quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Programa Ler e Escrever

POR MARI MONTEIRO


Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se como uma Política Pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual.

Sua meta é ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série / 3º ano) e consequentemente garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências necessárias para que as mesmas possam adequar seu discurso oral e escrito as diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

Além disso, o Programa visa assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos e das demais disciplinas que integram o Currículo do Ciclo I do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.( In. http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/programa-ler-e-escrever acesso em 25/02/2014) 

Além da definição oficial do programa, é interessante saber que o site da FDE disponibiliza diversos links para consultas. Entre eles, orientações sobre a condução do Programa Ler e Escrever no cotidiano da sala de aula. Seguem algumas orientações gerais que foram repassadas aos profissionais da educação como estas, específicas para o INCENTIVO à leitura:


• Liste em um cartaz todos os livros do acervo.

• Leia em voz alta para eles todos os dias.

• Comente sobre os autores conhecidos.

• Destaque os nomes das obras e incentive-os a antecipar seu conteúdo.

• Comente sobre as capas e ilustrações e incentive-os a fazer o mesmo.

• Explore o índice dos livros para localizar informações precisas e dê dicas de como fazê-lo.


• Destaque e sinalize onde se encontram aspectos pouco conhecidos ou explorados dos livros: dedicatórias, edição do livro, biografias dos autores e ilustradores, textos de orelha e contracapa.

• Com o tempo, busque uma forma de classificá-los segundo a variedade textual existente: poemas, contos, informativos e outros...

• Organize regras para um sistema de empréstimos. Uma visita à sala de leitura da escola ou a uma biblioteca e uma entrevista com quem organiza os livros pode ser útil.

• Incentive os alunos quanto à leitura autônoma e convide-os, sempre que possível, a compartilhar suas impressões.

• Deixe-os à vontade em suas escolhas e interpretações.

• Procure estabelecer uma rotina quanto ao uso dos livros: pode ser, por exemplo, todos os dias depois de uma determinada atividade.