POR MARI MONTEIRO
As aulas de Arte do Professor
Flavio Novo sempre nos reservam gratas surpresas. E esta é uma delas.
Atividades realizadas a partir da obra “O Grito”, de Edvard Munch com base nas
situações que nos causam medo hoje em dia.
É um prazer compartilhar com todos os leitores
o trabalho realizado e os produtos finais. Assim, seguem o projeto de trabalho
do Professor e registro das atividades realizadas pelos alunos que, a propósito,
ficaram magníficas!
Ao Professor Flavio e aos
alunos do 3º ano da EJA, nossos mais sinceros agradecimentos pelas
contribuições. PARABÉNS A TODOS!
► Objetivos:
- Apresentar as principais
características do período artístico, o contexto histórico e apontar como ícone
do movimento a obra “O Grito” de Edvard Munch, utilizando-a como referência.
- Realizar atividade
proposta, utilizando-se dos princípios artísticos do movimento.
- Expressar-se através de
técnicas artísticas (pintura/ recorte/ colagem)
►Conteúdos:
§ Expressionismo -
características do período artístico;
§ Apreciação de obra de
arte;
§ Técnica de pintura (lápis
de cor);
§ Técnica de recorte e
colagem (fotomontagem);
► Desenvolvimento:
1º momento: Apresentar aos alunos um
resumo do período “Expressionista” contendo as seguintes informações:
§ País de origem;
§ Ano/período;
§ Breve análise do momento
histórico;
§ Principais características
do movimento;
§ Principais artistas;
2º momento: Exibir imagens no
projetor multimídia de obras expressionistas, com destaque para a obra “O
Grito” – de Munch e suas releituras contemporâneas, propiciando apreciação e
observações das obras.
3º momento: “O que nos causa medo e pavor?” Essa é a proposta de atividade de
criação e intervenção artística a partir de imagem que usa como referência o
quadro “O Grito” de Munch, cabendo ao aluno criar cenário/ambiente que responda
à questão, podendo utilizar-se das técnicas artísticas como:
§ Desenho
§ Pintura
§ Recorte e colagem
(fotomontagem)
► Avaliação:
A atividade será avaliada seguindo os
critérios:
§ Respeito ao tema;
§ Utilização da técnica
escolhida – realização;
§ Exploração do espaço da
folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário