segunda-feira, 24 de março de 2014

IDESP – 2014 – E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

POR MARI MONTEIRO

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
                                                                                                                                                       
As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino. (Mais informações em http://idesp.edunet.sp.gov.br/o_que_e.asp acesso em 24/03/2014)




Desde sempre a Equipe Carlos Drummond de Andrade apresenta uma preocupação muito grande com o APRENDIZADO SIGNIFICATIVO.  Tarefa esta que tem se tornado cada vez mais árdua. No entanto, TODOS os envolvidos no processo educativo possuem clareza de que somente através de muito trabalho sério; da formação contínua e da consideração do aluno como sujeito da aprendizagem, capaz de ultrapassar os próprios limites, se torna possível não apenas alcançar as metas estabelecidas; mas, inclusive, superá-las. E foi exatamente isso que aconteceu em 2013.

Tenho a oportunidade diária de observar o trabalho dos docentes; da gestão e dos funcionários da escola e posso afirmar, com muita propriedade, que cada um, à sua maneira e com as competências que lhe cabem, FAZ O MELHOR pelos alunos. Na E.E. Carlos Drummond de Andrade impera a máxima de que não existe o “seu aluno” ou “o meu aluno”; mas, sim, OS NOSSOS ALUNOS. O que resulta num trabalho coletivo e totalmente direcionado para as necessidades do aluno.


Enfim, TODOS (sem exceção) sintam-se cumprimentados pela Equipe Gestora pelo excelente trabalho desenvolvido em 2013. Temos plena convicção de que, em 2014, os desafios serão ainda maiores; mas, com muita HUMILDADE e CORAGEM, elevaremos ainda mais o patamar da qualidade educacional na nossa escola. OBRIGADA A TODOS!



3 comentários:

MARIA HELENA disse...

O trabalho foi árduo, a vitória foi formiguinha no dia a dia. Parabéns a todos que fizeram acontecer. Juntos vamos fazer também 2014 diferente. Obrigada a todos nossas crianças merecem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou grato por poder estagiar nessa escola.Obrigado, obrigado e obrigado!!! Eu acredito nessa escola. Eu sou fruto dela!