quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AS DIFERENÇAS ENTRE PROFESSOR E “O” PROFESSOR

POR MARI MONTEIRO



Sempre ouvi dizer que há “PROFESSORES” e “PROFESSORES”. Prefiro dizer que existe Professor: aquele que, literalmente, dá sua aula... Sempre “no automático”, contanto que o salário dele entre na conta... E existe “O” Professor: aquele que quer SER EDUCADOR; que anseia por mudanças; que acredita que a educação é um FATOR DE TRANSFORMAÇÃO; que não se deixa abater; ao contrário, PERSISTE e supera todos os obstáculos.


Nós, equipe do Carlos Drummond de Andrade, temos a honra de conhecer e de conviver com excelentes profissionais da educação. Dentre eles, está “O” Professor Aldo, professor eventual; mas com COMPROMISSO que muitos titulares de cargo não possuem. Tenho a honra de conhecê-lo pessoalmente. Pois, por duas ocasiões em que ocupei a função de vice-diretora, lembro-me dele chegando com seu boné e com sua maleta todo solicito; uma POLIDEZ rara de se ver. Pronto para entrar na sala que fosse necessário. Ele sempre possui atividades para todas as ocasiões!

Outra característica marcante do professor Aldo é que, ao final do período ou de uma aula dada, ele sempre tem algo pra nos dizer. Ele sente como poucos, quando sua aula é producente para os alunos e quando não é. Olha que conheço muitos efetivos (mas muitos mesmo!!!) e, raríssimas foram as vezes em que os vi, literalmente, ABATIDOS, devido a uma aula que não rendeu o que deveria. Pois, o Professor Aldo nunca se envergonhou de, por vezes, demonstrar sua tristeza diante de uma ou outra aula que não lhe parecesse satisfatória  e, nem tão pouco se privou de sentir  a  SATISFAÇÃO de ministrar uma aula em  que todos prestaram atenção ao que ele ensinou. Satisfação esta que sempre pode ser “lida” nos seus olhos e no seu sorriso franco.

Enfim, nesta segunda-feira, os professores do EJA e a Gestão da Escola Carlos Drummond de Andrade comemoraram os 70 anos do professor Aldo,  que aniversariou em 15 de fevereiro e teve que se retirar do magistério devido à idade e não com a digna e MERECIDA aposentadoria. Pois, aos eventuais, não é garantido o direito à aposentadoria (acreditam???). 




E, assim, não da forma como gostaríamos e consideramos JUSTA ele encerra assim sua brilhante carreira: “O” PROFESSOR ALDO. Desejamos que todo reconhecimento lhe seja concedido em formas de bênçãos; de muita saúde e de muita sabedoria (coisa que ele tem de sobra).
PARABÉNS PROFESSOR ALDO. SOMOS IMENSAMENTE GRATOS PELA SUA COMPANHIA POR TANTOS ANOS...

3 comentários:

Unknown disse...

Sou muito grata a esta amizade que construí com o Profº Aldo, ele me ensinou o quanto vale a pena trabalhar por algo que acreditamos, mesmo tendo todos os dias exemplos para desistir. Este homem é realmente alguém que deixa a sua marca na história.
Gratidão por ser meu amigo.

MARIA HELENA disse...

Raridade o Professor Aldo. Sou grata pelo seu trabalho ao longo dos anos. Sua eficiência e compromisso marcaram uma época. Muito obrigada Professor.

E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE disse...

Quem dera...

Tivéssemos o PRAZER de conhecer muitos outros "ALDOS" assim engajados e comprometidos com a carreira docente, independentemente da situação funcional ou com a escola...

Saudades!!!

Grata

Mari