segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Releitura e intervenções acerca da obra “O Grito”, de Edvard Munch

POR MARI MONTEIRO



As aulas de Arte do Professor Flavio Novo sempre nos reservam gratas surpresas. E esta é uma delas. Atividades realizadas a partir da obra “O Grito”, de Edvard Munch com base nas situações que nos causam medo hoje em dia.

É um prazer compartilhar com todos os leitores o trabalho realizado e os produtos finais. Assim, seguem o projeto de trabalho do Professor e registro das atividades realizadas pelos alunos que, a propósito, ficaram magníficas!

Ao Professor Flavio e aos alunos do 3º ano da EJA, nossos mais sinceros agradecimentos pelas contribuições. PARABÉNS A TODOS!

► Objetivos:
- Apresentar as principais características do período artístico, o contexto histórico e apontar como ícone do movimento a obra “O Grito” de Edvard Munch, utilizando-a como referência.
- Realizar atividade proposta, utilizando-se dos princípios artísticos do movimento.
- Expressar-se através de técnicas artísticas (pintura/ recorte/ colagem)

►Conteúdos:
§  Expressionismo - características do período artístico;
§  Apreciação de obra de arte;
§  Técnica de pintura (lápis de cor);
§  Técnica de recorte e colagem (fotomontagem);

► Desenvolvimento:

1º momento: Apresentar aos alunos um resumo do período “Expressionista” contendo as seguintes informações:
§  País de origem;
§  Ano/período;
§  Breve análise do momento histórico;
§  Principais características do movimento;
§  Principais artistas;
2º momento: Exibir imagens no projetor multimídia de obras expressionistas, com destaque para a obra “O Grito” – de Munch e suas releituras contemporâneas, propiciando apreciação e observações das obras.
3º momento: O que nos causa medo e pavor?”  Essa é a proposta de atividade de criação e intervenção artística a partir de imagem que usa como referência o quadro “O Grito” de Munch, cabendo ao aluno criar cenário/ambiente que responda à questão, podendo utilizar-se das técnicas artísticas como:
§  Desenho
§  Pintura
§  Recorte e colagem (fotomontagem)

 ► Avaliação:

A atividade será avaliada seguindo os critérios:
§  Respeito ao tema;
§  Utilização da técnica escolhida – realização;
§  Exploração do espaço da folha. 

► Seguem os registros das atividades realizadas pelos alunos:












































Nenhum comentário: