POR MARI MONTEIRO
No HTPC, realizado em 23/03/2015, a Coordenadora Nádia
Cristina desenvolveu, junto à Equipe
Escolar uma Oficina acerca da
importância do aprendizado de poesia na escola. Para tanto, foram selecionadas
previamente diversas obras sobre poesia, a fim de contemplar diferentes estilos.
Além disso, o tema estudado nesta Oficina está associado com
o PROJETO EDUCACIONAL 2015 da E.E. Carlos Drummond de Andrade: “O PLANETA DO
NETO DO MEU FILHO”. Nesse sentido, além de estudar poesia, os docentes poderão
elaborar poesias, cuja temática central é a preservação ambiental.
Durante o HTPC, foram apresentados slides e, em seguida,
produtivas conversas sobre os mesmos. Para finalizar, houve uma análise das obras apresentadas e alguns
docentes solicitaram o empréstimo dos livros para aprofundamento dos estudos;
bem como, para a realização de futuros trabalhos em sala de aula.
Segue o texto de José de Souza Miguel Lopes, que serviu de
base para os estudos iniciais:
“A história da humanidade é formada, portanto, por uma
tradição mito poética, que, de geração em geração, ajudou a criar a memória
social dos povos, que perdura até os dias de hoje. A poesia esteve presente,
portanto, na fundação do imaginário humano e seguiu seu curso encantatório
através das vozes das culturas oralistas até o surgimento da escrita.
A poesia firmou-se, então, como atividade livre, em que o
imaginário, o intelecto, os afetos podem ser exercitados. Sem a atribuição da
necessidade de gerir o coletivo, a poesia ganhou o estatuto de trabalho de
linguagem em que o poeta tem a possibilidade de exercitar o seu estilo.
Apesar das mudanças os poetas ainda se encontravam presos a
outras amarras, como os estilos predominantes. Na poesia clássica, por exemplo,
existia o pensamento de se construir o poético a partir de estilos
cristalizados, convencionados pelo costume. Raras manifestações poéticas
ousavam experimentar e inovar em novos exercícios de linguagem.
Quando o autor conscientiza-se de que a criação permite ir
além do convencional, existe a ampliação de experimentações no espaço
linguístico. Despertando para a sensibilidade
e para os valores estéticos, aprimora as emoções e aguça as sensações.
O texto poético exige introspecção porque joga com múltiplos
sentidos, realçando signos e significantes. O poema demanda de seu leitor um
olhar mais atento, requerendo um entrelaçamento contínuo de emoções e desejos,
juízos e considerações.
A poesia leva o aluno a se perceber como sujeito construtor
de significados. A poesia pode ser a centelha que deflagrará no aluno o
encantamento, a inspiração, porque é um jogo com sons, ritmos, conceitos e
experiências. “
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