terça-feira, 18 de março de 2014

SEGUNDO DIA: PLANEJAMENTO 2014

POR MARI MONTEIRO


No segundo dia do Planejamento 2014, na E. E. Carlos Drummond de Andrade, o encontro entre professores e gestão teve início com uma dinâmica muito interessante sobre os diferentes papéis que exercemos no cotidiano escolar. Em grupos, nós atuamos ora como quem SOFRE A AÇÃO; ora como quem IMITA A AÇÃO; ora como o PERGUNTADOR e ora como o CARENTE. Durante a dinâmica, todos os membros puderam experimentar as sensações das quatro funções. 



























Após a parte prática, todos puderam expor seus sentimentos em relação aos papéis exercidos. Foi muito bom “estar na pela do outro”. Mesmo porque, observamos aspectos interessantes como, por exemplo, que o “PERGUNTADOR”, de um modo geral, fazia os questionamentos de forma inquiridora. Que o “CARENTE”, não acrescentava nada; ou quase nada, ao agrupo. Que aquele que “SOFRE A AÇÃO”, fica sempre sobrecarregado e que, o ”IMITADOR” era quem menos aparecia no grupo... Obviamente, há as interpretações pessoais; mas, em suma, foi esta a conclusão coletiva a que chegamos sobre o trabalho em equipe.









Em seguida, iniciou-se uma conversa acerca dos projetos que aconteceram na Escola e que devem continuar em 2014. Foi de consenso geral que, além dos projetos desenvolvidos em 2014, terá início o Projeto voltado para a COPA 2014. Pois, inegavelmente, vivemos um momento histórico-cultural muito oportuno para tanto.

As discussões seguintes foram em torno da necessidade de REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA desenvolvida em 2013 e redirecioná-la e/ou incrementá-la de acordo com as necessidades observadas. Além disso, a Gestão deixou bem claro que o Planejamento não se restringe aos dias específicos, mas que se estende ao longo do ano em discussões em ATPs e como parte da FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES.










Outro aspecto esclarecido foi a divisão dos ciclos de TRÊS ANOS; sendo o CICLO DE ALFABETIZAÇÃO do 1º ao 3º ano do Ensino fundamental I. E o CICLO INTERMEDIÁRIO do 4º ano do Ensino Fundamental I ao 6º ano do Ensino Fundamental II. Vale ressaltar que, além da leitura e do estudo coletivo dos textos no Planejamento, os professores receberam, via e-mail, o conteúdo para ser relido e analisado sempre que necessário.


Ficou muito evidente neste segundo dia que a Escola, enquanto equipe que desenvolve um TRABALHO COLETIVO, deve ter ciência de suas fragilidades para, então elaborar o PLANO DE AÇÃO voltado para as necessidades do aluno. Para tanto, foi estudado um roteiro para auxiliar na elaboração de metas para 2014; bem como uma lista de sugestão de materiais para manter o caráter de SUSTENTABILIDADE defendido e desenvolvido pela escola.

Finalmente, foram traçadas ações para a continuidade dos projetos desenvolvidos em 2014 e que deram certo. Alguns foram acrescidos de algumas sugestões; outros foram sugeridos como proposta: passeio ao Planetário; Uma tarde no Cinema etc. Foi um dia muito producente para TODOS. 


2 comentários:

MARIA HELENA disse...

Muito trabalho teremos pela frente. Obrigada a equipe Drummond e vamos fazer valer a pena.

Mari Monteiro disse...

Com certeza, Helena.

2014 será intenso e propício a grandes realizações. Vivemos um momento oportuno para isso... Muitas coisas acontecendo em nosso país. Assunto para embasar o aprendizado é que não falta.

Bju

mari