segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MUDANÇAS NA REPROVAÇÃO ESCOLAR EM 2014

POR MARI MONTEIRO



A partir de 2014, o Governo do Estado de São Paulo, realiza algumas mudanças no que se refere à reprovação e também à avaliação. Certamente, tais mudanças trarão AVANÇOS e INQUIETAÇÕES. O que será positivo para a Rede de Ensino. “Não haverá mais aquela “ACOMODAÇÃO”, quase que generalizada, (perdoem-me a rudeza) de que “não preciso me esforçar tanto, o aluno será aprovado mesmo“...”.  “Ele recupera depois”. Esse “depois”, quase sempre, é TARDE DEMAIS! É muito importante que TODOS (pais, alunos e professores) entendam, o quanto antes, as mudanças vindouras. Assim, segue um breve resumo, só pra aquecer os estudos e as ações que devem ser traçadas a partir de então.
 

 A partir de 2014 a rede pública do Estado de São Paulo aumentará o número de anos em que os alunos podem ser reprovados. Em anúncio realizado na manhã desta sexta-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin explicou que o ensino fundamental será dividido em três ciclos com possibilidade de reprovação. A mudança da rede deve afetar 2,5 milhões de estudantes.Na apresentação, o secretário de educação, Herman Voorwald, fez questão de enfatizar que o plano vem sendo estudado desde 2011 e foi discutido com os profissionais da rede. 


Na avaliação do secretário de educação, a mudança ajudará a acompanhar o desenvolvimento dos alunos de ensino fundamental que vêm da rede municipal. Segundo ele, 82% dos estudantes de escolas estaduais já passaram por redes municipais.


 O aumento do número de oportunidades de reprovação foi bem recebido pela rede, segundo o secretário de Educação. "Houve uma movimentação da rede para mostrar que deveríamos também responsabilizar o aluno pelo aprendizado", afirmou Voorwald. 


Para o secretário, os resultados do novo plano de educação aparecerão já no IDEB  2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No entanto, o governo avalia que a progressão continuada é benéfica, pois ajuda no combate a evasão. A medida é apenas um aprimoramento do método usado há 15 anos.  In. http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/educacao/noticia/2013/11/08/alunos-da-rede-estadual-de-sao-paulo-poderao-repetir-3-series-453593.php - acesso em 11/11/2013)
 


sábado, 9 de novembro de 2013

Vídeo homenageando profissionais da escola do período da Manhã - Ciclo I

Durante o momento cívico da semana, no dia 08/11/2013, os alunos do 5º I, orientados pela Profª Rosangela e com o apoio do prof. Flavio, apresentaram esse vídeo e cantaram a música "Fico assim sem você" homenageando os profissionais da escola (período da manhã).
Agradecimentos também à vice diretora Conceição na organização das fotos e o apoio da nossa Coordenadora Nádia.


Postado por Flavio Novo

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA: ORIENTAÇÃO SEXUAL

POR MARI MONTEIRO
No dia 29 de outubro, a Equipe gestora da E. E. Carlos Drummond de Andrade participou da palestra intitulada: “EDUCAÇÃO SEXUAL EM 8 LIÇÕES – COMO ORIENTAR DA INFÂNCIA À  ADOLESCÊNCIA – UM GUIA PARA PROFESSORES”, título que, a propósito dá nome ao  mais recente livro da conceituada sexóloga LAURA MULLER.





A palestra aconteceu, sob uma perspectiva pedagógica; contudo, altamente descontraída  e INTERATIVA. O Espaço Sociocultural – Teatro CIEE ficou repleto de um público que sabe da importância da orientação sexual promovida no espaço escolar. 





UM POUCO SOBRE A CARREIRA DE LAURA MULLER: Laura Müller começou sua carreira como jornalista, escrevendo nos jornais Folha de São Paulo e Folha da Tarde. De lá, foi para a revista Claudia, onde atuou como editora de sexo e comportamento, o que a levou aos estudos de sexualidade e a fez concluir uma pós-graduação em Educação Sexual.

Atualmente, tem um quadro no programa Altas Horas, de Serginho Groisman (TV Globo), no qual esclarece dúvidas sobre sexo, e escreve as colunas “Sexo sem segredo” e “Sexo sem neuras” para o jornal Agora São Paulo e o portal iG, respectivamente, além de uma outra na revista Dia-a-dia, do jornal Diário do Grande ABC. Antes disso, ela já havia escrito para várias publicações – como Nova, Capricho], Marie Claire, Elle, Veja, Nova Escola, Vip, Playboy, Um, Uma etc. – e colunas na internet (portal Terra, canal Jovem e Mulher e na Revista Brasil, que é feita para os brasileiros que moram em Portugal).

Seu primeiro livro, “500 perguntas sobre sexo”, a fez cair na mídia eletrônica, o que a levou a entrevistas em programas de rádio e TV, como Jô Soares, Ana Maria Braga e Marília Gabriela. Logo depois, lançou o livro “500 perguntas sobre sexo do adolescente” e mais recentemente “Altos papos sobre sexo – dos 12 aos 80 anos”. Apesar das várias atividades, ela ainda faz palestras em escolas, universidades, ONGs, instituições e empresas.
  
GESTORA HELENA E COORDENADORA NÁDIA

A presença do grupo na palestra acrescentou muitos conhecimentos sobre os temas, os quais serão socializados oportunamente com a Equipe Escolar.
SUGESTÃO DE LEITURA
GESTORA HELENA e PROFESSORA MEDIADORA GERALDA

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DA SALA DRUMMOND 2013

POR MARI MONTEIRO



DURANTE O PERÍODO DE 2013  MUITA COISA ROLOU NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. OS ALUNOS VISITARAM O ESPAÇO DURANTE AS AULAS EM HORÁRIOS COMBINADOS COM AS PROFESSORAS. 



JUNTOS, EXPLORAMOS A MÚSICA FEITA NO BRASIL DESDE AS TRIBOS INDÍGENAS ATÉ O POP ROCK CONTEMPORÂNEO. OS MAIS VARIADOS RECURSOS DO UNIVERSO JORNALÍSTICO TAMBÉM FORAM ASSUNTOS TRATADOS DURANTES AS VISITAS.



USANDO RECURSOS VARIADOS, COMO DATASHOW, DIFERENTES MÚSICAS, TEXTOS SELECIONADOS DE JORNAIS E REVISTAS, ATIVIDADES E DINÂMICAS FORAM REALIZADAS, ALTERNANDO EXPOSIÇÃO ORAL, BRINCADEIRAS, APRECIAÇÃO DE MÚSICAS E VÍDEOS. TODOS OS ALUNOS PUDERAM DESFRUTAR, MESMO QUE UM POUQUINHO, DE UMA RELAÇÃO DIFERENCIADA COM A LEITURA, EM QUE DESCONTRAÇÃO, CURIOSIDADE E CULTURA CAMINHARAM JUNTAS.



TALVEZ, O RESULTADO DAS SEMENTES DE CURIOSIDADE E CONHECIMENTO QUE FORAM PLANTADAS DURANTE ESTES ENCONTROS, POSSAMOS NOTÁ-LO  APENAS NUM FUTURO INCERTO, MAS CERTAMENTE OS ALUNOS AS CULTIVARÃO DURANTE OS PRÓXIMOS ANOS.

 

RESTA SABER SE SEREMOS CAPAZES DE DAR-LHES AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZÊ-LAS GERMINAR. O que demanda muito otimismo e empenho, virtudes que não faltam à Equipe de educadores da E. E. Carlos Drummond de Andrade.
Seguem alguns registros realizados durante o terceiro bimestre 2013... E, aguardem, vem muito mais por aí.

Jogos usados juntos aos alunos: ludicidade e aprendizado.
Contamos com um maravilhoso acervo literário...
Com dedicação e  empenho, os alunos estão cada vez mais interessados na leitura , na escrita  e na oralidade.

II Edição Projeto Primavera “ Plante, o Planeta Agradece!” Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade.

POR MARI MONTEIRO

A E.E. Carlos Drummond de Andrade nutre uma preocupação constante com a SUSTENTABILIDADE e com a PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Diante disso, promove ações que tratam de envolver alunos  e familiares em atividades que envolvem desde a reciclagem até o plantio e distribuição de mudas.


Além disso, anualmente, ocorre um evento que conta com a participação de toda a Equipe escolar, dos alunos, familiares e da comunidade local. A última  ação envolvida foi publicada no Portal  do Grande ABC ( http://www.portaldograndeabc.com/pgabc/noticias/noticia.php?n=15919  acesso em 06/11/2013)

Seguem os participantes do referido evento:



Professoras: GEORGIA ELAINE ARRUDA CRUZ
Vice Diretora – CONCEIÇÃO GONÇALVES DE TOLEDO
Diretora: MARIA HELENA DA SILVA

ALUNOS DA 5º ANO G.
BRUNA DA SILVA FRAGANO.
ESTELLA CARDOSO CARVALHO DE ABREU.
LETICIA DA SILVA OLIVEIRA.
HYAGO PINHEIRO DE SOUZA DOS SANTOS.
LUANA FERNANDES LEITE.
LUCAS FRANCISCO DA SILVA.
RAYANE NUNES FRANZO.
RYAN VINICIUS VIANA XAVIER.
YASMIN CRISTINE RODRIGUES GUERRA.


Cartazes Classificados
 

A Gestão e toda a Equipe da E.E. Carlos Drummond de Andrade parabeniza a todos pela inciativa! Aguardem! Vem mais coisa por aí!!!