POR MARI MONTEIRO
No segundo dia do Planejamento 2014, na E. E. Carlos
Drummond de Andrade, o encontro entre professores e gestão teve início com uma
dinâmica muito interessante sobre os diferentes papéis que exercemos no
cotidiano escolar. Em grupos, nós atuamos ora como quem SOFRE A AÇÃO; ora como
quem IMITA A AÇÃO; ora como o PERGUNTADOR e ora como o CARENTE. Durante a dinâmica,
todos os membros puderam experimentar as sensações das quatro funções.
Após a
parte prática, todos puderam expor seus sentimentos em relação aos papéis
exercidos. Foi muito bom “estar na pela do outro”. Mesmo porque, observamos
aspectos interessantes como, por exemplo, que o “PERGUNTADOR”, de um modo geral,
fazia os questionamentos de forma inquiridora. Que o “CARENTE”, não
acrescentava nada; ou quase nada, ao agrupo. Que aquele que “SOFRE A AÇÃO”,
fica sempre sobrecarregado e que, o ”IMITADOR” era quem menos aparecia no
grupo... Obviamente, há as interpretações pessoais; mas, em suma, foi esta a
conclusão coletiva a que chegamos sobre o trabalho em equipe.
Em seguida, iniciou-se uma conversa acerca dos projetos que
aconteceram na Escola e que devem continuar em 2014. Foi de consenso geral que,
além dos projetos desenvolvidos em 2014, terá início o Projeto voltado para a
COPA 2014. Pois, inegavelmente, vivemos um momento histórico-cultural muito
oportuno para tanto.
As discussões seguintes foram em torno da necessidade de
REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA desenvolvida em 2013 e redirecioná-la e/ou
incrementá-la de acordo com as necessidades observadas. Além disso, a Gestão
deixou bem claro que o Planejamento não se restringe aos dias específicos, mas
que se estende ao longo do ano em discussões em ATPs e como parte da FORMAÇÃO
CONTÍNUA DOS PROFESSORES.
Outro aspecto esclarecido foi a divisão dos ciclos de TRÊS
ANOS; sendo o CICLO DE ALFABETIZAÇÃO do 1º ao 3º ano do Ensino fundamental I. E
o CICLO INTERMEDIÁRIO do 4º ano do Ensino Fundamental I ao 6º ano do Ensino
Fundamental II. Vale ressaltar que, além da leitura e do estudo coletivo dos
textos no Planejamento, os professores receberam, via e-mail, o conteúdo para
ser relido e analisado sempre que necessário.
Ficou muito evidente neste segundo dia que a Escola,
enquanto equipe que desenvolve um TRABALHO COLETIVO, deve ter ciência de suas
fragilidades para, então elaborar o PLANO DE AÇÃO voltado para as necessidades
do aluno. Para tanto, foi estudado um roteiro para auxiliar na elaboração de
metas para 2014; bem como uma lista de sugestão de materiais para manter o
caráter de SUSTENTABILIDADE defendido e desenvolvido pela escola.
Finalmente, foram traçadas ações para a continuidade dos
projetos desenvolvidos em 2014 e que deram certo. Alguns foram acrescidos de algumas
sugestões; outros foram sugeridos como proposta: passeio ao Planetário; Uma
tarde no Cinema etc. Foi um dia muito producente para TODOS.
2 comentários:
Muito trabalho teremos pela frente. Obrigada a equipe Drummond e vamos fazer valer a pena.
Com certeza, Helena.
2014 será intenso e propício a grandes realizações. Vivemos um momento oportuno para isso... Muitas coisas acontecendo em nosso país. Assunto para embasar o aprendizado é que não falta.
Bju
mari
Postar um comentário