quarta-feira, 10 de junho de 2015

VAMOS AO TEATRO!!! EBAAAAAAAAA!!!

MARI MONTEIRO


NOSSOS  ALUNOS JUNTAMENTE COM OS ATORES DA CIA QUARTUM CRESCENTE

“Este foi um dos dias mais felizes da minha vida”. Este é um dos muitos relatos ouvidos entre os alunos do período da tarde da E. E. Carlos Drummond de Andrade sobre a ida ao Teatro Municipal de Mauá, no dia 29 de maio, para assistir a peça: “O BICHO QUE AJUDOU O HOMEM”, brilhantemente encenada pela CIA TEATRAL QUARTUM CRESCENTE.


Professores, Coordenação e algumas mães acompanharam 287 alunos até o Teatro. O percurso, feito a pé, foi muito agradável e produtivo; pois, além de os alunos caminharem juntos e conversando pelo centro da cidade, os cidadãos mauaenses e os comerciantes ficaram encantados com a inusitada cena no meio da tarde: quase trezentas crianças atravessando o centro e, literalmente, parando o trânsito.
















Durante a peça, como é possível observar nas fotos anexas, é visível o ENCANTAMENTO e a FELICIDADE das crianças. Muita LUZ; diferentes CORES; FIGURINOS; FISIONOMIAS... O mundo mágico do teatro é mesmo encantador!


Houve uma grande INTERAÇÃO ENTRE OS ATORES E O PÚBLICO, o que enriqueceu ainda mais este prazeroso evento. As crianças puderam estar próximas dos atores/personagens, podendo observar as maquiagens, os figurinos e as diferentes fisionomias.
















É necessário que a escola promova, constantemente, O ACESSO A ATIVIDADES CULTURAIS EM GERAL QUE, NORMALMENTE, A MAIORIA DELA NÃO CONHECE. Ou seja, "oferecer" à criança aquilo que é "NOVO", através de atividades culturais que, de outra forma que não a escola, dificilmente, ela conheceria e experimentaria. Isso é parte essencial do aprendizado significativo, o tão falado DESENVOLVIMENTO GLOBAL. Além disso, uma atividade como esta oferece “ganchos” para a realização das mais diversas atividades INTERDISCIPLINARES. Por isso, periodicamente, a Gestão e os professores da E. E. Carlos Drummond de Andrade promovem este tipo de evento.





 Ao final da peça, todos se sentaram nos arredores do teatro e realizaram um piquenique muito agradável, fechando o passeio com chave de ouro.















Enfim, vejamos e nos deliciemos com os demais registros. Atentem para o ENCANTAMENTO que emana de cada um deles. PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A PROMOÇÃO DESTE EVENTO!
















6 comentários:

Aida Cordeiro disse...

As Instituições e os profissionais da educação devem organizar atividades e passeios culturais, além de estimular em nossos alunos o gosto pela arte e cultura as crianças que crescem apreciando e participando de manifestações artísticas e culturais ampliam sua percepção de mundo, desenvolvem diversos tipos de linguagens, tornam-se mais criativas e, principalmente, mais felizes. Eu poderia citar diversos exemplos de crianças que cresceram em situações adversas e foram salvas pela música, pelo teatro ou pelas artes plásticas – e há várias ONGs que fazem esse tipo de trabalho, mas prefiro acreditar que as escolas e os professores de ensino fundamental e médio passem a organizar cada vez mais passeios culturais em suas escolas e comunidades, de forma que esses eventos deixem de ser um acontecimento esporádico para fazerem parte da rotina da escola e tornem o aprendizado divertido, dinâmico e prazeroso.

Sabemos o quanto é difícil organizar esses passeios, mas nossa rotina na sala de aula não é muito diferente. Enfrentamos desafios todos os dias e, certamente, essa apresentação ao mundo artístico e cultural se refletirá na vida dos nossos alunos de forma muito positiva.

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Perfeito Prof Aida,

Concordo plenamente com seu ponto de vista.
Desafios por desafios, temos TODOS os dias. Então, por que não promover mais atividades culturais semelhantes a esta e fazer disso uma prática menos esporádica, como você disse?

Tenho certeza de que tais "eventos culturais" marcam para sempre as diferentes etapas de desenvolvimento humano, devendo; portanto, ocorrer sempre para que s e torne um hábito. E, assim, possa mudar o paradigma de que; sobretudo, na periferia, não há público suficiente para espetáculos de teatro, dança, arte etc...


Muito obrigada pela contribuição.
Um abraço!

Mari

Jason Martins disse...

A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Assim, pedagogicamente o teatro busca mostrar o comportamento social e moral, por meio do aprendizado de valores e pelo bom relacionamento com as pessoas.
Nós da Cia Quartum Crescente acreditamos que o teatro tem a função de divertir instruindo e isso é fundamental para educação e apoiamos e agradecemos a iniciativa da EE Carlos Drummond de Andrade em promover para pais e alunos o acesso a atividades culturais.

“Foi um dos dias mais felizes de nossa temporada”.
OBRIGADO!!!

Att.
Jason Martins - Ator (Bicho que ajudou o Homem - Cia Quartum Crescente).

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Caro Jason Martins,

Seu comentário muito nos alegrou. Acreditamos nos mesmos ideais; ou seja, quanto maiores e mais frequentes forem os acessos à educação e à cultura, maiores serão as chances de nos tornarmos pessoas cada vez melhores, em TODOS OS SENTIDOS.

Comunicaremos aos pais e aos alunos sobre a atenção que nos dispensou, também, em relação ao artigo publicado.

Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho realizado junto à CIA QUARTUM CRESCENTE... Nosso desejo é que, literalmente, CRESÇAM... sempre mais.

Abraço.

Prof. Mari Monteiro
marimonteiro10@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu, como Coordenadora da E. E. Carlos Drummond de Andrade, tenho que agradecer ao convite feito pelo meu AMIGO e PROFESSOR Ronaldo, com quem já trabalhei e conheço todo seu potencial como profissional.

A peça foi maravilhosa! Os atores são excelentes! E, o mais gostoso, é saber que alguns ainda são alunos do Estado!!!

Certamente, promoverei mais encontros entre nossa escola e esta Cia Teatral que muito nos orgulha!

Coord. Nádia Cristina de Paula

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Com certeza Nádia...

Não tem parceria melhor do que EDUCAÇÃO - SOCIEDADE - CULTURA.

Somente assim, a partir destes pilares, é possível incutir e "desenvolver" determinados valores e princípios que possam ir além dos conhecimentos curriculares!


Bju

Mari Monteiro