fato de estar lidar no cotidiano com questões práticas de higiene e preservação ambiental mostrará uma alternativa através da qual procurarão melhorar suas vidas e conseqüentemente a formação da cidadania.
A criança sentindo-se responsável e pertencente ao espaço público escola desde as séries iniciais aumentará sem sombra de dúvidas o rendimento no Ensino Fundamental como um todo mudando a mentalidade e a responsabilidade coletiva.
Encaminhando esta proposta inovadora na Rede Estadual, com certeza a escola estará inserida cada vez mais em uma sociedade globalizada e complexa.
A relação a ser aprofundadas com pais e responsáveis trará sem sombra de dúvidas o crescimento das relações sociais e o respeito mútuo no trabalho, mesmo porque muitos dos alunos do diurno têm algum grau de parentesco também com alunos do Ensino Noturno.
É verdade que o mundo mudou, como também é verdade que mudamos e que, hoje, nos sentimos um tanto confusos porque perdemos modelos. Durante várias gerações, pais e professores educaram seus alunos como foram educados, mas felizmente não tem razão para continuar. O mesmo pode-se dizer de um povo a negação do poder decisório impede o exercício da cidadania.
Na relação mais estreita com responsáveis alcançaremos o máximo da dignidade, a solidariedade, e o respeito ao próximo nos dá a sensação de liberdade.
Socialmente chegamos ao limite e temos a necessidade de buscar meios alternativos que nos levem a um mundo melhor, onde a criança deixa de ser apenas um * “Cidadão de Papel” sendo valorizada e se fazendo respeitar permitindo que esta construa em alicerces firmes a sua própria identidade.

*Refere-se ao Livro O Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein


                                               PROJETO BRINCAR É COISA SÉRIA

Quando se fala em brincar um grande número de pessoas tendem a banalizar.
Este projeto vem provar que “Brincar” é coisa séria. Quando a criança nasce os adultos costumam escolher brinquedos achando que não deva seguir critérios: no entanto começa de forma equivocada ferindo a sensibilidade da audição com brinquedos altamente sonoros e assim por diante.
Brincando a criança desenvolve habilidades cognitivas que irão perdurar durante a vida. Através das brincadeiras percebe-se o estado emocional da criança, bem como se avalia a formação de sua personalidade.
Visando a criança como cidadão do presente resolvemos desenvolver o Projeto Brincadeira, resgatando o que há de melhor na vida.

Em 2013, o Projeto continua...

Mães participam do projeto em 2013






 


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PROJETO PROFESSOR MEDIADOR COMUNITÁRIO

                                     
                                          Diretora Helena e professora Mediadora Geralda

O Projeto contemplando o Professor Mediador Escolar e Comunitário traduz a importância da realidade e a adequação ao mundo SOCIAL, uma vez que os alunos com a quais hoje estamos lidando faz parte deste presente e necessariamente precisa de um futuro com qualidade. O Projeto parte da necessidade e observações feitas acerca de todo ambiente escolar e a necessidade de envolver todos que circundam tal espaço.
Repensando a prática do cotidiano escolar e o investimento ocorrido por parte da Secretaria de Educação na formação dos educadores, porque não pensar qualitativamente proporcionando aos nossos alunos desde as séries iniciais condições apropriadas dentro de uma perspectiva educacional.
É importante ressaltar que a Escola Brasileira tem que acompanhar o trem da História, pois algumas estatísticas registram que um grande número de crianças não alcança os padrões mínimos de qualidade a elas exigidos.
O índice de violência é grande nos grandes centros e significativo, deve-se ao fato desta criança crescer “sozinha” com pais que trabalham fora, ficando grande parte do tempo na rua ou procurando algo considerado por ela interessante para fazer, apresentando assim um alto grau de vunerabilidade social.
É hora de envolvê-los num projeto que melhore sua visão de mundo e dê novas perspectivas futuras mostrando quiçá alternativas através das quais procurarão melhorar suas vidas e conseqüentemente a formação da cidadania.
O aluno sentindo-se responsável e pertencente ao espaço público escola desde as séries iniciais aumentará sem sombra de dúvidas o rendimento no Ensino Fundamental como um todo mudando a mentalidade e a responsabilidade coletiva.
A relação a ser aprofundadas com pais e responsáveis trará sem sombra de dúvidas o crescimento das relações sociais e o respeito mútuo no trabalho, mesmo porque muitos dos alunos do diurno têm algum grau de parentesco também com alunos do Ensino Noturno.
É verdade que o mundo mudou, como também é verdade que mudamos e que, hoje, nos sentimos um tanto confusos porque perdemos modelos. Durante várias gerações, pais e professores educaram seus alunos como foram educados, mas felizmente não tem razão para continuar impedindo o exercício da cidadania.
Na relação mais estreita com responsáveis alcançaremos o máximo da dignidade, a solidariedade, e o respeito ao próximo nos dá a sensação de liberdade.


                                   PROJETO "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"                                                 _

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos envolvidos oportunidade de experimentarem novas possibilidades ao desenvolverem um currículo alternativo, mais flexível e transdisciplinar, instigando experiências marcantes na comunidade escolar, conscientizando para a cidadania, segurança alimentar e sustentabilidade, visando construção  plena para a cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Inserir no ambiente escolar uma discussão que estimule o pensar e a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis;
Exercitar os conhecimentos adquiridos numa perspectiva interdisciplinar e promover, com alunos, a confecção de material sobre alimentação saudável;
Sensibilizar alunos e professores em relação ao tema alimentação e nutrição, resultando ainda na produção de um material que favoreceu a criatividade e o desenvolvimento da capacidade crítica;

METODOLOGIA:

O primeiro passo é cada docente trabalhar com o cardápio elaborado pela Rede Estadual e distribuir na pirâmide alimentar a classe de alimentos. Os docentes envolvidos poderão trabalhar com Livro de receitas, pesquisas de preços, construção de um alfabeto, atividades de colorir e recortes, a confecção de uma pirâmide alimentar, criação de adivinhas, paródias e peças teatrais, além de transformarem a sala de aula em uma extensão da cozinha com pequenas oficinas de elaboração de saladas, lanches e alimentos de fácil preparo, bem como a construção de uma pequena horta para consumo na própria merenda escolar.
A visitação na cozinha será imprescindível sempre atenta a higiene com toucas e aventais quando necessário, bem como o meio de campo com as merendeiras responsáveis e a adaptação do refeitório e equipamentos que propiciem a autonomia e independência do aluno ao servirem-se, tais como bandejão, garfos, faca e guardanapo.
Como complemento através de parcerias todos os alunos irão ao Hipermercado com visita agendada onde teremos uma breve apresentação sobre a implantação do mesmo (COOP) promovendo uma reflexão e um debate sobre alimentação saudável. Na etapa seguinte é servido um lanche e para finalizar os alunos fazem uma visita monitorada pelas dependências da Coop onde será possível explorar a preparação dos alimentos, seus valores nutricionais e outras peculiaridades, proporcionado maior interação com a comunidade onde a loja está localizada, sendo este um dos princípios básicos do cooperativismo.

RECURSOS HUMANOS:

Estarão envolvidos neste Projeto alunos, pais, docentes, funcionários e Ronda Escolar para fazer a escolta até o Hipermercado, bem como Palestras com Habib’s.
RECURSOS MATERIAIS:

Material Escolar, Livros ilustrados, Vídeos explicativos e interativos,
Palestras com Habib’s; Máquina Fotográfica; Toucas higiênicas; Aventais; Bandejão; Garfos;
Facas; Papéis diversos para decoração do refeitório; Sulfite; Sementes; Adubos;  Tijolos; Tinta;

AVALIAÇÃO:
Avaliar-se-á a aceitação do cardápio, mudanças de hábitos, interação entre alunos e se os objetivos foram atingidos.

ELEMENTOS FACILITADORES:
Possuímos o refeitório o que já facilita para o desenvolvimento do Projeto, bem como o estabelecimento de parcerias com a COOP e o Habib’s.

ELEMENTOS DIFICULTADORES NO PROJETO:
O tempo utilizado na pesquisa dos diversos tipos de materiais para um melhor ganho de preço é algo que dificulta e muito no tempo para o Projeto.

FRISANDO QUE NA ELABORAÇÃO DO PROJETO OS FACILITADORES FORAM:

O entrosamento com os alunos e a disposição dos mesmos na articulação do Projeto, bem como dos Agentes de Organização, pais e professores.

 FRISANDO QUE NA ELABORAÇÃO DO PROJETO OS DIFICULTADORES FORAM:

Readequação e entendimento que o ensino aprendizagem não pode ser reducionista, bem como que a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável e prática de atividade física.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sabemos que um dos grandes prazeres da vida, é comer. Que precisamos comer para continuar vivendo, disso ninguém duvida. Mas o que temos que fazer é ter uma alimentação saudável e equilibrada contendo alimentos variados, que forneçam ao organismo a quantidade necessária de água, sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas, pois dela dependerá o futuro de nossas vidas. 

Precisamos sempre lembrar que comer bem não significa apenas quantidade, mas também qualidade dos alimentos, a fim de evitar deficiências nutricionais que comprometam a saúde e o desenvolvimento. A nossa saúde é consequência de uma alimentação variada sem excessos, associada a exercícios físicos regulares e moderados durante toda a vida.

Sabemos que a escola é um local apropriado para promoção de programas de alimentação e saúde, bem como Interação entre Família, Escola e profissionais de saúde.

Finalizando acreditamos que a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades educativas  permite a construção conjunta do conhecimento sobre o tema proposto, caracterizando-se por ouvir e interagir com o grupo atribuindo significados aos conhecimentos que foram construídos a partir de concepções prévias, pois para os alunos, a importância e o significado do conhecimento construído em conjunto é muito maior pelo fato dele fazer parte de todo o processo na categoria de autor e não apenas de expectador. O aluno passa a se sentir membro ativo na elaboração do conhecimento e isso é um aspecto positivo na motivação e no significado do aprendizado.
                                                     PROJETO MUSICALIZANDO
Destina ao público da E.J.A., com equipamentos de som, alunos se tornam "DJ's" por uma noite e sonorizam interlavo das aulas, respeitando gêneros, estilos e culturas diferentes.