quarta-feira, 4 de maio de 2016

SALA DE LEITURA: PROJETO ÁLBUM DE TIRAS - TEMA: "CRIAR E TRANSFORMAR"

POR MARI MONTEIRO



As atividades pedagógicas de 2016, na Sala de Leitura Drummond, iniciaram com um projeto sobre a elaboração de tiras. O desenvolvimento do projeto acontece dentro de um contexto, previamente trabalhado pela Professora Ana Soares, de modo que, quando os alunos começam as atividades práticas, eles já tem a nítida noção do que  estão fazendo. Desse modo, como poderão observar nos registros fotográficos, os alunos demonstram muito interesse pelas atividades propostas.


► ACOMPANHEM O PROJETO E, EM SEGUIDA, OS REGISTROS DE ALGUMAS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS:

PROJETO – ÁLBUM DE TIRAS

TEMA – CRIAR E TRANSFORMAR
 

SALA DE LEITURA 2016
PROFESSORA : ANA SOARES


O tema do projeto é um convite ao pensar, criar e transformar, em busca de um mundo mais repleto de alegrias. Dessa forma, os educandos irão expressar seus pensamentos e sentimentos únicos e suas perspectivas para o futuro.


PÚBLICO ALVO: Ensino fundamental I. (4ºs e 5ºs anos)


JUSTIFICATIVA: As Tirinhas são uma forma divertida para se trabalhar gênero textual, leitura, interpretação e produção de textos. São histórias curtas que proporcionam uma leitura muito atraente. Este gênero utiliza-se de quadros para narrar um fato, geralmente três ou quatro no máximo, na maioria das vezes na forma de humor. As falas são registradas em forma de balões ou onomatopeias. Será um incentivo aos alunos a destacar suas ideias e colocar criatividade em seus pensamentos.


OBJETIVO GERAL: Estimular o gosto pela leitura e escrita através de uma atividade significativa que aguça a curiosidade e interesse dos alunos, sensibilizando-os quanto às atividades leitoras e escritoras, tornando-os cada vez mais criativos, questionadores e participativos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver a imaginação e a produção de texto;
·         Incentivar o gosto pela leitura;
·         Vivenciar diferentes situações de argumento;
·         Transformar reflexões em mudanças de atitudes;
·         Experimentar o prazer artístico;
·         Identificar expressões e emoções;
·         Favorecer a sociabilidade;
·         Despertar interesse pelas tiras;
·         Conhecer a técnica de produzir uma tira;
·         Estimular o raciocínio, desenvolver a percepção visual e a coordenação motora da criança;
·         Trabalhar o raciocínio, o pensamento, a reflexão;
·         Estimular a criatividade, atenção e concentração do aluno através de palavras e os seus respectivos sons (onomatopeias).



METODOLOGIA:
Desenvolvimento do projeto em etapas:
·         Explicação do projeto aos alunos, dando ênfase ao seu objetivo;

·         Questionar os alunos sobre o conhecimento do gênero textual e onde é encontrado;

·         Apresentação de slides com conceito e características da tira: as onomatopeias, os tipos de balões, as características dos personagens, etc.;

·         Modelo de tirinhas é apresentado e a biografia de um autor que todos conhecem – Mauricio de Souza;

·         Apresentar (uma tira) com os balões tampados e pedir que produzam coletivamente uma história a partir das ilustrações, investigando as imagens. Depois de várias criações diferentes, apresentar a original e conversar sobre a versão da qual mais gostaram;

·         Proposta da primeira atividade sobre o tema do projeto “Criar e transformar”: Distribuição de Tiras com personagens em que o aluno irá criar o texto para os balões da história;

·         Por fim, irão confeccionar as tiras com todas as características do gênero sobre o tema dado;

·         Finalizando com a exposição dos trabalhos realizados, para toda a escola, podendo ser um incentivo à leitura e a escrita prazerosa, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos em aprender, tornando-os leitores atentos, criativos e observadores.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Primeiro semestre.


AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades na sala de leitura, observando a participação e elaboração do trabalho, além da criatividade e do seu desempenho durante a construção da atividade proposta.




























 

Nenhum comentário: