segunda-feira, 31 de março de 2014

SOBRE MERITOCRACIA E BÔNUS

POR MARI MONTEIRO



Meritocracia (do latim meritum, "mérito" e do sufixo grego antigo κρατία (-cracía), "poder") é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Constitui-se uma forma ou método de seleção e, num sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia governativa.

A meritocracia está associada, por exemplo, ao estado  burocrático, sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo). Ou ainda – associação mais comum – aos exames de ingresso ou avaliação nas escolas, nos quais não há discriminação entre os alunos quanto ao conteúdo das perguntas ou temas propostos. Assim, meritocracia também indica posições ou colocações conseguidas por mérito pessoal.(In. http://pt.wikipedia.org/wiki/Meritocracia acesso em 31/04/2014) 

Uma vez definido seu significado, a meritocracia torna-se um assunto, no mínimo, OPORTUNO para o momento. “Pós Bônus”, nós, professores e TODOS os envolvidos com a educação, estão se sentindo “recompensados” pelo esforço e pela qualidade do trabalho desenvolvido. Sabendo, claramente, que o bônus e está diretamente ligado à meritocracia, fica evidente que apenas recebem aqueles que fazem por merecer. Fato este como qual concordo plenamente.

Há quem dirá que não há clareza de critérios; que não é justo... Enfim. Embora, eu não tenha recebido bônus (estava de licença no primeiro semestre de 2014), o que foi JUSTÍSSIMO, continuo acreditando convictamente que a meritocracia é o melhor caminho para se alcançar uma educação com qualidade cada vez mais elevada. Explico. Nascemos e vivemos em um país em que tudo é mensurado pelo capital; sobretudo, a força de trabalho. Basta refletirmos sobre o seguinte: O indivíduo que trabalha contando com a possibilidade de obter um rendimento maior (um bônus, cujo significado está relacionado a MELHORIAS), certamente, desempenhará suas tarefas de modo a superar a si mesmo.

Obviamente, não posso falar sobre todas as escolas. Sobre a E.E. Carlos Drummond de Andrade eu sei o suficiente para dizer que a premiação por MERITOCRACIA (diga-se de passagem) foi merecida e; portanto justa. O que presencio no cotidiano da escola; bem como, em reuniões e afins, são profissionais altamente COMPROMETIDOS com a melhoria do ensino. Além disso, devo dizer que o MÉRITO da equipe ter alcançado a meta está diretamente atrelado aos ideais da Gestão, que são, incansavelmente, discutidos e colocados em prática pelos professores que, por sua vez, NELES ACREDITAM. Mais resultados sobre as metas da nossa escola no link: idesp.edunet.sp.gov.br/arquivos2013/007699.pdf (acesso em 31/03/2014). Basta copiar e colar na barra de busca.








Um aspecto que não pode deixar de ser mencionado; principalmente, porque é um projeto pelo qual e Escola nutre profundo respeito e carinho. Isso porque acredita que, com a participação dos pais, o ato de educar torna-se mais significativos. Daí a necessidade de ESTENDER NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS FAMILIARES dos alunos; aos próprios ALUNOS que, apesar das intempéries vivenciadas por muitos, conseguem “responder” aos estímulos do professor. E que, me ocorreu agora, estão hoje na escola, provavelmente SEM SABER que “ajudaram” no alcance da meta proposta. TALVEZ ELES DEVESSEM SABER DISSO; assim como seus pais... Afinal, tal fato confere uma CREDIBILIDADE AINDA MAIOR À NOSSA ESCOLA E AO NOSSO TRABALHO. Então, que tal iniciar a aula de hoje dizendo esta boa notícias aos alunos e agradecendo-lhes pelo desempenho? Se eu fosse um deles, ficaria muito feliz em saber disso...


Enfim, a meritocracia é algo muito positivo não apenas na educação pública. Isso porque é uma prática que ocorre, há algum tempo, em outras instâncias com outras denominações: PL (Participação nos Lucros); Premiação por Produtividade etc. Então por que não no setor educacional? Ou seja, o que importa é FAZER POR MERECER. O que não é difícil se pensarmos que trabalhamos com alunos que MERECEM o melhor de cada um de nós! Valeu Equipe Drummond que, mais uma vez, FEZ POR MERECER!



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