quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

REORGANIZAÇÃO DA SALA DE LEITURA DRUMMOND... ISSO É APENAS O COMEÇO.

POR MARI MONTEIRO



Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.
 





Já inicio o artigo afirmando que “fevereiro” é pouco. Nosso prazo se  estenderá março afora e olhe lá... Pois, apenas quando iniciamos a retirada e a seleção de livros é que nos damos conta de fatores como:
 
- Sujeira;
- Quantidade de livros (são milhares... O que é BOM!);
- O estado deplorável de grande parte deles;
- A necessidade de “recatalogar”;
- A necessidade de um trabalho incisivo de CONSCIENTIZAÇÃO junto aos alunos sobre o manuseio dos livros.


 












































Quanto a este último (mas não definitivo fator): o manuseio dos livros. Entristeceu-nos muito perceber que há dois tipos de “DESGASTES” NOS LIVROS. E  cada um é muito distinto, inconfundível. Há o desgaste POSITIVO pelo manuseio: aquele em que se observa que o livro foi folheado com ZELO; mas MUITAS E MUITAS vezes. Ele foi LIDO e; portanto, se transforma... As páginas ficam mais macias, adquire uma coloração diferente... E há o desgaste NEGATIVO: aquele em que observa o descaso, o desprezo; suas páginas estão dobradas; sujas; ele é NOVO, mas já está VELHO!!! Temos muitos livros assim... com menos de um ano de uso, que ENVELHECERAM PELO DESCUIDO E NÃO PELAS MUITAS MÃOS QUE OS FOLHEARAM...
 
























Estamos registrando as etapas de organização para que ALUNOS, FAMILIARES, PROFESSORES, GESTÃO compreendam nossa constante preocupação com os acervos que já existem e que continuam a chegar. Primeiro, para termos um aboa noção do estado em que tudo estava ao final de 2014, depois, para comparar com o espaço reorganizado. E; sobretudo, para ENTENDERMOS, DE UMA VEZ POR TODAS, ASPECTOS COMO:
 
- a Sala de Leitura é um espaço de TODOS; portanto, TODOS que  a utilizam possuem o OBRIGAÇÃO MÍNIMA DE DEIXÁ-LA como estava antes de usá-la;
 
- os livros existem para ser lidos não apenas pelos alunos; mas, também pelos professores. Raros são os professores que procuram o acervo para formação ou as obras literárias (magníficas, a propósito...) para uso próprio.
 
- levar os livros para a sala e simplesmente deixar num canto para os alunos lerem em final de aula para ficarem quietos não adianta muito... Não é interessante... Eles precisam saber a “história dos livros”, desde a árvore até o seu preço final; saber da CRIAÇÃO LITERÁRIA que envolve cada obra... Enfim, todos nós, docentes, sabemos que livros não têm apenas preço, mas também VALOR.
 







































Enfim, esta conversa não acaba aqui. Ainda temos muito a fazer por lá  até que todos possam usar o espaço de maneira adequada e otimizada, com objetivos muito claros, tanto para o professor, como para o aluno. Voltaremos logo com mais informações sobre o andamento da reorganização! Por  enquanto, agradecemos a compreensão e as boas idéias que estão  chegando, inclusive de mães que ficaram de nos ajudar tão logo possam.




Os livros têm grande importância em nossas vidas não só porque auxiliam na construção de nosso conhecimento, mas também porque nos trazem palavras de encanto, doçura e suavidade.
 

4 comentários:

MARIA HELENA disse...

TRABALHO NADA FACIL DE CONSCIENTIZACAO. AGORA SE FAZ IMPRESCINDIVEL O ESTUDO AMBIENTAL EM TODOS OS ASPECTOS. PROCESSO TARTARUGA, MAIS CREIO QUE VALHA A PENA. TRISTE A FALTA DE CONSCIENCIA QUANDO SE LIDA COM EDUCACAO SEM COMPROMISSO, MAIS EXISTEM PROFISSIONAIS E EMPREGADOS DA EDUCACAO. QUERO CRER QUE OS COMPROMETIDOS NOS AUXILIARAO NO PROCESSO.OS ERROS POR AQUI E O TECLADO DO TABLET DESCONFIGURADO. BOM TRABALHO.

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Trabalho de tartaruga mesmo Helena... Mas, Leandro e eu temos conversado muito sobre os livros e sobre como deixar o local funcional e, ao mesmo tempo, aconchegante. Como vc, também acredito nos profissionais comprometidos com a educação... Temos tido o apoio da maioria. É apostando nesta maioria e numa gestão comprometida, como é a da nossa escola, que desejamos que a Sala Drummond se transforme num espaço que CONTRIBUA verdadeiramente para a formação de leitores...

Obrigadíssima pelo apoio!

Bjus

MARIA HELENA disse...

O LEANDRO E UM EXCELENTE COLABORADOR AFINAL PEDAGOGO COMO NOS. VC E ESSENCIAL POR AI MENININHA CONTE COMIGO SEMPRE. BJS

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Você tem toda razão mimo! Tem sido um prazer trabalhar com Leandro. Ele é dedicado e atencioso. Nós dois somos muito gratos à sua confiança. E esperamos fazer jus à confiança e à oportunidade que a gestão tem nos dado!

Bjus mimo!