quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

COPA DO MUNDO: HORA DO APRENDIZADO!!!

Por Mari Monteiro



2014: Copa do Mundo no Brasil!

Excelente tema para ser desenvolvido em sala de aula nas mais diversas disciplinas. Sobretudo, porque trata-se de um tema amplo, que oferece margens para os mais diferentes tipos de abordagem; ou seja, podemos desenvolver atividades que vão desde o orgulho e a felicidade de sediar uma copa  do mundo em nosso país, até os contrapontos alusivos ao evento; ou seja, até a abordagem crítica que inclui  a prioridade da construção de estádios em detrimento aos necessários e urgentes investimentos em educação, saúde e segurança, por exemplo.



Em nota divulgara ontem o Governo o Estado de São Paulo aborda o desenvolvimento de atividades relacionados ao evento. 

"A Educação vai fazer da Copa do Mundo no Brasil uma oportunidade de aprendizado e já iniciou a orientação a todos os professores, coordenadores e gestores da rede estadual. A proposta é que o maior campeonato de futebol seja levado para sala de aula e esteja presente nas mais diferentes disciplinas, inclusive como estratégia em ações que visam aproximar ainda mais a comunidade da rotina escolar." (Mais informações em  http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/copa-do-mundo-sera-tema-de-atividades-das-escolas-da-rede-estadual#.UuktfaFhAz0.email) 

Fato é que a Copa do Mundo de 2014, justamente por ser realizada no nosso país, oferece variadas oportunidades de trabalhos pedagógicos, visando, além da compreensão do evento em si, como das implicações sociais, culturais e econômicas que o cercam. Atividades estas que, com certeza, podem ser iniciadas já neste bimestre e finalizadas na volta das férias através da análise do êxito do evento, de modo a apontar os aspectos que foram favoráveis para o povo brasileiro e aqueles que, eventualmente, não foram.

Assim, acreditamos firmemente que nossos educadores realizarão um excelente trabalho nesse sentido, inclusive, abordando o patriotismo e a necessidade de compreensão acerca dos investimentos e dos possíveis benefícios advindos destes; ou seja, desenvolver; sobretudo com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) conversas e registros sobre esta temática; a fim de abordar, consciente e criticamente as vantagens e as desvantagens resultantes deste evento. Uma sugestão de atividade, entre as centenas que os professores certamente pensarão, está a possibilidade de comparar os gastos/investimentos realizados no Brasil e nos demais países que já sediaram uma Copa do Mundo.

Bom início de trabalho a todos!!!

Nenhum comentário: