POR MARI MONTEIRO
Meritocracia (do latim meritum, "mérito" e
do sufixo grego antigo κρατία (-cracía), "poder") é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a
razão principal para se atingir posição de topo. As posições hierárquicas são
conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados
estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade.
Constitui-se uma forma ou método de seleção e, num sentido mais amplo, pode ser
considerada uma ideologia governativa.
A meritocracia está associada, por
exemplo, ao estado burocrático,
sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus
postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo). Ou ainda – associação mais comum – aos exames de ingresso
ou avaliação nas escolas, nos quais não há
discriminação entre os alunos quanto ao conteúdo das perguntas ou temas
propostos. Assim, meritocracia também indica posições ou colocações conseguidas
por mérito pessoal.(In. http://pt.wikipedia.org/wiki/Meritocracia
acesso em 31/04/2014)
Uma vez definido seu significado, a meritocracia torna-se um
assunto, no mínimo, OPORTUNO para o momento. “Pós Bônus”, nós, professores e
TODOS os envolvidos com a educação, estão se sentindo “recompensados” pelo
esforço e pela qualidade do trabalho desenvolvido. Sabendo, claramente, que o
bônus e está diretamente ligado à meritocracia, fica evidente que apenas
recebem aqueles que fazem por merecer. Fato este como qual concordo plenamente.
Há quem dirá que não há clareza de critérios; que não é
justo... Enfim. Embora, eu não tenha recebido bônus (estava de licença no
primeiro semestre de 2014), o que foi JUSTÍSSIMO, continuo acreditando
convictamente que a meritocracia é o melhor caminho para se alcançar uma
educação com qualidade cada vez mais elevada. Explico. Nascemos e vivemos em um
país em que tudo é mensurado pelo capital; sobretudo, a força de trabalho.
Basta refletirmos sobre o seguinte: O indivíduo que trabalha contando com a
possibilidade de obter um rendimento maior (um bônus, cujo significado está
relacionado a MELHORIAS), certamente, desempenhará suas tarefas de modo a
superar a si mesmo.
Obviamente, não posso falar sobre todas as escolas. Sobre a
E.E. Carlos Drummond de Andrade eu sei o suficiente para dizer que a premiação
por MERITOCRACIA (diga-se de passagem) foi merecida e; portanto justa. O que
presencio no cotidiano da escola; bem como, em reuniões e afins, são
profissionais altamente COMPROMETIDOS com a melhoria do ensino. Além disso, devo
dizer que o MÉRITO da equipe ter alcançado a meta está diretamente atrelado aos
ideais da Gestão, que são, incansavelmente, discutidos e colocados em prática
pelos professores que, por sua vez, NELES ACREDITAM. Mais resultados sobre as metas da nossa escola no link: idesp.edunet.sp.gov.br/arquivos2013/007699.pdf (acesso em 31/03/2014). Basta copiar e colar na barra de busca.
Um aspecto que não pode deixar de ser mencionado; principalmente, porque é um projeto pelo qual e Escola nutre profundo respeito
e carinho. Isso porque acredita que, com a participação dos pais, o ato de
educar torna-se mais significativos. Daí a necessidade de ESTENDER NOSSOS
AGRADECIMENTOS AOS FAMILIARES dos alunos; aos próprios ALUNOS que, apesar das
intempéries vivenciadas por muitos, conseguem “responder” aos estímulos do professor.
E que, me ocorreu agora, estão hoje na escola, provavelmente SEM SABER que “ajudaram”
no alcance da meta proposta. TALVEZ ELES DEVESSEM SABER DISSO; assim como seus
pais... Afinal, tal fato confere uma CREDIBILIDADE AINDA MAIOR À NOSSA ESCOLA E
AO NOSSO TRABALHO. Então, que tal iniciar a aula de hoje dizendo esta boa notícias aos alunos e agradecendo-lhes pelo desempenho? Se eu fosse um deles, ficaria muito feliz em saber disso...
Enfim, a meritocracia é algo muito positivo não apenas na educação
pública. Isso porque é uma prática que ocorre, há algum tempo, em outras
instâncias com outras denominações: PL (Participação nos Lucros); Premiação por
Produtividade etc. Então por que não no setor educacional? Ou seja, o que
importa é FAZER POR MERECER. O que não é difícil se pensarmos que trabalhamos
com alunos que MERECEM o melhor de cada um de nós! Valeu Equipe Drummond que,
mais uma vez, FEZ POR MERECER!
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