quarta-feira, 19 de março de 2014

TERCEIRO DIA: PLANEJAMENTO 2014

POR MARI MONTEIRO


"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado." (Provérbio chinês)

No terceiro de planejamento, foi proposto que os professores se dividissem por turmas/séries para iniciar o planejamento específico. O trabalho em grupo foi altamente produtivo. A princípio, os professores realizaram um levantamento das principais dificuldades dos alunos (já detectadas em sala de aula através de sondagens) e, a partir daí, elaboraram ações que visam sanar tais dificuldades durante o ano letivo.

A continuidade e o fechamento do planejamento ocorrerão durante os ATPs; situação na qual os professores continuarão os trabalhos em grupo sob a orientação da Coordenação Pedagógica.

Diretora Helena homenageando as professoras e demais funcionárias da Escola.

 No final dos trabalhos do dia, a gestão fez uma homenagem ao grupo em função do Dia internacional da Mulher. Seguem alguns registros deste dia:





















































terça-feira, 18 de março de 2014

SEGUNDO DIA: PLANEJAMENTO 2014

POR MARI MONTEIRO


No segundo dia do Planejamento 2014, na E. E. Carlos Drummond de Andrade, o encontro entre professores e gestão teve início com uma dinâmica muito interessante sobre os diferentes papéis que exercemos no cotidiano escolar. Em grupos, nós atuamos ora como quem SOFRE A AÇÃO; ora como quem IMITA A AÇÃO; ora como o PERGUNTADOR e ora como o CARENTE. Durante a dinâmica, todos os membros puderam experimentar as sensações das quatro funções. 



























Após a parte prática, todos puderam expor seus sentimentos em relação aos papéis exercidos. Foi muito bom “estar na pela do outro”. Mesmo porque, observamos aspectos interessantes como, por exemplo, que o “PERGUNTADOR”, de um modo geral, fazia os questionamentos de forma inquiridora. Que o “CARENTE”, não acrescentava nada; ou quase nada, ao agrupo. Que aquele que “SOFRE A AÇÃO”, fica sempre sobrecarregado e que, o ”IMITADOR” era quem menos aparecia no grupo... Obviamente, há as interpretações pessoais; mas, em suma, foi esta a conclusão coletiva a que chegamos sobre o trabalho em equipe.









Em seguida, iniciou-se uma conversa acerca dos projetos que aconteceram na Escola e que devem continuar em 2014. Foi de consenso geral que, além dos projetos desenvolvidos em 2014, terá início o Projeto voltado para a COPA 2014. Pois, inegavelmente, vivemos um momento histórico-cultural muito oportuno para tanto.

As discussões seguintes foram em torno da necessidade de REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA desenvolvida em 2013 e redirecioná-la e/ou incrementá-la de acordo com as necessidades observadas. Além disso, a Gestão deixou bem claro que o Planejamento não se restringe aos dias específicos, mas que se estende ao longo do ano em discussões em ATPs e como parte da FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES.










Outro aspecto esclarecido foi a divisão dos ciclos de TRÊS ANOS; sendo o CICLO DE ALFABETIZAÇÃO do 1º ao 3º ano do Ensino fundamental I. E o CICLO INTERMEDIÁRIO do 4º ano do Ensino Fundamental I ao 6º ano do Ensino Fundamental II. Vale ressaltar que, além da leitura e do estudo coletivo dos textos no Planejamento, os professores receberam, via e-mail, o conteúdo para ser relido e analisado sempre que necessário.


Ficou muito evidente neste segundo dia que a Escola, enquanto equipe que desenvolve um TRABALHO COLETIVO, deve ter ciência de suas fragilidades para, então elaborar o PLANO DE AÇÃO voltado para as necessidades do aluno. Para tanto, foi estudado um roteiro para auxiliar na elaboração de metas para 2014; bem como uma lista de sugestão de materiais para manter o caráter de SUSTENTABILIDADE defendido e desenvolvido pela escola.

Finalmente, foram traçadas ações para a continuidade dos projetos desenvolvidos em 2014 e que deram certo. Alguns foram acrescidos de algumas sugestões; outros foram sugeridos como proposta: passeio ao Planetário; Uma tarde no Cinema etc. Foi um dia muito producente para TODOS. 


VACINAÇÃO CONTRA HPV: E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

POR MARI MONTEIRO


Dando continuidade à Campanha de Combate ao HPV 2014, foi realizada ontem, 17 de março, a vacinação das meninas de 11 a 13 anos, que estudam na E. E. Carlos Drummond de Andrade.
















Após campanha de esclarecimento aos pais e responsáveis, as meninas aptas a receber a dos e da vacina foram informadas sobre o horário e data da vacinação. Antes de tudo, houve uma conversa esclarecedora entre os profissionais de saúde e as estudantes. os principais temas abordados foram: a definição de HPV; sintomas e a importância da prevenção.


Estiveram presentes também dentistas que falaram sobre a SAÚDE BUCAL, contemplando orientações sobre higiene bucal; escovação correta e a  necessidade da visita periódica ao dentista.



















Feito isso, as meninas receberam a vacina e, certamente, se encontram; além de protegidas, conscientes da importância desta e de outras de doenças sexualmente transmissíveis.























Enfim, para saber a amplitude desta campanha de PREVENÇÃO, basta pensarmos o seguinte: Já imaginou se há VINTE ou DEZ anos atrás já dispuséssemos deste recurso, quantas doenças e mortes precoces teriam sido evitadas?

Seguem alguns registros desta importante ação coletiva. 

Apesar das carinhas de dor, as meninas sabem o quanto a proteção é necessária. E deixaram a Escola felizes da vida!!!









A Gestão da E. E. Carlos Drummond de Andrade parabeniza as alunas e os familiares pela participação na Campanha e agradece a TODOS os Profissionais da Saúde envolvidos.


domingo, 16 de março de 2014

Abrimos a "Galeria de Arte dos alunos - 2014"

Galeria de Arte dos Alunos - 2014

Tem Monet , Arnaldo Antunes e muito mais...

Apreciem!


quinta-feira, 13 de março de 2014

FORMAÇÃO DE PAIS: "Limites na questão dos preconceitos na Inclusão social escolar."

POR MARI MONTEIRO

No último dia 12 de março,  a E. E. Carlos Drummond de Andrade, dando continuidade ao Projeto Formação de Pais, contou com a ilustre presença do estudante do 4º ano de Psicologia Ezequiel Oliver. O que representa um motivo de extrema alegria. Sobretudo; porque trata-se de um ex-aluno nosso da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e que, agora, retorna para compartilhar com sua VALOROSA CONTRIBUIÇÃO.





De acordo com o cronograma dos encontros para Formação de Pais, o principal objetivo deste segundo encontro com os pais: desenvolver uma conversa sobre a importância e a necessidade de trabalhar com as crianças, tendo a família como base, acerca do combate ao preconceito e os limites que devem ser "ensinados" às crianças desde a mais tenra idade.





Para tanto, Ezequiel estabeleceu um diálogo franco e honesto com os mais de QUARENTA pais presentes no encontro. Diálogo este que resultou em uma interação muito rica; pois os pais se sentiram completamente à vontade para expressar suas opiniões. Slides com questionamentos pertinentes e vídeos fizeram parte dos recursos utilizados. Desta maneira, a dinâmica empregada possibilitou tal interação. A partir de questionamentos pertinentes sobre o assunto, a voz de Ezequiel "ENCONTROU A VOZ DOS PAIS". Daí para um efervescente   e respeitoso diálogo foi um pulo.






Enfim, estamos cientes de que este foi o início de uma conversa que será recorrente nos lares dos participantes e entre Equipe escolar e comunidade. Além disso, através das falas de Ezequiel, foram disseminadas muitas "sementes" que, temos absoluta certeza, se desenvolverão e frutificarão durante os demais encontros que acontecerão durante o ano. Por tudo isso e pelo empenho e plena dedicação e eficiência, a Gestão da E. E. Carlos Drummond de Andrade agradece a presença de Ezequiel Oliver e dos pais, cuja presença é sempre um motivo de satisfação para todos.