POR MARI MONTEIRO
No inicio do ano, a Professora mediadora Geralda Sousa
iniciou o trabalho de eleição dos
líderes de sala com os quintos anos. Foi
um trabalho que envolveu todos os alunos
e professores. Os candidatos apresentavam suas propostas em suas
próprias salas e depois foram eleitos. Deste grupo de líderes de sala, surgiram
as chapas para concorrer ao Grêmio.
Contudo, antes, houve um trabalho de esclarecimentos acerca
do conceito de “Grêmio estudantil” e os líderes de sala foram orientados a
planejar e a elaborar suas campanhas para a eleição que ocorreria duas semanas
depois. As campanhas transcorreram da
melhor forma possível. Aos poucos, os alunos foram se “soltando” e se apropriando
da importância do Grêmio.
Ocorridas as eleições, os alunos que fazem parte do Grêmio,
realizam encontros periódicos com a Professora mediadora, expõe suas ideias e
sugestões, que logo são colocadas em prática. A última delas foi acerca do
combate à Dengue e ao Zika vírus: foram feitos cartazes (expostos em painéis) e
paródias musicais, que foram apresentadas para todo o período matutino.
No momento, os integrantes do Grêmio planejam atividades a
serem realizadas no final do segundo bimestre. De acordo com a Professora
Geralda, as conversas entre os membros do Grêmio têm evoluído muito no que se refere
ao amadurecimento de posturas e de poder de argumentação.
► Seguem os
registros das primeiras etapas da “Fundação do grêmio” : a apresentação das chapas pela Equipe Gestora; a apresentação das propostas pelos membros do Grêmio e as eleições:
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