quinta-feira, 28 de maio de 2015

“O PLANETA DO NETO DOS MEUS FILHOS”: REGISTRO DE ATIVIDADES III

POR MARI MONTEIRO




A poluição sonora constitui um dos mais prejudiciais poluentes e, contraditoriamente, um dos menos propagados. Sobretudo, a saúde emocional e a saúde mental estão diretamente associadas a este fator. 


Diante disso, é preciso estar atento ao índice de tolerância ao barulho e, ao mesmo tempo, cuidar para que não estejamos expostos a tantos ruídos acima da média de decibéis ideal para o ouvido humano.



Nesse sentido, este foi o primeiro assunto escolhido pela Professora Amanda , que ministra aula de Educação Física, relacionado ao PROJETO: “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO”. 


Trata-se uma sequência de atividades voltadas para o tema. O que apresentamos aqui são as primeiras atividades realizadas no 3º ano F, a fim de CONSTRUIR O CONCEITO DE POLUIÇÃO SONORA.


O plano de trabalho da Professora Amanda inclui três  etapas principais:

1ª ação: (coletiva com registro na lousa). Debate com os alunos na classe 3º ano F, através de questionamentos para o resgate de conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o assunto.

2ª ação: (em duplas). Seleção de recortes de revistas e jornais com fotos que ilustrem a Poluição Sonora e leitura dos conceitos acadêmicos pesquisados pela professora, a fim de ampliar e aprofundar o assunto.
3ª ação: (individual). Colagem das figuras coletadas em um painel para exposição na escola.

 
► Assim, seguem os registros da Primeira Etapa. Em breve, teremos mais registros!




 ► PARABÉNS PROFESSORA AMANDA E ALUNOS! ESPERAREMOS ANSIOSOS PELAS PRÓXIMAS ATIVIDADES!

6 comentários:

Anônimo disse...

Amanda estou acompanhando daqui do Hospital o trabalho de vocês ai na Escola. Parabéns o tema que você abordou vem muito de encontro ao Meio Ambiente no sentido amplo. Gosto muito disto pois dá margem aos alunos trabalharem a convivência, o som que emitem em sala, na entrada, na saída e principalmente no intervalo. A gente aprender a ouvir a nós mesmos e nos ensina a fortalecer um bom convívio respeitando os limites de nossa audição e das demais pessoas. Eles conseguirão treinar os ouvidos para sons de qualidade. Creio que muitos até falarão daqueles carros que andam com som alto e o prejuízo para os ouvidos num futuro próximo. Enfim você me fez voar em pensamentos. Adorei o tema. Parabéns. Helena (diretamente da Clínica Althea). Beijo a todos

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Helena, mimo...

Disse algo muito parecido para a Amanda, quando ela me falou sobre o tema: "POLUIÇÃO SONORA"... Ela está mesmo com um excelente plano de trabalho e que dá muito PRAZER vê-lo sendo colocado em prática. A parte mais interessante disso tudo é, de fato, a convivência. ou melhor, o aperfeiçoamento dela. Falar ao invés de gritar; aprender a ouvir; baixar o volume dos fones... CONVERSAR PROSEANDO... rsrrsrs

Obrigadíssima pela participação de sempre!
Bjus

Mari

Conceição disse...

Um grande ganho para nossos alunos à dedicação dispensada pela Professora Amanda. Esse Tema escolhido por ela realmente vem ao encontro da proposta do nosso Projeto, são umas das preocupações para o futuro, esse ouvir desenfreado que acarreta a perda de audição precoce nas pessoas. Parabéns Professora Amada pela escolha do tema e parabéns alunos pela dedicação em realizar os trabalhos...Muito orgulho.

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Conça, mimo...

Faço minhas as suas palavras.
Também adorei o tema. É pertinente, amplo e NECESSÁRIO. E, com certeza, ainda vem muita coisa aí. A Professora Amanda está muito empenhada.


Bjus

Mari

Anônimo disse...

Com muita satisfação, recebo vossos comentários, obrigada!

Estou muito contente com os resultados das atividades que os alunos construíram após dias de conversas, reflexões e percepções sobre o tema “POLUIÇÃO SONORA”, que é pouco difundido por não ser algo VISÍVEL e PALPÁVEL.

Acredito que a ideia do desenvolvimento deste projeto: “O PLANETA DO NETO DO MEU FILHO”, para toda a escola, veio elucidar este assunto na disciplina em que atuo que é Educação Física. Disciplina esta que sofre diretamente os efeitos nocivos do barulho em excesso e que, aos poucos, todos nós iremos contar com atitudes mais CONSCIENTES referentes a um comportamento saudável, como práticas e movimentos sem perturbações desnecessárias.
VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO! BJUS


PROFESSORA AMANDA

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Cara Professora Amanda,

Nós que agradecemos pelo seu excelente trabalho: ensinar com SIGNIFICADO.
Coisa rara... Mas, que os alunos jamais esquecerão.



Parabéns!

Professora Mari