segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SOBRE O DIA DA ÁRVORE

POR MARI MONTEIRO


Eis que as datas comemorativas têm lá as devidas importâncias... Muito provavelmente, além das escolas e do lembrete da página inicial do GOOGLE de hoje, a maioria de nós sequer se lembraria de que hoje (21 de setembro) é o DIA DA ÁRVORE.



Elas deixam o nosso ambiente mais bonito, alegre e colorido e ainda nos oferecem sombra, oxigênio, frutas. Mas não é só isso: elas são fundamentais para a nossa existência. Vejam só: as espécies arbóreas cumprem um papel importantíssimo para a biodiversidade, ajudando a abrigar diversos animais, a conservar a fertilidade do solo, a prevenir a desertificação, a proteger áreas costeiras e a controlar inundações.”
 (in. https://www.facebook.com/ministeriomeioambiente - acesso em 21/09/2015)
  



Sobretudo para as escolas, esta é uma data muito relevante já que vivemos em tempos de escassez; de extinção e de destruição da natureza em nome da ganância e da vaidade. Diante disso, os professores, certamente, realizarão uma série de atividades a fim de chamar a atenção para a preservação ambiental, usando a presente data não como o único dia para tais atividades; mas como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversificadas (adequadas às diferentes faixas etárias) tais como:

► DEBATES E CONCLUSÕES COLETIVAS;


► APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS (DOCUMENTÁRIOS) ALUSIVOS AO TEMA;


► INTERPRETAÇÃO DE CHARGES;

► PLANTIO DE MUDAS E DE SEMENTES;

► ESCRITA COLETIVA DE CARTA ÀS AUTORIDADES RESPONSÁVEL PELO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO;

► ELABORAÇÃO DE CARTAZES EMPREGANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS;

► LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE O DESMATAMENTO NO BRASIL E NO MUNDO;

► RELACIONAR AS ATIVIDADES RELACIONADAS A ESTA DATA AO PROJETO DA ESCOLA: “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO”;

► APRESENTAÇÃO DE LETRAS DE MÚSICAS RELACIONADAS À QUESTÃO AMBIENTAL etc.

(Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

Enfim, atividades diferenciadas e relevantes não faltarão. Certamente, nos próximos dias, nosso blog receberá muitos registros sobre as atividades realizadas por aqui. Por enquanto, Feliz Dia da Árvore e, se puder, aproveite para abraçar uma, diz a lenda que faz muito bem para nós e para elas (as árvores)!!!


  


Nenhum comentário: