segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

POR MARI MONTEIRO


Calendário Escolar do ano de 2014 deve sofrer mudanças em alguns estados do Brasil. Devido a Copa do Mundo de 2014, o início das aulas nas escolas públicas dos Estados de São Paulo, Paraná, Amazonas e Minas Gerais devem ser antecipadas.

período letivo escolar que normalmente se inicia dia 01 de fevereiro, deve ser antecipado para o dia  27 de janeiro em 2014, no estado de São Paulo. A mudança será feita com o intuito de não prejudicar os mais de 4,3 milhões alunos durante o período de jogos da Copa do Mundo no Brasil.

As férias escolares do próximo ano também devem ser antecipadas para o dia 12 de junho, dia exato em que se inicia a Copa de 2014 e, termina dia 15 de julho. O fim do período letivo está previsto dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com o cronograma da Copa, ficou definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.

“Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino. É importante que os pais tenham a oportunidade de se organizar com antecedência para esse novo calendário”, afirmou o secretário de educação, professor Herman Voorwald. (In. http://boletimescolar.com.br/calendario-escolar-copa-mundo-2014.html acesso em 04/11/2014)


Interessante tomar para nós, educadores, esta fala do Sr. Secretário da Educação do estado de São paulo.  Ou seja, desde o inicio do ano letivo de 2014, por ocasião do Planejamento anual, elaborar projetos que levem em conta não somente a "alteração pela alteração"; mas, sim a questão da importância do patriotismo e da cidadania que NÃO devem fazer parte do cotidiano brasileiro apenas em ano de copa do mundo.


Nesse sentido, questões como: Cidadania; Orgulho de ser brasileiro; O Hino Nacional Brasileiro (em toda sua essência) e a postura política, social e educacional do sujeito devem ser amplamente abordadas.  Quando falamos em conduta, nos referimos; sobretudo, ao fato de que o brasileiro terá a oportunidade de modificar a imagem que temos lá fora: baderneiros, mulheres semi-nuas no carnaval, cidadãos mal educados etc. Será o momento ideal para mostrar a todos uma postura civilizada e educada. Com relação ao patriotismo, aproveitar a oportunidade para chamar a atenção para a valorização do nosso país em detrimento aos demais. Explico; sempre que compramos uma camiseta, por exemplo, quase como via de regra , escolhemos aquelas com frases em Língua Inglesa. E, com isso, nossas crianças crescem fazendo o mesmo... 

E esta é só  a ponta do iceberg da DESVALORIZAÇÃO DA  CULTURA NACIONAL... Daí vem o cinema, a música, as opções de viagens, o preconceito com própria raça, o preconceito linguístico etc... Enfim, é só uma sugestão...

Nenhum comentário: