segunda-feira, 11 de abril de 2016

INCLUSÃO ESCOLAR: UMA PRÁTICA GRATIFICANTE

POR MARI MONTEIRO





Contamos, na E. E. Carlos Drummond de Andrade, com um número significativo de alunos portadores de deficiência. E, neste artigo, destacamos os irmãos Higor e Guilherme, que estão conosco há quatro anos, tendo sido alunos das Professoras Geórgia; Vera Lovato; Aida Cordeiro e, neste ano, da Professora Claudia. No período que compreende achegada deles em nossa escola até os dias atuais, estas profissionais muito se empenharam e se esforçaram para que eles, além de conviver com os colegas, também aprimorassem outras habilidades. E, graças ao empenho de todas e à união entre Equipe Escolar e Cuidadoras, atualmente, Guilherme e Higor estão, além de mais próximos de todos, mais participativos também.


Trabalhar com a inclusão escolar não é uma trajetória fácil para ninguém. Eles exigem muito das professoras e das cuidadoras; mas, quando ocorre qualquer avanço, por mínimo, que possa parecer, é uma felicidade compartilhada por todos. 


Nos registros a seguir, os alunos estão participando ativamente da aula de Educação Física, ministrada pela Professora Morane. Nesta aula, eles seguiram as orientações, interagiram com os colegas e estavam visivelmente felizes.

Portanto, acompanhem os registros... Logo, teremos mais atividades semelhantes para compartilhar!!!


























6 comentários:

MARIA HELENA disse...

Fico muito feliz com esta conquista do grupo. O desafio é grande e estes educadores tiram leite de pedra. Fico orgulhosa com cada um de vcs. Fica claro q o comprometimento proporciona grandes feitios. Q nossos políticos vejam com vcs o q é ser um profissional eficiente "apesar " deles. Felicitações ao grupo. Saudades

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Olá Helena!!!


Que bom que você sempre nos acompanha e reconhece os trabalhos aqui realizados. Estamos todos com saudades também. E falo em nome de todos (porque sou abusada rsrs): gestão, funcionários, professores, alunos e pais.


Gratos por tudo sempre!


Bjus

Aida Cordeiro disse...

O trabalho em sala de aula está cada dia mais árduo, estressante e dificultoso por "N" situações. Lidamos com problemas de todos os âmbitos: políticos, econômicos, sociais, familiares entre outros, mas a inclusão a meu ver não é um deles. O problema é a irresponsabilidade pública em relação à inclusão, seja ela social ou educacional.
Tê-los conosco é um aprendizado maravilhoso, mas as condições de trabalho não é um fator facilitador para o processo ensino aprendizagem. Nossos governantes deveriam pensar que temos que incluir o deficiente, sem excluir os demais alunos. Que necessitamos de formação e profissionais de apoio especializados, que material adaptado devem estar em nossas salas de aula, equipamentos multimídia são extremamente importante no tato com os deficientes, que acessibilidade é essencial para a permanência do aluno e para o direito de ir e vir, que os próprios públicos precisam estar de acordo com as normas da ABNT entre outras coisas.
Foram dois anos de aprendizado com o Higor, que guardarei para sempre na memória e no meu coração, com a certeza de ter feito o meu melhor mesmo sabendo que fiquei muito aquém das suas reais necessidades.

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Bom dia Professora Aida,

Concordo plenamente com todas as suas considerações...
Inclusive, até algum tempo atrás, eu dizia que andávamos em círculos. Agora, a "impressão" que tenho é de que retroagimos a cada dia...


Grata pela contribuição.


Um abraço!!!

Conceição Diretor de Escola disse...

DEFICIENTE, SINÔNIMO: EFICIENTE

Por que me chamas de Deficiente?Se sou eficiente...
Por que me chamas de Deficiente?Se não fico de braços cruzados...
Por que me chamas de Deficiente?Se venci todos os obstáculos...
Por que me chamas de Deficiente?Se amo a vida como ela é...
Por que me chamas de Deficiente?Se não desisto e tenho fé...
Por que me chamas de Deficiente?Se sou filho do mesmo pai seu...
Por que me chamas de Deficiente?Se somos iguais diante dos olhos de Deus...
Por que me chamas de Deficiente?Se sei amar...
Por que me chamas de Deficiente?Se sou amado...
Por que me chamas de Deficiente?Se é você quem fica desesperado...
Por que me chamas de Deficiente?Se faço o bem , ser olhar a quem....
Por que me chamas de Deficiente?Se tenho o que ninguém tem...
É fácil falar do fiz, porém é difícil fazer o que faço....
E você meu caro, ainda me chama de Deficiente???....
Felippe Oleias Vieira de Sousa (Blog: Espaço Educativo Vivendo e Aprendendo)

"Diversidade não é problema, é solução..." Ser Autista é apenas uma maneira diferente de ver o mundo com jeito único de ser.
Parabéns professores pelo seu comprometimento e responsabilidade no trabalho.

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Conceição, Mimoooooo

Que texto mais oportuno, profundo e comovente!!!
Muito grata pela participação!

tenho certeza de que todos os professores envolvidos estão muito felizes com seu reconhecimento de sempre!!!


Bjus

Mari Monteiro