terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

POR MARI MONTEIRO


A título de informação, HPV (do inglês human papiloma vírus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. (In. http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_do_papiloma_humano).
Orientação fornecida pela enfermeira Patricia da UBS - Vila Magini, para um grupo de mães, sobre a importância da vacinação contra o HPV.


Como é possível perceber trata-se de uma questão de saúde pública que necessita de ESCLARECIMENTOS para que sejam planejadas ações PREVENTIVAS. Uma destas ações é a vacinação. Neste sentido o Ministério da saúde, sob a orientação do Ministro da Saúde Arthur Chioro, que é especialista em SAÚDE COLETIVA, inicia em 10 de março, a vacinação de todas as garotas brasileiras de 11 a 13 anos na rede pública de saúde. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No ano que vem, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos.

A vacina será ministrada nas 36 mil salas de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) e também em escolas públicas e privadas, em ações organizadas pelos municípios. O governo pretende vacinar, até o final do ano, cinco milhões de garotas.
O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.
Para maiores informações, leia mais em: ( http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/01/22/vacinacao-contra-o-hpv-para-garotas-de-11-a-13-anos-comeca-em-10-de-marco.htm)


Nenhum comentário: