POR MARI MONTEIRO
Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um
conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e
distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se como
uma Política Pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em
toda a rede estadual.
Sua meta é ver plenamente
alfabetizadas todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série / 3º ano)
e consequentemente garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as
competências necessárias para que as mesmas possam adequar seu discurso oral e
escrito as diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
Além disso, o Programa visa assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos e das demais disciplinas que integram o Currículo do Ciclo I do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.( In. http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/programa-ler-e-escrever acesso em 25/02/2014)
Além da definição oficial do programa, é interessante saber
que o site da FDE disponibiliza diversos links para consultas. Entre eles,
orientações sobre a condução do Programa Ler e Escrever no cotidiano da sala de
aula. Seguem algumas
orientações gerais que foram repassadas aos profissionais da educação como
estas, específicas para o INCENTIVO à leitura:
• Liste em um cartaz todos os livros do acervo.
• Leia em voz alta para eles todos os dias.
• Comente sobre os autores conhecidos.
• Destaque os nomes das obras e incentive-os a
antecipar seu conteúdo.
• Comente sobre as capas e ilustrações e
incentive-os a fazer o mesmo.
• Explore o índice dos livros para localizar
informações precisas e dê dicas de como fazê-lo.
• Destaque e sinalize onde se encontram aspectos
pouco conhecidos ou explorados dos livros:
dedicatórias, edição do livro, biografias dos autores e ilustradores, textos de
orelha e contracapa.
• Com o tempo, busque uma forma de classificá-los
segundo a variedade textual existente: poemas, contos, informativos e outros...
• Organize regras para um sistema de empréstimos.
Uma visita à sala de leitura da escola ou a uma biblioteca e uma entrevista com
quem organiza os livros pode ser útil.
• Incentive os alunos quanto à leitura autônoma e
convide-os, sempre que possível, a compartilhar suas impressões.
• Deixe-os à vontade em suas escolhas e
interpretações.
• Procure estabelecer uma rotina quanto ao uso dos
livros: pode ser, por exemplo, todos os dias depois de uma determinada
atividade.
Vale a pena acessar o site: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/InternaPrograma.aspx?alkfjlklkjaslkA=260&manudjsns=0
– acesso em 26/02/2014)
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