quinta-feira, 17 de setembro de 2015

MOSTRA CULTURAL: “MEU MUNDINHO” (2ºs e 3ºs anos) da E.E. Carlos Drummond de Andrade – “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO": REGISTRO DE ATIVIDADES V

POR MARI MONTEIRO


A partir de rodas de leitura e de atividades diversificadas sobre as obras relacionadas à coleção “Meu Mundinho”, pela Professora Ana Soares, durante o 2º bimestre, seguida de atividades afins, e da participação dos alunos e professores dos 2ºs e dos 3ºs anos; bem como, com a colaboração da Equipe Gestora, foi realizada a I Mostra Cultural da Sala de Leitura Carlos Drummond.

► Segue o Plano da Aula, que contempla os detalhes do projeto:

 ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PROJETO: MEU MUNDINHO





 SALA DE LEITURA 2015
PROFESSORA : ANA SOARES
 ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PROJETO – “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO” – MOSTRA CULTURAL: "MEU MUNDINHO"

►Público Alvo: Ensino Fundamental I (2ºs e 3ºs anos)

►Justificativa: Com este Projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, contribuindo assim para um dia-a-dia participativo e saudável. Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais.

►Objetivo geral:

- Conscientizar as crianças quanto à importância da cultura de paz na escola e aos cuidados com o meio ambiente, para que possamos viver em um mundo melhor.

►Objetivos específicos:- Refletir sobre suas ações e comportamentos com as outras pessoas e com os demais componentes da natureza;- Conscientizar sobre a cultura de paz na escola;- Saber respeitar as pessoas e suas diferenças.

►Desenvolvimento:- Em roda de conversa desenvolva com os alunos, promover um diálogo sobre o que é a paz para eles;
- Levá-los a pensar em nossas ações e em suas consequências para o nosso planeta; - Através da obra "Vamos abraçar o mundinho", veremos que simples atitudes são              essenciais para que a vida continue a existir - (Ingrid Biesemeyer); - Registrar em um mural, fotos e imagens dos trabalhos realizados; - Utilizar letras de músicas, poesias que falem da paz gerada pelos seres humanos;Atividades relacionadas ao livro: Um Mundinho de Paz de Ingrid Biesemeyer Bellinghause.
- Criação do "Meu mundinho" - exposição dos trabalhos;- Cantar a música "A PAZ" (Roupa Nova) relacionada ao projeto.  ► Obras lidas:



- O mundinho

Em nome do progresso, as pessoas vêm causando a destruição do planeta. Esse livro trata dessa realidade e alerta para a conscientização em defesa da natureza. Assim, contribui para o desenvolvimento da ética e da cidadania. Também chama a atenção das crianças para os graves problemas ecológicos de nossos dias.





- O mundinho de paz

A partir da leitura deste livro, a criança a refletirá sobre a importância de viver em paz no mundo. Ensinando que a paz começa em cada um de nós. Para tanto, a autora sugere algumas atitudes como: não brigar, ser gentil, respeitar os outros, falar a verdade, apreciar as diferenças, dar o melhor de si etc. Verdadeiro estímulo à cidadania e a um comportamento ético e sem preconceitos.


- Vamos abraçar o mundinho

No mundo moderno, as coisas evoluem rapidamente e a natureza acaba sendo degradada em nome do progresso. Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Com este Projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, contribuindo assim para um dia-a-dia participativo e saudável. Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais. 


''Somos responsáveisPor aquilo que fazemos,Por aquilo que não fazemos ePor aquilo que impedimos de ser feito.”Albert Camus


► Seguem os registros das atividades desenvolvidas:











































     


Nenhum comentário: