segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MUDANÇAS NA REPROVAÇÃO ESCOLAR EM 2014

POR MARI MONTEIRO



A partir de 2014, o Governo do Estado de São Paulo, realiza algumas mudanças no que se refere à reprovação e também à avaliação. Certamente, tais mudanças trarão AVANÇOS e INQUIETAÇÕES. O que será positivo para a Rede de Ensino. “Não haverá mais aquela “ACOMODAÇÃO”, quase que generalizada, (perdoem-me a rudeza) de que “não preciso me esforçar tanto, o aluno será aprovado mesmo“...”.  “Ele recupera depois”. Esse “depois”, quase sempre, é TARDE DEMAIS! É muito importante que TODOS (pais, alunos e professores) entendam, o quanto antes, as mudanças vindouras. Assim, segue um breve resumo, só pra aquecer os estudos e as ações que devem ser traçadas a partir de então.
 

 A partir de 2014 a rede pública do Estado de São Paulo aumentará o número de anos em que os alunos podem ser reprovados. Em anúncio realizado na manhã desta sexta-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin explicou que o ensino fundamental será dividido em três ciclos com possibilidade de reprovação. A mudança da rede deve afetar 2,5 milhões de estudantes.Na apresentação, o secretário de educação, Herman Voorwald, fez questão de enfatizar que o plano vem sendo estudado desde 2011 e foi discutido com os profissionais da rede. 


Na avaliação do secretário de educação, a mudança ajudará a acompanhar o desenvolvimento dos alunos de ensino fundamental que vêm da rede municipal. Segundo ele, 82% dos estudantes de escolas estaduais já passaram por redes municipais.


 O aumento do número de oportunidades de reprovação foi bem recebido pela rede, segundo o secretário de Educação. "Houve uma movimentação da rede para mostrar que deveríamos também responsabilizar o aluno pelo aprendizado", afirmou Voorwald. 


Para o secretário, os resultados do novo plano de educação aparecerão já no IDEB  2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No entanto, o governo avalia que a progressão continuada é benéfica, pois ajuda no combate a evasão. A medida é apenas um aprimoramento do método usado há 15 anos.  In. http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/educacao/noticia/2013/11/08/alunos-da-rede-estadual-de-sao-paulo-poderao-repetir-3-series-453593.php - acesso em 11/11/2013)
 


Nenhum comentário: