quinta-feira, 20 de março de 2014
Alunos do Ensino Médio (EJA) podem utilizar recursos de informática para criar, montar e enviar trabalho de Arte pela Internet.
Marcadores:
Arte,
Educação Digital,
FLAVIO NOVO,
Informática
quarta-feira, 19 de março de 2014
TERCEIRO DIA: PLANEJAMENTO 2014
POR MARI MONTEIRO
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado." (Provérbio chinês)
No terceiro de planejamento, foi proposto que os professores
se dividissem por turmas/séries para iniciar o planejamento específico. O
trabalho em grupo foi altamente produtivo. A princípio, os professores
realizaram um levantamento das principais dificuldades dos alunos (já
detectadas em sala de aula através de sondagens) e, a partir daí, elaboraram
ações que visam sanar tais dificuldades durante o ano letivo.
A continuidade e o fechamento do planejamento ocorrerão
durante os ATPs; situação na qual os professores continuarão os trabalhos em
grupo sob a orientação da Coordenação Pedagógica.
Diretora Helena homenageando as professoras e demais funcionárias da Escola. |
Marcadores:
PROFESSOR; DOCÊNCIA; VALOR; COMPROMETIMENTO
terça-feira, 18 de março de 2014
SEGUNDO DIA: PLANEJAMENTO 2014
POR MARI MONTEIRO
No segundo dia do Planejamento 2014, na E. E. Carlos
Drummond de Andrade, o encontro entre professores e gestão teve início com uma
dinâmica muito interessante sobre os diferentes papéis que exercemos no
cotidiano escolar. Em grupos, nós atuamos ora como quem SOFRE A AÇÃO; ora como
quem IMITA A AÇÃO; ora como o PERGUNTADOR e ora como o CARENTE. Durante a dinâmica,
todos os membros puderam experimentar as sensações das quatro funções.
Após a
parte prática, todos puderam expor seus sentimentos em relação aos papéis
exercidos. Foi muito bom “estar na pela do outro”. Mesmo porque, observamos
aspectos interessantes como, por exemplo, que o “PERGUNTADOR”, de um modo geral,
fazia os questionamentos de forma inquiridora. Que o “CARENTE”, não
acrescentava nada; ou quase nada, ao agrupo. Que aquele que “SOFRE A AÇÃO”,
fica sempre sobrecarregado e que, o ”IMITADOR” era quem menos aparecia no
grupo... Obviamente, há as interpretações pessoais; mas, em suma, foi esta a
conclusão coletiva a que chegamos sobre o trabalho em equipe.
Em seguida, iniciou-se uma conversa acerca dos projetos que
aconteceram na Escola e que devem continuar em 2014. Foi de consenso geral que,
além dos projetos desenvolvidos em 2014, terá início o Projeto voltado para a
COPA 2014. Pois, inegavelmente, vivemos um momento histórico-cultural muito
oportuno para tanto.
As discussões seguintes foram em torno da necessidade de
REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA desenvolvida em 2013 e redirecioná-la e/ou
incrementá-la de acordo com as necessidades observadas. Além disso, a Gestão
deixou bem claro que o Planejamento não se restringe aos dias específicos, mas
que se estende ao longo do ano em discussões em ATPs e como parte da FORMAÇÃO
CONTÍNUA DOS PROFESSORES.
Outro aspecto esclarecido foi a divisão dos ciclos de TRÊS
ANOS; sendo o CICLO DE ALFABETIZAÇÃO do 1º ao 3º ano do Ensino fundamental I. E
o CICLO INTERMEDIÁRIO do 4º ano do Ensino Fundamental I ao 6º ano do Ensino
Fundamental II. Vale ressaltar que, além da leitura e do estudo coletivo dos
textos no Planejamento, os professores receberam, via e-mail, o conteúdo para
ser relido e analisado sempre que necessário.
Ficou muito evidente neste segundo dia que a Escola,
enquanto equipe que desenvolve um TRABALHO COLETIVO, deve ter ciência de suas
fragilidades para, então elaborar o PLANO DE AÇÃO voltado para as necessidades
do aluno. Para tanto, foi estudado um roteiro para auxiliar na elaboração de
metas para 2014; bem como uma lista de sugestão de materiais para manter o
caráter de SUSTENTABILIDADE defendido e desenvolvido pela escola.
Finalmente, foram traçadas ações para a continuidade dos
projetos desenvolvidos em 2014 e que deram certo. Alguns foram acrescidos de algumas
sugestões; outros foram sugeridos como proposta: passeio ao Planetário; Uma
tarde no Cinema etc. Foi um dia muito producente para TODOS.
VACINAÇÃO CONTRA HPV: E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
POR MARI MONTEIRO
Dando continuidade à Campanha de Combate ao HPV 2014, foi realizada ontem, 17 de março, a vacinação das meninas de 11 a 13 anos, que estudam na E. E. Carlos Drummond de Andrade.
Após campanha de esclarecimento aos pais e responsáveis, as meninas aptas a receber a dos e da vacina foram informadas sobre o horário e data da vacinação. Antes de tudo, houve uma conversa esclarecedora entre os profissionais de saúde e as estudantes. os principais temas abordados foram: a definição de HPV; sintomas e a importância da prevenção.
Estiveram presentes também dentistas que falaram sobre a SAÚDE BUCAL, contemplando orientações sobre higiene bucal; escovação correta e a necessidade da visita periódica ao dentista.
Feito isso, as meninas receberam a vacina e, certamente, se encontram; além de protegidas, conscientes da importância desta e de outras de doenças sexualmente transmissíveis.
Enfim, para saber a amplitude desta campanha de PREVENÇÃO, basta pensarmos o seguinte: Já imaginou se há VINTE ou DEZ anos atrás já dispuséssemos deste recurso, quantas doenças e mortes precoces teriam sido evitadas?
Seguem alguns registros desta importante ação coletiva.
Apesar das carinhas de dor, as meninas sabem o quanto a proteção é necessária. E deixaram a Escola felizes da vida!!! |
A Gestão da E. E. Carlos Drummond de Andrade parabeniza as alunas e os familiares pela participação na Campanha e agradece a TODOS os Profissionais da Saúde envolvidos.
domingo, 16 de março de 2014
Abrimos a "Galeria de Arte dos alunos - 2014"
Marcadores:
Arte,
FLAVIO NOVO,
Trabalhos de alunos em Arte
Assinar:
Postagens (Atom)